RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Política

Com apoio de Roberto Duarte e Alan Rick, Sérgio Lopes reforça defesa dos servidores da saúde e do Hospital Regional do Alto Acre

Publicados

Política

Reunião com Sérgio Lopes fortalece mobilização contra terceirização do Hospital Regional – Foto: Wesley Carodso

O prefeito Sérgio Lopes participou de uma reunião com servidores da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) que atuam no Hospital Regional do Alto Acre para discutir o processo de terceirização anunciado pelo Governo do Estado.

A preocupação dos profissionais ganhou força após o secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal, informar que o procedimento para terceirização da unidade hospitalar já está em andamento. A medida tem gerado apreensão entre os trabalhadores da saúde, que temem possíveis perdas de direitos, impactos na estabilidade profissional e reflexos diretos na qualidade do atendimento prestado à população após a mudança na gestão.

Durante o encontro, os servidores reforçaram a necessidade de diálogo, transparência e garantias formais quanto à manutenção dos direitos trabalhistas e à continuidade dos serviços ofertados à comunidade do Alto Acre. Segundo os representantes da categoria, é fundamental que qualquer mudança no modelo de gestão assegure tanto a valorização dos profissionais quanto a eficiência no atendimento à população.

Leia Também:  Deputado Roberto Duarte cobra explicações de Gladson Cameli e Pedro Pascoal sobre a terceirização do Hospital do Alto Acre

A reunião contou ainda com a presença do deputado federal Roberto Duarte, que manifestou apoio aos servidores. Por meio de videochamada, o senador Alan Rick também declarou solidariedade à categoria e reforçou a importância de um amplo debate antes da efetivação da medida.

O prefeito Sérgio Lopes destacou que é contrário à terceirização e defendeu a construção de soluções que garantam segurança jurídica e profissional aos trabalhadores, além de um atendimento eficiente e humanizado à população. Ele ressaltou que o município de Epitaciolândia, mesmo sendo de pequeno porte, oferece atendimento especializado em diversas áreas, como Ginecologia, Pediatria, Ortopedia, Psiquiatria, Nutrologia, Infectologia, Ultrassonografia e Endoscopia, reforçando o compromisso da gestão municipal com a saúde pública.

Também participaram da reunião servidores do Hospital de Clínicas Raimundo Chaar, entre eles o enfermeiro Jakson Barreto, a técnica de enfermagem Luana Oliveira, Ana Cláudia e o procurador jurídico Dr. Francisco Valadares, que representaram a categoria e apresentaram as principais demandas ao chefe do Executivo municipal.

Ao final do encontro, ficou definida a continuidade do diálogo entre as partes, com o objetivo de buscar alternativas que assegurem os direitos.

Leia Também:  Marina Silva afirma que queda do desmatamento anda junto com crescimento do agronegócio e cita avanços históricos

Veja o vídeo:

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Deputado Roberto Duarte cobra explicações de Gladson Cameli e Pedro Pascoal sobre a terceirização do Hospital do Alto Acre

Publicados

em

Parlamentar participou de reunião em Epitaciolândia com o prefeito Sérgio Lopes e servidores do hospital de Brasiléia para debater proposta de terceirização.

O deputado federal Roberto Duarte elevou o tom de suas cobranças ao governo do Estado ao criticar duramente a proposta de terceirização do Hospital Regional do Alto Acre. Para o parlamentar, a medida representa mais um capítulo do abandono da saúde pública e da falta de compromisso da gestão estadual com pacientes e profissionais.

Durante reunião em Epitaciolândia, ao lado de servidores do hospital de Brasiléia, Duarte afirmou que já são mais de oito meses de espera por soluções concretas, enquanto a população segue sofrendo com a carência de especialistas, estrutura precária e insegurança no atendimento.

Segundo o deputado, o governador Gladson Cameli e o secretário de Saúde Pedro Pascoal precisam assumir responsabilidade e explicar à sociedade por que insistem em terceirizar a unidade em vez de investir diretamente no serviço público.

“Se existe dinheiro para contratar empresa privada, também existe dinheiro para valorizar os servidores, contratar médicos especialistas e melhorar o atendimento. O que falta aqui é gestão, planejamento e vontade política”, disparou Duarte.

Leia Também:  Vereador André Kamai acusa prefeito Tião Bocalom de atropelar técnicos e ignorar a lei para manter empresa no transporte

O parlamentar também criticou a ausência de diálogo do governo com quem atua na linha de frente da saúde. De acordo com ele, não há como encontrar soluções, sem conhecer a realidade dos profissionais e população, sendo assim, as decisões são tomadas de forma unilateral, ignorando os impactos reais sobre trabalhadores e usuários do SUS.

Para Roberto Duarte, a terceirização não resolve problemas estruturais e apenas aprofunda a precarização do serviço público, com retirada de direitos, insegurança trabalhista e risco de queda na qualidade do atendimento. “Soluções imediatistas, não resolve os problemas reais. A Terceirização da saúde significa perda de direitos e um atestado de má gestão do estado”, afirmou.

O deputado lembrou ainda que denúncias já chegaram ao Ministério Público e à Justiça, enquanto servidores relatam congelamento de benefícios e medo de demissões. Mesmo assim, segundo o deputado, o governo segue sem apresentar um plano claro para fortalecer a rede hospitalar do Alto Acre.

Ao final, Duarte convocou a população e os profissionais da saúde a se unirem contra o que classificou como sucateamento do serviço público. “Não aceitaremos o abandono do hospital. A luta é clara: não à terceirização. Sim ao investimento direto na saúde pública”, concluiu.

Leia Também:  Sob liderança de Márcio Alecio, Incra entrega títulos definitivos em Mâncio Lima e fortalece agricultura familiar no Juruá

Veja o vídeo:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA