RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Cultura

Agiotas em Brasiléia e na Bolívia pode inundar campanha no Acre

Conexão Cobija Bolívia Na Frnteira Grana De Agiotas Na Bolívia Beneficia Politico No Acre

Publicados

Cultura

Conexão Cobija  Bolívia Na Frnteira Grana De Agiotas Na Bolívia Beneficia Politico No Acre  

Por Tião Vitor Aquirynoticias

Conexão Cobija  Bolívia Na Frnteira Grana De Agiotas Na Bolívia Beneficia Politico No Acre

A deixa foi dada pelo jornalista Luís Carlos Moreira Jorge na sua coluna política publicada no jornal A Gazeta do último domingo, 15. Luís Carlos anunciou que o candidato do PSDB ao governo do Estado estaria à procura de recursos internacionais para o financiamento de sua campanha e teria mantido encontro com grande empresário boliviano na semana passada.

“O candidato ao governo, Marcio Bittar (PSDB), atrás de recursos internacionais, almoçou no meio da semana com um sólido empresário boliviano da construção civil, visando uma parceria financeira para a sua campanha. Fonte da coluna disse que foi uma conversa de mão dupla. Ou alguém imagina que boliviano dá alguma coisa para alguém sem interesses futuros?”, disse o colunista.

O empresário em questão é, também, um dos grandes agiotas que atuam na região do Alto Acre em Brasiléia. Além dele, Bittar teria mantido encontro com outros agiotas que estariam dispostos a investir em sua candidatura. As cifras negociadas seria na casa dos milhões. Muito dinheiro que, supostamente, deve ser usado para influenciar o resultado das eleições no Acre.

Leia Também:  Carnaval da prefeitura de Cruzeiro do Sul deve atrair 40 mil pessoas no Bairro Aeroporto Velho

Além de Bittar, teriam participado de encontros com os agiotas, membros do seu staff político. A ideia seria injetar dinheiro, também, na candidatura de um deputado federal próximo e de outros deputados estaduais mais chegados ao seu grupo.

Agiotagem e Crime Organizado

A região do Alto Acre, em especial a cidade de Brasileia, é onde estão estabelecidos os maiores agiotas do Estado. A maior parte deles é oriunda da cidade boliviana de Cobija, que faz fronteira com Brasileia.

O dinheiro que circula nesse tipo de operação ilegal é quase sempre dinheiro sujo, que acaba sendo lavado no Brasil através da agiotagem.

“O que se sabe por aqui é que eles pegam o dinheiro a seis porcento ou quatro porcento dos agiotas na Bolívia e empresta no Brasil cobrando juros de até dez porcento”, afirmou um pequeno comerciante de Brasileia que preferiu não ter seu nome revelado.

E é justamente esse dinheiro sujo que pode ser usado no Acre para comprar votos e alavancar a candidatura de Marcio Bittar ao governo do Acre.

Leia Também:  Veja as fotos: Cavalgada confirma sucesso da Agro Fest em Epitaciolândia

O dinheiro da agiotagem ajuda a fortalecer o crime e a produção de drogas na Bolívia. O país é o maior produtor mundial de cocaína. A droga produzida ali abastece países circunvizinhos e é enviada para os Estados Unidos e Europa. A rota utilizada, quase sempre, passa pelo Acre e muito dessa coca, maconha e outras drogas, abastece as bocas-de-fumo em Rio Branco e no interior. Armas e outros contrabando também chegam ao Acre adquiridos com recursos do crime organizado o que contribui substancialmente para o aumento da criminalidade no Estado.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cultura

Com show de Nadson o Ferinha Festa do Trabalhador reúne cerca de 50 mil pessoas em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

(Assessoria) – A Festa do Trabalhador, realizada pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, governo do Estado e Associação Comercial, foi um grande sucesso e reuniu cerca de 50 mil pessoas na Praça Orleir Cameli, no Centro da cidade. A grande festa em homenagem ao Dia do Trabalhador teve início às 21h desta terça-feira seguiu até as 3h da madrugada de quarta-feira tendo como principal atração o show nacional do cantor Nadson o Ferinha.

O cabeleireiro Michel Rocha, parabenizou a organização do evento e a escolha do cantor para abrilhantar a comemoração do dia do trabalhador. “Estarei de folga no feriado e aproveito para curtir essa festa que estar maravilhosa. E nítido que tudo feito com muito amor para receber nós trabalhadores. Eu estou com meus amigos aproveitando muito e quero parabenizar principalmente ao prefeito Zequinha Lima em nós proporcionar essa festa linda”, agradeceu.

O prefeito Zequinha Lima, disse que o objetivo do evento foi alcançado, que era o de proporcionar uma noite de lazer e diversão aos trabalhadores do município de Cruzeiro do Sul e de todo o Vale do Juruá.

“Estou muito feliz e quero aproveitar o momento para agradecer ao governo do Estado pela parceria que tem feito com a prefeitura ao longo desses três anos. Eu nunca tinha visto tanta gente como estou vendo hoje. Isso demostra o carinho que a população tem com o governo e também com a prefeitura. Estamos fazendo esse evento para esses trabalhadores que são as peças fundamentais que movimentam nossa economia. Trouxemos em parceria com o governador Gladson Cameli, o que há de melhor no momento no arrocha. Os trabalhadores, as famílias estão felizes com o Nadson Ferinha e os demais shows e o público superou nossa expectativa. Isso nos motiva a seguir com muito trabalho”, disse.

Leia Também:  Governo lança edital de incentivo à cultura, com R$ 2,2 milhões em recursos

O cantor Nadson o Ferinha disse que estar em Cruzeiro do Sul é um momento especial e agradeceu o carinho recebido pelos cruzeirenses. “É uma noite especial do Trabalhador e estou muito feliz de estar aqui pela primeira vez. É uma grande responsabilidade cantar para essa multidão. E como eu falei nos status o Acre é mais um Estado desbloqueado e espero que de muitos. Estou levando o arrocha pelo Brasil “, disse o artista.

Biguinho Sensação será atração do Festival da Farinha

Durante a Festa do Trabalhador, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, anunciou para a multidão o cantor Biguinho Sensação como uma das atrações do Festival da Farinha que ocorrerá de 28 a 31 de agosto. O nome do cantor Pablo do Arrocha já havia sido anunciado pelo prefeito durante o Carnaval.

“No carnaval nós anunciamos que Pablo do Arrocha estaria no Festival da Farinha para fazer a abertura, inclusive a vinda dele já está tudo certo. Hoje aqui na Festa do trabalhador estamos anunciado a vinda do cantor nacional Biguinho Sensação. Faltam poucos meses para acontecer o Festival da Farinha e tenho certeza que essas duas atrações somada com os dias do evento vão ser um sucesso. Hoje estou feliz porque estou vendo a população se divertindo na festa e sei que vão se divertir ainda mais no Festival da Farinha que sempre foi um sucesso aqui em nossa cidade”, disse.

Leia Também:  Alcione é punido com 905 dias de suspensão por agressão a árbitro

O Festival da Farinha movimenta praticamente todos os setores da economia local e promove o encontro das famílias, demonstra o potencial do principal produto agrícola da região, que é a farinha de mandioca.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA