RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Esporte

Cabo Verde surpreende novamente e deixa classificação encaminhada na Copa do Mundo

Publicados

Esporte

Seleção africana arranca empate emocionante e mantém vivo o sonho da classificação – Photo by Carmen Mandato – Fifa via Getty Im

A seleção de Cabo Verde voltou a surpreender na Copa do Mundo de 2026 ao empatar em 2 a 2 com o Uruguai, em uma partida eletrizante disputada no Hard Rock Stadium, em Miami, pela segunda rodada do Grupo H. Demonstrando personalidade e organização tática, os cabo-verdianos encararam de igual para igual uma das seleções mais tradicionais do futebol mundial e mantiveram viva a esperança de avançar às oitavas de final.

A equipe africana abriu o placar ainda no primeiro tempo com Kevin Pina, que cobrou uma falta com precisão e colocou a bola no canto do goleiro Muslera. O gol representou mais um momento histórico para Cabo Verde, que segue encantando torcedores ao redor do mundo em sua participação inédita no torneio.

Mesmo atrás do marcador, o Uruguai conseguiu reagir antes do intervalo. Maxi Araújo aproveitou uma sobra dentro da área para empatar a partida, e pouco depois Canobbio completou a virada, dando tranquilidade momentânea aos sul-americanos.

Leia Também:  Esporte Clube Brasiléia estreia com vitória na Taça Brasil de Futsal e volta ao cenário nacional após 20 anos

Na volta do segundo tempo, Cabo Verde mostrou novamente sua capacidade de reação. Após um erro defensivo uruguaio, Hélio Varela aproveitou a oportunidade e empatou a partida, recolocando os africanos na disputa por uma vaga na próxima fase.

A partir daí, o confronto ficou aberto, com chances para os dois lados. O Uruguai pressionou em busca da vitória, mas encontrou dificuldades diante da forte marcação adversária e da boa atuação do goleiro Vozinha. Um gol de Maxi Araújo chegou a ser marcado, mas foi anulado por impedimento.

Com o resultado, a situação do Grupo H ficou completamente indefinida. O Uruguai terá uma missão complicada diante da Espanha na última rodada e precisará vencer para seguir vivo na competição.

Já Cabo Verde depende apenas de um triunfo sobre a Arábia Saudita para garantir a classificação histórica às oitavas de final. Dependendo da combinação de resultados, a seleção africana pode até terminar a fase de grupos na liderança.

Propaganda

Esporte

Esporte Clube Brasiléia estreia com vitória na Taça Brasil de Futsal e volta ao cenário nacional após 20 anos

Publicados

em

A participação na Taça Brasil também representa um momento histórico para o futsal de Brasiléia – Fotos: Luiz Fernando

O Esporte Clube Brasiléia começou com o pé direito sua participação na Taça Brasil de Futsal da 2ª Divisão. A equipe acreana venceu o AJJR, do Distrito Federal, por 3 a 0, nesta terça-feira (13), no Ginásio Poliesportivo Espelho D’Água, em Brazlândia (DF), e conquistou os primeiros três pontos na competição nacional.

Com uma marcação forte e eficiência nos contra-ataques, o Brasiléia construiu o resultado com gols de Raylan Vasconcelos e Victor Hugo. Raylan, camisa 11, abriu o placar ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Victor Hugo, camisa 5, ampliou a vantagem e voltou a balançar as redes nos minutos finais, fechando o placar em 3 a 0.

Após a partida, os jogadores destacaram a importância do resultado e o trabalho desenvolvido pelo grupo durante a preparação para o torneio.

“Primeiramente, quero agradecer a Deus. Estou muito feliz pelo gol e pela vitória. Foi um jogo disputado, contra uma equipe que trabalha muito bem a bola, mas conseguimos sair com o resultado positivo. Agradeço a todos os torcedores de Brasiléia, aos meus amigos e à minha família que estão acompanhando a competição. Agora, é buscar mais um bom resultado amanhã”, destacou Raylan Vasconcelos.

Victor Hugo também comemorou o desempenho individual e coletivo da equipe. Autor de dois gols na estreia, o jogador ressaltou a importância de começar a competição com uma vitória.

“É uma emoção muito gratificante poder balançar as redes duas vezes e ajudar a equipe logo na estreia. Sabemos que o primeiro jogo é muito difícil e que existem equipes muito qualificadas na competição. Começar com três pontos é muito importante. Estou muito feliz e honrado por defender Brasiléia e contribuir com o trabalho de todo o grupo”, afirmou.

Leia Também:  Esporte Clube Brasiléia estreia com vitória na Taça Brasil de Futsal e volta ao cenário nacional após 20 anos

Clebson Venâncio destaca união e apoio ao futsal

O gerente de esportes, Clebson Venâncio, agradeceu o empenho dos atletas e da comissão técnica, além de reconhecer o apoio recebido para garantir a participação da equipe acreana na competição.

“Quero agradecer primeiramente a Deus por essa estreia com vitória e parabenizar todos os nossos jogadores pela dedicação, entrega e garra dentro de quadra, assim como toda a comissão técnica pelo trabalho e pela preparação. Também agradeço ao prefeito Carlinhos do Pelado pelo apoio ao esporte e por nos ajudar a representar Brasiléia e o Acre na Taça Brasil. Começamos com uma vitória muito importante e seguimos com humildade, união e determinação, sabendo da responsabilidade de representar todos aqueles que torcem e acreditam na nossa equipe”, declarou Clebson.

A delegação do Esporte Clube Brasiléia conta com 12 jogadores inscritos na competição. Confira a numeração dos atletas: camisa 1: Kauã, camisa 2: Carlinhos, camisa 4: Ângelo, camisa 5: Victor Hugo, camisa 7: Rojailson, camisa 8: Paulinho, camisa 9: Matheus, Camisa 10: Dudu, Camisa 11: Raylan Vasconcelos, camisa 12: Marcos, camisa 13: Linnik, camisa 14: João Piaba.

A comissão técnica é formada por Pedriano, Sebastião – Cabelo e Clebson Venâncio que acompanham a equipe durante a disputa nacional.

Brasiléia volta a disputar uma competição nacional após duas décadas

A participação na Taça Brasil também representa um momento histórico para o futsal de Brasiléia. O município volta a disputar uma competição nacional da modalidade depois de 20 anos. A última participação na Taça Brasil ocorreu em 2006, quando a equipe esteve no torneio realizado em Umuarama, no Paraná.

Duas décadas depois, o clube retorna ao cenário nacional impulsionado pelas conquistas e pelo desempenho alcançado no futsal acreano, levando o nome do município para uma das principais competições do calendário nacional da modalidade.

Leia Também:  Esporte Clube Brasiléia estreia com vitória na Taça Brasil de Futsal e volta ao cenário nacional após 20 anos

A presença da equipe em Brasília foi viabilizada com o apoio da Prefeitura de Brasiléia, que garantiu a aquisição das passagens aéreas dos atletas e integrantes da comissão técnica. Paralelamente, a diretoria e os jogadores mobilizaram empresários, patrocinadores, parceiros e amigos para ajudar a custear hospedagem, alimentação, transporte interno e outras despesas necessárias durante o torneio.

Entre os parceiros que contribuem para a participação do clube estão: UniLife, Gazin Brasiléia, RG Cell, Darlane Cosméticos, Jô Smart, Auri Moda Íntima, Casa de Caça e Pesca do Reginaldo, Supermercado Central, Vip Android, Areial do Izidório, Salão Espaço Divas e Academia Fontenele. A equipe também conta com o apoio do deputado estadual Tadeu Hassem e do prefeito Carlinhos do Pelado.

O investimento total estimado para a participação na competição é de aproximadamente R$ 100 mil, incluindo passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte e demais despesas da delegação.

Próximo desafio pode garantir vaga na semifinal

Depois da vitória sobre o AJJR, o Brasiléia volta à quadra nesta quarta-feira (14), às 16h, no horário do Acre, para enfrentar o Formiguinhas, de Goiás, novamente no Ginásio Poliesportivo Espelho D’Água, em Brazlândia.

O adversário vem de uma derrota por 7 a 3 para o Arte Líder, do Distrito Federal. Uma nova vitória poderá garantir antecipadamente a classificação do time acreano para a semifinal da Taça Brasil de Futsal da 2ª Divisão.

Com a estreia positiva, o Brasiléia segue concentrado na competição, buscando mais um resultado favorável para avançar às semifinais e representar o Acre no cenário nacional do futsal.

Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA