RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Madona de Epitaciolândia: Candidatos do Acre apostam em nomes inusitados para as Eleições

“Madona, Vaca, Calango” , “Gastura” e “Caraka-Meu”: Não é por um acaso que candidatos deixam seus nomes oficiais de lado e partem para o apelo.

Publicados

Política

“Madona, Vaca, Calango”, “Gastura” e “Caraka-Meu”: Não é por um acaso que candidatos deixam seus nomes oficiais de lado e partem para o apelo.

Madona

O período eleitoral 2016 começou e os candidatos usam as ferramentas que podem para se destacarem na luta por uma vaga nas prefeituras ou nas câmaras de vereadores. A aposta principal de alguns candidatos para a visibilidade é o nome na campanha. 

Em todo o Acre são 2.303 candidatos (prefeito, vice e vereadores). Desse total, vários optaram por nomes de urna um tanto quanto curiosos. São nomes como Calango (PCdoB-Acrelândia); Caraka-Meu (DEM-Sena Madureira); Gastura (PDT-Tarauacá); Cassia Filé (PTN-Senador Guiomard); Fumaça (PSDC-Cruzeiro do Sul); Gasolina (PT-Xapuri); Manga Larga (PMDB-Feijó) entre outros.

Porém, a excentricidade nos nomes dos candidatos não é exclusividade do Acre. Em todo o lugar do Brasil os candidatos escolhem por nomes inusitados. Toda eleição é assim. Neste ano, há vários. É a Mulher Vulcão, o Bilão Barbosa, Acorda Cedo, Theo Tereu Teu Teu, Feliz Show Tchê Tchê Tchê, He-Man, Tarzan, Hulk, Barbie e Chapolin.

Leia Também:  Enquanto Temer se tranca nos gabinetes as rua começa a virar o jogo para Dilmar?

A legislação permite que apelidos sejam usados nos nomes de urna de candidatos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define as regras sobre isso. O nome pelo qual o candidato é mais conhecido é liberado, desde que não se estabeleça dúvida quanto a sua identidade, não atente contra o pudor e não seja ridículo ou irreverente.

Poucos são os municípios acreanos onde os candidatos não usaram da artimanha para conquistar a atenção do eleitor. Em Xapuri, por exemplo, há ainda o Chico Bacu (PP) e Josemar Tripinha (PSOL). Em Tarauacá, se destacam também o Pica Pau (PT); Zé Prego (PSOL) e Óroquinha (PTN). Em Sena Madureira os nomes também chamam a atenção como, por exemplo, Bileu (PSB); Boa Ideia (PCdoB) e Zé Bateco (PSL). Em Santa Rosa do Purus há o Pé de Chumbo (PSD). Em Rodrigues Alves há o Curinga (PT); Fofa da Nova Cintra (PMDB); Gentileza (PCdoB) e Noé (PROS).

Na capital Rio Branco as figuras carimbadas são Cabide (DEM) e Cachorrão (PHS) e China (DEM). Em Plácido de Castro há a Socorro Formiga (PMN). Em Marechal Thaumaturgo há Totota (PMDB); Papel do Breu (PSB). Em Manoel Urbano existe o O bom Samaritano (PMDB); Skina (PR). Em Jordão há a Peteca (PDT). Em Feijó há também o Cabeludo (PSDB) e o Cabeça (PT). Em Epitaciolândia existe a Madona (PSL) e o Vaca (PMDB). Em Cruzeiro do Sul, além do Fumaça há o POP (PSL).

Leia Também:  Coronel da reserva Bolsonarista que ameaçou Rosa Weber usará tornozeleiras eletrônicas

Em Capixaba há a Boneca (PSD). Em Bujari, o Jacaré (PMDB) e o Magrinho (PSC). O Tatu (PSD) se destaca com o nome no Bujari. Em Assis Brasil há o Pilique (PCdoB). Em Acrelândia é onde se encontra os maiores nomes engraçados como Burrinho (PP); Cutiara (PP); Tiririca (PSD) e Lu da Bananinha (PSDB).

Piliqui de Assis Brasil

Vaca

Por Ac24horas

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Em Brasília, Presidente da ALEAC, Luiz Gonzaga, debate políticas ambientais e investimentos para o Acre

Publicados

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), participou nesta quinta-feira (16) de reunião na sede da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA), em Brasília, para tratar de investimentos e políticas ambientais para o estado do Acre.

Gonzaga foi convidado pelo presidente da ANAMA, Marçal Fortes Silveira Cavalcanti, para representar o poder Legislativo acreano no debate de suma importância para o meio ambiente acreano.

Durante a reunião foram debatidos assuntos como o financiamento do Fundo Clima, a contratação de consultoria para projetos de preservação ambiental.

Gonzaga destacou a importância de debater assuntos que envolvem políticas de meio ambiente e o desenvolvimento sustentável para gerar emprengo e renda no Acre.

“Estou muito feliz em participar de uma reunião tão importante para o nosso estado. Sabemos da importância do meio ambiente para o bem-estar humano, mas também reconhecemos que a floresta é uma grande geradora de emprego e renda. Precisamos equilibrar esses dois pontos para que o povo acreano possa utilizar a floresta de maneira sustentável. Também debatemos investimentos e créditos que o Acre poderá receber por ser um dos estados mais preservado do mundo”, disse o deputado.

Leia Também:  Coronel da reserva Bolsonarista que ameaçou Rosa Weber usará tornozeleiras eletrônicas

O presidente da ANAMA, Marçal Fortes, agradeceu Gonzaga pela atenção com assuntos importantes como o meio ambiente e desenvolvimento socioeconômico e afirmou que sai da reunião confiante que novas políticas ambientais serão instaladas no Acre e trarão um maior desenvolvimento ao povo acreano.

“Quero agradecer ao presidente Luiz Gonzaga e demais representates do Acre por essa reunião muito produtiva. Saio da reunião confiante que em breve possamos mobilizar toda a sociedade, empresários e políticos para tratarmos de políticas públicas da área ambiental e de toda uma conjuntura dos eixos de desenvolvimento do estado do Acre. Acredito que possamos trazer muito mais desenvolvimento para toda a população, porque o que mais importa para qualquer governo é o bem-estar dos seus munícipes”, disse.

Por fim, o secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, destacou a importância da reunião para a captação de recursos para o Acre.

“A reunião foi importante, pois conseguimos entender as possibilidades de captação de recursos e financiamentos de projetos estratégicos para o Acre e Amazônia. Teremos uma reunião futura no Acre para podermos captar recursos com linhas de créditos diferenciadas e trazermos resultados mais rápido possível para nossa população”, disse Brandão.

Leia Também:  Bolsonaro diz não ver “nada de mais” em carona de ministro à mulher em avião oficial

Participaram da reunião o presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, o presidente da ANAMA, Marçal Fortes, secretários de Planejamento do Acre, Ricardo Brandão, e da Fazenda, José Amarísio Freitas, presidente do Conselho Deliberativo do CDSA, Francisco Hermandes, e demais autoridades.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA