RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Xapuri é o 1º Munícipio Acreano a implantar Ouvidoria do SUS.

O Promotor de Justiça Dr. Bernardo falou da Ouvidoria do SUS em Xapuri

Publicados

Saúde

O Promotor de Justiça Dr. Bernardo  falou da  Ouvidoria do SUS em Xapuri

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Xapuri, lança a Implantação da Ouvidoria do SUS. O evento aconteceu no dia 22 (terça – feira) ás 09 horas na Sede Social da Assemux com as presenças do Prefeito em Exercício, Ailton Menezes, Promotor de Justiça, Dr. Bernardo Fitermam, Gerente Estadual da Ouvidoria do Acre, Drª. Fátima Melo, Secretária Municipal de Saúde, Núbia Roques, Secretária Municipal de Cultura e Eventos, Profª. Elisangela Horácio, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Idalino Junior, Representando a Câmara Municipal, os Vereadores Eliomar Soares (Galego) e Celso Garcia (Paraná), Representante da Procuradoria Geral do Município, Dr. Juarez Maciel e demais autoridades, funcionários e agentes de saúde.

Em suas palavras, o Prefeito em Exercício, Ailton Menezes, saudou aos presentes em nome do prefeito Marcinho Miranda e disse que é um momento de extrema importância a Implantação da Ouvidoria no Município, entre as 22 (vinte e duas  cidades) acreanas, temos o orgulho de sermos a primeira a aderir, isso faz com que o cidadão e cidadã fortaleça sua participação no gerenciamento das ações e permitirá que os mesmos tenham reconhecimentos de suas demandas. Pois desde o inicio de nossa gestão, procuramos trabalhar com  honestidade e transparência, e vamos dar total apoio a Comissão que será encarregada a desenvolver os trabalhos da Ouvidoria Municipal do SUS.

O Promotor de Justiça de Xapuri, Dr. Bernardo Fitermam, falou da importância da Implantação da Ouvidoria do SUS em Xapuri, pois será mais um aliado dos  usuários  para o bom desempenho das ações no que tange a saúde no municipio. Parabenizo a prefeitura e toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, pelo grande passo que está dando em relação a aproximação com os  usuários  do SUS do Município.

Representando a Câmara Municipal, o Vereador Eliomar Soares (Galego) – PT, parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde, pela Implantação da Ouvidoria do SUS em Xapuri, pois é um momento que os munícipes terão oportunidade de fazer suas reclamações, dar sugestões, elogiar, denunciar, pedir informações e outras solicitações, isso faz com que as ações sejam voltadas diretamente á população.

Leia Também:  Hospital das Clínicas realiza décimo quinto transplante de fígado no Acre

Vereador Celso Garcia (Paraná) – PMDB, disse que é um fruto de um trabalho desenvolvido pela Coordenadora Carminha junto com a Secretária Municipal de Saúde, Núbia Roques e equipe, tendo o apoio e parceria da Gerente Estadual da Ouvidoria do Acre, Drª. Fátima Melo.

Parabenizo toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, pois somos o Primeiro Município do Estado a aderir a Implantação da Ouvidoria do SUS – Xapuri. Com essa Ouvidoria, irá desafogar outros órgãos como a Promotoria de Justiça, Defensoria Pública e a própria Câmara Municipal, que constantemente, nos vereadores somos procurados pelos usuários para intermediar algumas ações, pois agora os usuários do SUS terão um lugar para Reclamar, Sugerir, Denunciar e outras solicitações.

Representando a Procuradoria Geral do Município, Dr. Juarez Maciel, falou que é importante, pois a comunidade irá ter uma esperança de estar mais próximo nas ações no que tange os serviços da Secretaria Municipal de Saúde, tendo como a Ouvidoria um elo de ligação entre aqueles (as) que fazem o uso do Sistema Único de Saúde – SUS e a Secretaria Municipal de Saúde, pois a Ouvidoria será muito importante nesse processo.

Será uma Coordenadoria que estará prontamente para ouvir reclamações, sugestões, denuncias, pedidos de informações, elogios e outras solicitações. No contexto geral com essa Implantação da Ouvidoria Municipal do SUS, a administração publica municipal, através da gestão de saúde, chegará cada vez mais próxima do cidadão e da cidadã, de modo especial daqueles (as) que precisam do serviço público de saúde.

É uma alegria em ver o nosso municipio sendo a primeira entre todas as cidades acreanas a Implantar a Ouvidoria do SUS – Xapuri. Queremos agradecer todo o empenho equipe da Secretaria Mun. de Saúde, o incentivo e apoio do prefeito Marcinho Miranda e do vice Ailton Menezes que não mediram esforços para que todo esse acontecimento fosse realizado que, já que a nova gestão municipal é voltada para que cada morador sejam beneficiadas com os serviços prestados pelo poder publico municipal em todas as áreas. Nosso objetivo é aproximar os  usuários do SUS da gestão, onde tenham um espaço para fazer suas reclamações, sugestões, denúncias, elogios, solicitar informações e outras solicitações para melhor atender os munícipes nas ações da saúde municipal. Queremos agradecer também a Gerente Estadual da Ouvidoria do Acre, Drª. Fátima Melo, pela atenção e o apoio que nos foi dado. Disse Sec. Mun. de Saúde  Núbia Roques.

Leia Também:  Secretaria de Saúde de Assis Brasil realizará vacinação em massa nesta Terça-feira (13), na Praça Central

A Gerente Estadual da Ouvidoria do Estado do Acre, Drª. Fátima Melo, falou aos presentes da sua satisfação e de sua alegria em estar fazendo parte do Lançamento da Implantação da Ouvidoria do SUS – Xapuri, sendo a primeira cidade acreana a atender as diretrizes da Política Nacional de Ouvidoria do SUS, pois esta política que está sendo implantada no primeiro municipio do estado do acre, na cidade de Xapuri, delineará os canais de acesso as comunidades, entre o municipio e os cidadãos, as formas de processamento das demandas da sociedade e os mecanismos que favorecerão a defesa do direito á saúde, o fortalecimento do controle social e a agilidade de resposta da gestão para enfrentar a missão de se fazer cumprir os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, a luz das necessidades apontadas pela população Xapuriense. Pois a Ouvidoria é um instrumento da democracia participativa. Parabenizo ao Prefeito Marcinho Miranda, ao vice Ailton Menezes, a secretária Núbia Roques e equipe, pela Implantação da Ouvidoria Municipal do SUS  pois só quem irá ganhar é a administração e ao povo da Cidade de Xapuri.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Saúde

Município de Rodrigues Alves é referência Nacional na redução dos casos de malária!

Publicados

em

25 de abril, comemorasse o dia mundial da luta contra a malária. Uma data importante para o Município de Rodrigues Alves, que alcançou uma porcentagem histórica na redução dos casos de malária.

Com o trabalho incansável da gestão do Prefeito Jailson Amorim e vice-prefeito Pastor Nilson Magalhães, e da equipe da Coordenação de Endemias, o município alcançou a maior redução dos casos de malária dos últimos anos, Com quase 6000 mil casos em 2016 para 414 casos em 2023, ou seja, um percentual de redução de 93%.

E neste ano de 2024 a redução continua com uma média de apenas 20 a 30 casos por mês com um percentual de 36%, comparado ao primeiro trimestre do ano de 2023.

A redução do número de casos da malária no município reflete o empenho de toda a gestão, com o prefeito Jailson Amorim e vice-prefeito Pastor Nilson Magalhães que não tem medido esforços para dar todo suporte necessário, e também a equipe que é bem estruturada na vigilância da doença, trabalhando especialmente, por busca ativa direcionada em áreas de transmissão.

Leia Também:  Servidores de presídio fazem teste contra tuberculose e resultados dão negativos

A atual equipe possui grande experiência em campo e conhecimento técnico para executarem as análises epidemiológicas e investigações de casos, requeridas para as respostas adequadas e oportunas que impactam positivamente nos indicadores de saúde pública.

Há perspectiva de elaboração do plano municipal de eliminação da malária em Rodrigues Alves, em que serão descritas as principais estratégias e elencados os recursos necessários para que essa meta seja alcançada até o ano de 2035. Dentre as quais, por exemplo, destaca-se a implementação de inovações tecnológicas ao serviço de saúde para o tratamento, com o antimalárico ministrado em dose única, que permite melhor adesão da população.

A continuidade das ações de enfrentamento à malária, ofertando o diagnóstico oportuno com alta sensibilidade nas investigações junto ao fortalecimento do eixo de educação em saúde e mobilização social às comunidades guiará o município rumo à eliminação da doença.

A gestão também tem se preocupado com a valorização do trabalhador de endemias, pagando o incentivo financeiro com adicional, e equiparando o salário de microscopista com o piso nacional.

Leia Também:  Hospital das Clínicas realiza décimo quinto transplante de fígado no Acre

Com isso é importante a continuidade desse trabalho para seguir rumo a eliminação da malária em Rodrigues Alves.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA