RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Geral

Com a cheia do Rio Juruá Governo Federal reconhece situação de emergência em Cruzeiro do Sul

Publicados

Geral

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência nível 2 no município de Cruzeiro do Sul, em decorrência da cheia do Rio Juruá. A medida já havia sido decretada anteriormente pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Defesa Civil Municipal, sob a gestão do prefeito Zequinha Lima, e agora passa a ter validade em âmbito nacional.

O decreto de situação de emergência nível 2 caracteriza um cenário de anormalidade, mas que ainda não se enquadra como calamidade pública. De acordo com os levantamentos iniciais da Defesa Civil, pelo menos 1.600 famílias foram atingidas direta ou indiretamente pela enchente, alcançando cerca de 11 bairros da cidade.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Júnior Damasceno, o reconhecimento federal é fundamental para que o município esteja apto a solicitar apoio humanitário, caso a situação se agrave. “A Prefeitura já havia decretado a situação de emergência nível 2 justamente para que o Governo Federal ficasse ciente da realidade que estamos enfrentando. Agora, com o reconhecimento, fica comprovada a situação de anormalidade em relação ao nível do Rio Juruá”, explicou.

Leia Também:  OAB/AC inaugura parlatório na UP4 e melhora atendimento entre advogados e detentos em Rio Branco

Damasceno destacou ainda que, neste momento, o município segue monitorando o comportamento do rio e avaliando os impactos causados pela enchente. “Por enquanto, não houve solicitação de recursos ao Governo Federal. Estamos observando a elevação do rio e calculando os impactos para, se necessário, fazer o acionamento adequado. A situação ainda está sob controle, mas já existem danos que estão sendo analisados”, afirmou.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul segue atuando de forma preventiva e integrada, acompanhando diariamente o nível do Rio Juruá, prestando assistência às famílias afetadas e mantendo os órgãos de defesa civil em alerta para garantir uma resposta rápida e eficaz, caso o cenário se agrave.

A Portaria nº 376 foi publicada na edição desta quinta-feira, 5, do Diário Oficial da União e foi assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, e reconhece oficialmente o desastre classificado como “Inundações – código 1.2.1.0.0”, conforme informações apresentadas no Formulário de Informações do Desastre (FIDE) encaminhado pelo município. O reconhecimento tem como base o Decreto Municipal nº 035, de 20 de janeiro de 2026, e está vinculado ao processo nº 59051.046436/2026-30.

Leia Também:  TRT-14 alinha diretrizes para contratações de 2026 com foco em sustentabilidade e transparência

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Cruzeiro do Sul intensifica monitoramento do Rio Juruá após manancial voltar a transbordar

Publicados

em

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Defesa Civil Municipal, intensificou o monitoramento do Rio Juruá após o manancial voltar a transbordar e atingir a marca de 13,09 metros, e ultrapassar a cota de segurança estabelecida para o município.

Esta é a segunda vez apenas no mês de janeiro que o nível do rio ultrapassa o limite de segurança. A situação repete o cenário registrado no último dia 21, quando o nível chegou a 13,46 metros, provocando alagamentos em diversos pontos da cidade.

De acordo com o coordenador de desastres da Defesa Civil, Iranilson Nery, as equipes estão em alerta máximo e realizando acompanhamento contínuo em toda a bacia do Vale do Juruá.

“A Defesa Civil intensificou as ações de monitoramento após o rio voltar a transbordar neste sábado. Entre as principais medidas adotadas estão o acompanhamento contínuo do nível do rio em toda a bacia do Vale do Juruá e a emissão de alertas à população ribeirinha”, destacou.

Segundo o coordenador, há atenção especial para os outros municípios, que influenciam diretamente o nível do rio em Cruzeiro do Sul.

Leia Também:  Cruzeiro do Sul intensifica monitoramento do Rio Juruá após manancial voltar a transbordar

“Temos informações de que, no município de Porto Walter, o rio ainda continua subindo e, na manhã de hoje, estava marcando 10,16 metros. Caso haja necessidade, acionaremos as equipes de apoio, que estão de prontidão para atender qualquer chamado”, afirmou.

Iranilson Nery ressaltou ainda que, historicamente, as primeiras famílias costumam deixar suas residências quando o rio atinge níveis mais elevados.

“Geralmente, as primeiras famílias só saem de suas moradias quando o rio mede a partir de 13,50 metros. A tendência é que o nível continue subindo nos próximos dois dias e, logo em seguida, comece a baixar novamente”, explicou.

Sobre as condições climáticas, a Defesa Civil informou que a previsão é de cerca de 75 milímetros de chuva, volume considerado abaixo do esperado para o período.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA