RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

SEE e Ifac realizam aula inaugural do curso de Secretaria Escolar

Cerca de 200 profissionais da educação acreana iniciaram as aulas no curso Técnico de Secretaria Escolar, ofertado pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e o Instituto Federal do Acre (Ifac).

Publicados

Educação

Cerca de 200 profissionais da educação acreana iniciaram as aulas no curso Técnico de Secretaria Escolar, ofertado pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e o Instituto Federal do Acre (Ifac).

O curso faz parte do Programa de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública (Profuncionário). As aulas começaram na noite da última sexta-feira, 1, no auditório da SEE.

Maria José Grangeiro é servidora da rede estadual e se inscreveu no curso porque deseja se qualificar na sua área. “Já vinha tentando ser selecionada havia algum tempo, e agora deu certo. Estou ansiosa e feliz, porque vou me capacitar melhor”, conta.

A formação é voltada para profissionais da rede pública de ensino das esferas estaduais, municipais e federal. O objetivo do programa é a valorização e a capacitação de profissionais não docentes que atuam na área de educação.

Erica Neves, coordenadora de ensino superior da SEE, destacou que o curso é uma forma de valorizar os profissionais não docentes: “O curso vem para qualificar os trabalhadores que atuam nas áreas administrativas das escolas. Na prática, é ampliar a melhoria do ensino em todas as esferas”, diz.

Leia Também:  Aluno da Escola Edilson Façanha se destaca e disputa OLP

A formação tem a duração de dois anos e as aulas serão ofertadas nos campi do Ifac nos bairros Xavier Maia e Baixada da Sobral. São oitos turmas, quatro em cada localidade.

A coordenadora do Profuncionário no Ifac, Arteme da Costa, lembrou que o curso é uma resposta às demandas da sociedade. “Os conhecimentos que esses profissionais têm sobre seus postos de trabalhos foram adquiridos na prática, agora eles vão institucionalizar os saberes por meio dos conhecimentos técnicos e científicos”, explica.

Profuncionário

O Profuncionário é um programa do governo federal voltado para a formação de servidores da Educação que exercem funções administrativas nas escolas da rede pública de educação básica. No Acre, estão à frente do programa a SEE, o Ifac e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac).

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Jovens e Adultos: Educação do Acre abre processo de seleção para alfabetizadores voluntários

Publicados

em

Inscrições para o processo seletivo se iniciam nesta quinta-feira, 2 e se estende até o dia 13. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja), abre processo seletivo para preenchimento de vagas de alfabetizadores voluntários no Programa Alfabetiza Acre, do EJA, que é vinculado ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira, 30.

Os alfabetizadores voluntários atuarão por um período de seis meses e, para concorrer a uma das 116 vagas disponíveis nos 22 municípios acreanos, o candidato terá que ter, pelo menos, 18 anos de idade, certificado de ensino médio, estar quites com as obrigações eleitorais e militares (se homem) e ter certidão negativa de antecedentes criminais.

Os selecionados terão a função de alfabetizar jovens e adultos a partir de 15 anos de idade. Terão ainda que realizar uma jornada pedagógica de 40h, além de participar de encontros mensais de formação continuada com a equipe da Dieja.

Leia Também:  Alunos participam de programas da Justiça do Trabalho em Epitaciolândia

Os alfabetizadores voluntários serão responsáveis pela mobilização das turmas. Cada alfabetizador poderá ter até duas turmas sob sua responsabilidade, com uma duração de 20h semanais em cada uma delas. Além disso, é preciso que cada turma tenha, no mínimo, 15 alfabetizandos, para turmas abertas na zona urbana e pelo menos dez alfabetizandos em turmas da zona rural.

As inscrições para o processo de seleção dos alfabetizadores se inicia nesta quinta-feira, 2, e se estende até o dia 13 de maio. No dia 17 será publicado o resultado preliminar da análise de currículo e no dia 22 a análise final. Entre os dias 27 e 29 de maio será ministrada a jornada pedagógica para os selecionados.

O início das aulas do Alfabetiza Acre tem início previsto para o dia 10 de junho. Os alfabetizadores voluntários selecionados terão direito a uma bolsa de R$ 1,2 mil, para quem tiver uma turma, e uma bolsa de R$ 2,4 mil, para quem conseguir mobilizar duas turmas.

Os interessados em se inscrever no processo seletivo de alfabetizadores voluntários devem acessar o link https://docs.google.com

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA