RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

No Acre, oito reeducandos esperam por bolsas do Prouni

Apenas presos que estão no semiaberto podem adquirir o benefício. Coordenadora de Educação do Iapen comemora resultado.

Publicados

Educação

Apenas presos que estão no semiaberto podem adquirir o benefício. Coordenadora de Educação do Iapen comemora resultado.

Oito reeducandos foram selecionados pelo Prouni

detentos (1)Oito reeducandos que cumprem pena em unidades do sistema prisional do Acre esperam ser selecionados no Programa Universidade para Todos (Prouni). Nesta quinta-feira (29), encerrou o prazo para a inscrição na primeira edição de 2015 do programa. De acordo com a coordenadora de Educação do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Helena Guedes, apenas reeducandos que estão no regime semiaberto conseguem autorização da Justiça para cursar faculdade.

O Prouni é uma alternativa para aqueles candidatos que não conseguiram obter pontuação suficiente para ingressar em uma universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Na primeira edição de 2015 foram oferecidas 213.113 bolsas de estudos em cursos de graduação em instituições privadas, sendo 135.616 integrais (100%) e 77.497 parciais (50). Há bolsas em 30.549 cursos e em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

Leia Também:  MEC divulga lista de vagas para o Sisu

O processo seletivo é constituído de duas chamadas sucessivas: a primeira na próxima segunda-feira (2) e a segunda no dia 19 de fevereiro. Ao todo, 324 reeducandos no Acre se inscreveram no Enem 2014, 118 desses cumprem pena em Rio Branco.

Segundo a coordenadora de Educação do Iapen, 24 tentaram conseguir uma vaga na Universidade Federal do Acre (Ufac) ou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas até esta semana conseguiu garantir vaga.

No entanto, Helena Guedes comemora o resultado. “Levando em consideração que a maioria dos presos não estuda, que estão fora da sala de aula há muito tempo e o contexto em que eles vivem, no mundo do crime, o resultado foi muito bom”, finalizou.

Yuri Marcel Do G1 AC

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Jovens e Adultos: Educação do Acre abre processo de seleção para alfabetizadores voluntários

Publicados

em

Inscrições para o processo seletivo se iniciam nesta quinta-feira, 2 e se estende até o dia 13. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja), abre processo seletivo para preenchimento de vagas de alfabetizadores voluntários no Programa Alfabetiza Acre, do EJA, que é vinculado ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira, 30.

Os alfabetizadores voluntários atuarão por um período de seis meses e, para concorrer a uma das 116 vagas disponíveis nos 22 municípios acreanos, o candidato terá que ter, pelo menos, 18 anos de idade, certificado de ensino médio, estar quites com as obrigações eleitorais e militares (se homem) e ter certidão negativa de antecedentes criminais.

Os selecionados terão a função de alfabetizar jovens e adultos a partir de 15 anos de idade. Terão ainda que realizar uma jornada pedagógica de 40h, além de participar de encontros mensais de formação continuada com a equipe da Dieja.

Leia Também:  Inscrições para Enem 2017 começam nesta segunda-feira

Os alfabetizadores voluntários serão responsáveis pela mobilização das turmas. Cada alfabetizador poderá ter até duas turmas sob sua responsabilidade, com uma duração de 20h semanais em cada uma delas. Além disso, é preciso que cada turma tenha, no mínimo, 15 alfabetizandos, para turmas abertas na zona urbana e pelo menos dez alfabetizandos em turmas da zona rural.

As inscrições para o processo de seleção dos alfabetizadores se inicia nesta quinta-feira, 2, e se estende até o dia 13 de maio. No dia 17 será publicado o resultado preliminar da análise de currículo e no dia 22 a análise final. Entre os dias 27 e 29 de maio será ministrada a jornada pedagógica para os selecionados.

O início das aulas do Alfabetiza Acre tem início previsto para o dia 10 de junho. Os alfabetizadores voluntários selecionados terão direito a uma bolsa de R$ 1,2 mil, para quem tiver uma turma, e uma bolsa de R$ 2,4 mil, para quem conseguir mobilizar duas turmas.

Os interessados em se inscrever no processo seletivo de alfabetizadores voluntários devem acessar o link https://docs.google.com

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA