RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Escola particular tem maior média do Enem 2012 no Acre

Colégio Lato Sensu obteve 610,28 pontos no exame de 2012. Levantamento foi feito pelo G1 com base em dados do Inep.

Publicados

Educação

Colégio Lato Sensu obteve 610,28 pontos no exame de 2012. Levantamento foi feito pelo G1 com base em dados do Inep.

Colégio Lato Sensu, em Rio Branco, obteve nota 610,8  (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Colégio Lato Sensu, em Rio Branco, obteve nota 610,8 (Foto: Caio Fulgêncio/G1)

O Colégio Lato Sensu, no conjunto Tropical III, em Rio Branco, foi a escola que obteve amaior média de desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2012 se comparado com as outras escolas do estado. O levantamento foi feito pelo G1 com base nos dados repassados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), doMinistério da Educação.

O Lato Sensu obteve uma média de 610,28 pontos. O cálculo foi feito a partir da média das disciplinas de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e da Natureza. Na redação, o colégio também apresentou a maior média dentre as escolas de Rio Branco, 662,04 pontos.

De acordo com a diretora, Cleide de Assis Marinho, a instituição procura viabilizar os meios para que o profissional lecione de maneira satisfatória e a disciplina é um dos pontos importantes para o resultado positivo no Enem. “Os pilares são disciplina e respeito que dão suporte para que os professores possam dar uma boa aula. Damos o suporte para que ele tenha uma sala que possa dar resultados”, diz.

Leia Também:  Há dez anos, Asas da Florestania leva ensino para comunidades

Para a coordenadora Gracinete Oliveira, a boa média no Enem 2012 também é fruto do trabalho que é desenvolvido desde a série inicial, onde é implantado no aluno a importância do estudo. Para isso, são utilizados os materiais pedagógicos convencionais e métodos criados pela própria escola.

“Nós priorizamos essa questão da interdisciplinaridade e da questão de tentar organizar os conteúdos de modo que eles sejam levados a perceber as diferenças entre as questões objetivas e trabalhar também a questão da subjetividade”, explica a coordenadora.

Quem leciona a disciplina de química para o Ensino Médio no Lato Sensu é o professor Roberto Augusto. Ele lembra que nos 10 anos de existência da instituição, o foco sempre foi o Enem e sempre houve o trabalho em conjunto. “A gente sempre teve liberdade de chegar para o outro professor e colocar em pauta o que estava sendo trabalhado em sala. O bom resultado foi apenas uma consequência”, aponta.

No que diz respeito à redação, a professora Rose Vichinsky diz que os alunos são orientados que é por meio da escrita que os professores que corrigem a prova realmente vão saber o nível do conhecimento de mundo de cada um. “As outras questões objetivas os alunos podem chutar as respostas, mas a redação o aluno escreve ou não escreve”, fala.

Leia Também:  Universidade Federal do Acre sedia quinta Jornada de Estudos

Rede Pública
Dentre as escolas da rede pública de Rio Branco, o Instituto São José alcançou a maior média de desempenho no Enem 2012. A instituição alcançou 497,91 pontos entre as disciplinas das provas objetivas. Na redação, o São José alcançou a média 516,33.

Caio Fulgêncio Do G1 AC

ENEM

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Educação

Jovens e Adultos: Educação do Acre abre processo de seleção para alfabetizadores voluntários

Publicados

em

Inscrições para o processo seletivo se iniciam nesta quinta-feira, 2 e se estende até o dia 13. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja), abre processo seletivo para preenchimento de vagas de alfabetizadores voluntários no Programa Alfabetiza Acre, do EJA, que é vinculado ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira, 30.

Os alfabetizadores voluntários atuarão por um período de seis meses e, para concorrer a uma das 116 vagas disponíveis nos 22 municípios acreanos, o candidato terá que ter, pelo menos, 18 anos de idade, certificado de ensino médio, estar quites com as obrigações eleitorais e militares (se homem) e ter certidão negativa de antecedentes criminais.

Os selecionados terão a função de alfabetizar jovens e adultos a partir de 15 anos de idade. Terão ainda que realizar uma jornada pedagógica de 40h, além de participar de encontros mensais de formação continuada com a equipe da Dieja.

Leia Também:  Há dez anos, Asas da Florestania leva ensino para comunidades

Os alfabetizadores voluntários serão responsáveis pela mobilização das turmas. Cada alfabetizador poderá ter até duas turmas sob sua responsabilidade, com uma duração de 20h semanais em cada uma delas. Além disso, é preciso que cada turma tenha, no mínimo, 15 alfabetizandos, para turmas abertas na zona urbana e pelo menos dez alfabetizandos em turmas da zona rural.

As inscrições para o processo de seleção dos alfabetizadores se inicia nesta quinta-feira, 2, e se estende até o dia 13 de maio. No dia 17 será publicado o resultado preliminar da análise de currículo e no dia 22 a análise final. Entre os dias 27 e 29 de maio será ministrada a jornada pedagógica para os selecionados.

O início das aulas do Alfabetiza Acre tem início previsto para o dia 10 de junho. Os alfabetizadores voluntários selecionados terão direito a uma bolsa de R$ 1,2 mil, para quem tiver uma turma, e uma bolsa de R$ 2,4 mil, para quem conseguir mobilizar duas turmas.

Os interessados em se inscrever no processo seletivo de alfabetizadores voluntários devem acessar o link https://docs.google.com

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA