RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Em Cruzeiro do Sul, alunos recebem certificação do programa Qualifica Acre para 460 jovens

Publicados

Educação

Aconteceu a entrega de certificados para 460 jovens, do curso de Relações Humanas, do Programa Qualifica Acre. A solenidade aconteceu no Teatro dos Nauas.

O programa é oferecido pelo SENAC, mediante uma parceria entre o sistema Fecomércio, Governo do Estado e as prefeituras do Acre.

Ao todo, são 4 mil alunos recebendo capacitação em todo estado, em diferentes áreas de conhecimento, com foco na qualificação para o mercado de trabalho tanto do setor público quanto privado.

O objetivo é apostar na qualificação da juventude para a superação e retomada das atividades produtivas e profissionais do pós-pandemia.

Somente no Vale do Juruá, são cerca de mil alunos se qualificando nos cursos oferecidos no SENAC através do programa. Jovens como José Ualisson que agora terão melhores chances no mercado de trabalho.

“É gratificante porque abre mais uma porta de oportunidades na minha vida. Isso é um crédito para todas as pessoas, espero que surjam mais oportunidades como essa”, disse.
“Me identifiquei muito com o curso. Aprendi a lidar com as pessoas. Fico feliz de pegar o certificado. Agora vou atrás de uma vaga de emprego”, disse o formando Joabe de França.

O prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Pianko, esteve presente durante a entrega de certificados, e agradeceu a parceria.
“Estamos retomando as políticas públicas para reestruturar nosso município, ajudar principalmente a juventude, para que possam aprender a lidar com setores público e comercial”, disse.

Leia Também:  Professores de Senador Guiomard recebem formação para o atendimento a alunos com deficiência

Marilete Vitorino esteve presente na qualidade de representante do governo do estado do Acre.

“O sistema está formando mais de 4 mil jovens a nível de estado. Isso tem uma importância fundamental na retomada do pós-pandemia. Tivemos muitas perdas na economia e essa parceria entre Fecomércio, estado e prefeitura, ajuda colocar os jovens numa condição melhor para trabalhar”, explicou.

“Este é um momento de muita satisfação porque durante o período crítico da pandemia, por conta do isolamento, muitas empresas foram fechadas, jovens perderam o emprego e existe uma dificuldade de encontrar mão de obra, qualificada. Este programa objetiva trazer maior facilidade nesse retorno ao mercado de trabalho e foi definido em uma reunião com todos os prefeitos da AMAC, foi feito um pacto pela retomada. Estes 460 jovens não são os mesmos, hoje têm uma qualificação padrão Senac de ensino, com uma grade curricular de excelência.”, explicou Leandro Domingos, presidente da FECOMERCIO Acre que agradeceu ao apoio da prefeitura e o entusiasmo do prefeito de Cruzeiro do Sul:

“O prefeito tem sido um ‘gentleman’, uma pessoa que abraçou a nossa causa, muito preocupado com a situação de falta de oportunidades para os jovens do município, ele sabe que gerar renda e emprego aumenta a arrecadação, esperamos que esta parceria se amplie, na realização de eventos. O prefeito tem demonstrado ser muito receptivo ao desenvolvimento desse município”, concluiu.

Leia Também:  Programa Sorriso Feliz beneficiará 119 pacientes com entrega de prótese dentária em Porto Walter

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: A Assembleia Legislativa do Estado do Acre tem se preocupado em proporcionar mais dignidade para a população acreana, aprovou a lei 3.795 de 27 de outubro de 2021 que trata da obrigatoriedade de incluir os absorventes aos itens de higiene das Unidades de ensino e disponibilizar, gratuitamente , nos banheiros das Escolas públicas Estaduais.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja o Vídeo Abaixo: Em consonância com a Lei Nº 3.7757, de 13 de julho de 2021, a Assembleia Legislativa do Estado do Acre traz uma campanha de conscientização “Dezembro Verde”, há toda a população com relação aos animas, principalmente os que estão em situação de rua, pois os pets são o símbolo de amor ao próximo e o melhor amigo do homem, então ame-o!!

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Jovens e Adultos: Educação do Acre abre processo de seleção para alfabetizadores voluntários

Publicados

em

Inscrições para o processo seletivo se iniciam nesta quinta-feira, 2 e se estende até o dia 13. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja), abre processo seletivo para preenchimento de vagas de alfabetizadores voluntários no Programa Alfabetiza Acre, do EJA, que é vinculado ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira, 30.

Os alfabetizadores voluntários atuarão por um período de seis meses e, para concorrer a uma das 116 vagas disponíveis nos 22 municípios acreanos, o candidato terá que ter, pelo menos, 18 anos de idade, certificado de ensino médio, estar quites com as obrigações eleitorais e militares (se homem) e ter certidão negativa de antecedentes criminais.

Os selecionados terão a função de alfabetizar jovens e adultos a partir de 15 anos de idade. Terão ainda que realizar uma jornada pedagógica de 40h, além de participar de encontros mensais de formação continuada com a equipe da Dieja.

Leia Também:  Secretaria de Estado de Educação; Quando a educação é voltada para o futuro

Os alfabetizadores voluntários serão responsáveis pela mobilização das turmas. Cada alfabetizador poderá ter até duas turmas sob sua responsabilidade, com uma duração de 20h semanais em cada uma delas. Além disso, é preciso que cada turma tenha, no mínimo, 15 alfabetizandos, para turmas abertas na zona urbana e pelo menos dez alfabetizandos em turmas da zona rural.

As inscrições para o processo de seleção dos alfabetizadores se inicia nesta quinta-feira, 2, e se estende até o dia 13 de maio. No dia 17 será publicado o resultado preliminar da análise de currículo e no dia 22 a análise final. Entre os dias 27 e 29 de maio será ministrada a jornada pedagógica para os selecionados.

O início das aulas do Alfabetiza Acre tem início previsto para o dia 10 de junho. Os alfabetizadores voluntários selecionados terão direito a uma bolsa de R$ 1,2 mil, para quem tiver uma turma, e uma bolsa de R$ 2,4 mil, para quem conseguir mobilizar duas turmas.

Os interessados em se inscrever no processo seletivo de alfabetizadores voluntários devem acessar o link https://docs.google.com

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA