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Prestes a inaugurar, Faculdade de Medicina já injetou mais de R$ 3 milhões na economia

Os estudantes poderão financiar o curso por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e os 10 primeiros inscritos, que comprovarem que residem em Cruzeiro do Sul por mais de 5 anos, terão acesso a 50% ou 100% de bolsas.

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Os estudantes poderão financiar o curso por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e os 10 primeiros inscritos, que comprovarem que residem em Cruzeiro do Sul por mais de 5 anos, terão acesso a 50% ou 100% de bolsas.

Com 90% das obras concluídas, a Faculdade de Medicina de Cruzeiro do Sul já injetou mais de R$ 3 milhões na economia local. A instituição, que deve ser inaugurada em breve, representa a concretização de um sonho para o município.

A chegada do curso é esperada por todos os cruzeirenses, em especial, pelos que almejam torna-se médicos, mas não podem custear os estudos em outra cidade. A implantação da faculdade é fruto da articulação do prefeito Ilderlei Cordeiro e do deputado federal Alan Rick.

“A implantação de um curso tão importante em Cruzeiro do Sul traz benefícios a todos os setores, como o da economia, por exemplo. Mais de R$ 3 milhões já circularam na nossa região, graças a essa importante obra que se concretiza na nossa gestão”, destacou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

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Os estudantes poderão financiar o curso por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e os 10 primeiros inscritos, que comprovarem que residem em Cruzeiro do Sul por mais de 5 anos, terão acesso a 50% ou 100% de bolsas.

Autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) a implantar uma filial, o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) é quem vai ofertar o curso de medicina. Mais de 90% das instalações físicas já foram concluídas. O corpo docente também já está sendo selecionado. Muitos profissionais locais serão incorporados a equipe.

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Jovens e Adultos: Educação do Acre abre processo de seleção para alfabetizadores voluntários

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Inscrições para o processo seletivo se iniciam nesta quinta-feira, 2 e se estende até o dia 13. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja), abre processo seletivo para preenchimento de vagas de alfabetizadores voluntários no Programa Alfabetiza Acre, do EJA, que é vinculado ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira, 30.

Os alfabetizadores voluntários atuarão por um período de seis meses e, para concorrer a uma das 116 vagas disponíveis nos 22 municípios acreanos, o candidato terá que ter, pelo menos, 18 anos de idade, certificado de ensino médio, estar quites com as obrigações eleitorais e militares (se homem) e ter certidão negativa de antecedentes criminais.

Os selecionados terão a função de alfabetizar jovens e adultos a partir de 15 anos de idade. Terão ainda que realizar uma jornada pedagógica de 40h, além de participar de encontros mensais de formação continuada com a equipe da Dieja.

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Os alfabetizadores voluntários serão responsáveis pela mobilização das turmas. Cada alfabetizador poderá ter até duas turmas sob sua responsabilidade, com uma duração de 20h semanais em cada uma delas. Além disso, é preciso que cada turma tenha, no mínimo, 15 alfabetizandos, para turmas abertas na zona urbana e pelo menos dez alfabetizandos em turmas da zona rural.

As inscrições para o processo de seleção dos alfabetizadores se inicia nesta quinta-feira, 2, e se estende até o dia 13 de maio. No dia 17 será publicado o resultado preliminar da análise de currículo e no dia 22 a análise final. Entre os dias 27 e 29 de maio será ministrada a jornada pedagógica para os selecionados.

O início das aulas do Alfabetiza Acre tem início previsto para o dia 10 de junho. Os alfabetizadores voluntários selecionados terão direito a uma bolsa de R$ 1,2 mil, para quem tiver uma turma, e uma bolsa de R$ 2,4 mil, para quem conseguir mobilizar duas turmas.

Os interessados em se inscrever no processo seletivo de alfabetizadores voluntários devem acessar o link https://docs.google.com

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