RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Projeto Profissões da Segurança apresenta Bope para alunos da capital

Alunos da Escola Duque de Caxias, localizada no bairro Belo Jardim, tiveram uma experiência diferenciada com o policiamento do Acre.

Publicados

Educação

Alunos da Escola Duque de Caxias, localizada no bairro Belo Jardim, tiveram uma experiência diferenciada com o policiamento do Acre.

Por Mágila Campos 

Participaram da visita cerca de 25 alunos do 5º ano (Foto: Mágila Campos/See)

Os alunos puderam conhecer as instalações do Batalhão de Operações Especiais (Bope), ao acompanhar algumas das principais ações realizadas pela tropa acreana.

A visita faz parte das atividades do Projeto Profissões da Segurança, da Polícia Militar do Acre (PMAC), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). A iniciativa visa incutir valores cívicos e morais com foco na prevenção, mostrando na prática como funcionam os trabalhos da segurança do Estado.

Para o estudante Ruan Brito, a visita ao batalhão foi especial e aflorou nele o desejo de seguir a carreira militar. “Antes eu já queria ser policial militar, mas agora quero ser do Bope, porque o trabalho deles é muito legal, trabalham com cachorro e tudo”, conta.

De acordo com o tenente-coronel Douglas Thomaz, coordenador de Policiamento Comunitário (Cpcom), setor responsável pelo projeto, comportamentos como o de Ruan são uma das ideias principais da iniciativa, que já está em sua sexta edição.

Leia Também:  Secretaria de Educação informou que o ano letivo de 2020 das Escolas da Rede Estadual deve terminar no dia 31 de março.

“Buscamos aproximar a comunidade escolar do policiamento e mostrar aos estudantes as várias opções de profissões voltadas à área da segurança e, assim, apagar a visão negativa do policial que só repreende, porque, além disso, trabalhamos com a prevenção”, explica Thomaz.

Participaram da visita cerca de 25 alunos do 5º ano, mas desde que se iniciou já passaram por essa experiência aproximadamente 180 estudantes da capital. A meta, de acordo com o coordenador, é beneficiar as 215 escolas estaduais e municipais da rede pública.

Durante a visita, os estudantes conheceram a estrutura do batalhão, suas funções constitucionais para a sociedade, e ainda puderam acompanhar o treinamento dos cães que são usados nas operações de patrulha e farejamento de drogas.

Telejornal 3 de Julho 13ª Edição

Veja nesta edição as principais noticias da semana: Entre elas, Prefeito Tião Flores tenta distorcer a verdadeira imagem do município de Epitaciolândia, no Centro tudo limpo e iluminado, já nos Bairros a realidade é outra, o homicídio ocorrido em Epitaciolândia e também na cidade de Cobija, Curta a nossa página do Facebook e se inscreva no nosso canal do YouTube e lembre-se de ativar as notificações clicando no sininho.

Leia Também:  Direito de resposta do secretário municipal de Educação

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Jovens e Adultos: Educação do Acre abre processo de seleção para alfabetizadores voluntários

Publicados

em

Inscrições para o processo seletivo se iniciam nesta quinta-feira, 2 e se estende até o dia 13. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja), abre processo seletivo para preenchimento de vagas de alfabetizadores voluntários no Programa Alfabetiza Acre, do EJA, que é vinculado ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira, 30.

Os alfabetizadores voluntários atuarão por um período de seis meses e, para concorrer a uma das 116 vagas disponíveis nos 22 municípios acreanos, o candidato terá que ter, pelo menos, 18 anos de idade, certificado de ensino médio, estar quites com as obrigações eleitorais e militares (se homem) e ter certidão negativa de antecedentes criminais.

Os selecionados terão a função de alfabetizar jovens e adultos a partir de 15 anos de idade. Terão ainda que realizar uma jornada pedagógica de 40h, além de participar de encontros mensais de formação continuada com a equipe da Dieja.

Leia Também:  Direito de resposta do secretário municipal de Educação

Os alfabetizadores voluntários serão responsáveis pela mobilização das turmas. Cada alfabetizador poderá ter até duas turmas sob sua responsabilidade, com uma duração de 20h semanais em cada uma delas. Além disso, é preciso que cada turma tenha, no mínimo, 15 alfabetizandos, para turmas abertas na zona urbana e pelo menos dez alfabetizandos em turmas da zona rural.

As inscrições para o processo de seleção dos alfabetizadores se inicia nesta quinta-feira, 2, e se estende até o dia 13 de maio. No dia 17 será publicado o resultado preliminar da análise de currículo e no dia 22 a análise final. Entre os dias 27 e 29 de maio será ministrada a jornada pedagógica para os selecionados.

O início das aulas do Alfabetiza Acre tem início previsto para o dia 10 de junho. Os alfabetizadores voluntários selecionados terão direito a uma bolsa de R$ 1,2 mil, para quem tiver uma turma, e uma bolsa de R$ 2,4 mil, para quem conseguir mobilizar duas turmas.

Os interessados em se inscrever no processo seletivo de alfabetizadores voluntários devem acessar o link https://docs.google.com

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA