RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Cultura

Receita Federal doa instrumentos musicais para a “Banda Furiosa” da Polícia Militar do Acre

Publicados

Cultura

Equipamentos foram entregues em Rio Branco e vão reforçar apresentações da tradicional banda da PMAC – Foto: Assessoria/ PM

A tradicional “Banda Furiosa”, da Polícia Militar do Acre (PMAC), reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural do Estado por meio da Lei nº 4.632/2025, recebeu nesta semana uma importante doação de instrumentos musicais da Receita Federal no Acre. A entrega ocorreu na sede da Delegacia da Receita Federal, em Rio Branco.

Entre os equipamentos entregues estão três guitarras, um contrabaixo, um piano digital e um pedal instrumental, que passarão a integrar a estrutura musical da banda da corporação. Os instrumentos foram recebidos pelo atual regente titular da Banda de Música da PMAC, capitão José Everaldo da Silva.

Durante a solenidade, o delegado da Receita Federal no Acre, auditor-fiscal Claudenir Franklin da Silveira, destacou que a instituição vem realizando diversas ações de apoio a órgãos públicos e entidades por meio da destinação de mercadorias apreendidas em operações de fiscalização e combate ao crime.

Segundo o delegado, ao longo dos últimos anos, instituições como Polícia Federal, Exército Brasileiro, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Marinha, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e diversas prefeituras do Acre também já foram beneficiadas com doações realizadas pela Receita Federal.

Leia Também:  Cruzeiro do Sul vai realizar 3ª edição da Feira Arte da Floresta do Polo Moveleiro no Complexo Esportivo

Claudenir Franklin lembrou ainda que recentemente o município de Cruzeiro do Sul recebeu doações em razão da situação de emergência reconhecida pelo governo federal. Na ocasião, foram destinados motores de embarcação, motor estacionário, roupas, sandálias, cobertores, utensílios domésticos e diversos outros itens para auxiliar a população afetada.

A Receita Federal informou que os materiais doados são provenientes de apreensões feitas em ações de combate aos delitos transfronteiriços, principalmente relacionados ao contrabando e ao descaminho. Os produtos, após os procedimentos legais, são destinados a instituições públicas para utilização em benefício da sociedade.

Com os novos instrumentos, a “Banda Furiosa” deverá fortalecer ainda mais suas apresentações oficiais, culturais e comunitárias, mantendo viva uma das tradições mais conhecidas da Polícia Militar do Acre e ampliando o acesso da população à música e à cultura acreana.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Com foco na articulação e no desenvolvimento do setor cultural, Rede Acreana de Cultura é lançada em Rio Branco

Publicados

em

Evento reuniu artistas, produtores, representantes dos segmentos culturais e criativos, além de instituições parceiras ao setor.

O lançamento oficial da Rede Acreana de Cultura (RAC) aconteceu na noite desta segunda-feira (18), com a presença de artistas, produtores, representantes dos segmentos culturais e criativos, além de instituições parceiras do setor. O evento aconteceu na sede do Sebrae, em Rio Branco.

O setor cultural e de economia criativa passam por um momento de fortalecimento e de articulação em todo o estado. Durante a programação, o Sebrae apresentou sua nova estrutura de atuação, com base nos resultados de encontros para escutas culturais e nas reuniões da RAC.

A iniciativa marca o início da construção coletiva do Plano de Trabalho 2026/2027, que contará com a participação ativa de representantes do setor cultural e de instituições parceiras. “O lançamento da RAC é a união de instituições públicas, da sociedade civil e privadas, para criar uma agenda unificada e compartilhada de cultura, otimizando recursos, alinhando datas, compartilhando informações e inteligência, para que tenhamos um melhor ambiente de negócios voltados à cultura e economia criativa”, disse o gestor de Economia Criativa do Sebrae, Diogo Soares.

Leia Também:  Com foco na articulação e no desenvolvimento do setor cultural, Rede Acreana de Cultura é lançada em Rio Branco

Para Jailson Barbosa, gerente de Atendimento do Sebrae, o lançamento da rede é mais do que um evento. “O Sebrae acredita que cultura é economia, que artista é empreendedor, que produtor cultural é agente de desenvolvimento. Não estamos pensando num evento, estamos pensando numa política e que a Rede Acreana de Cultura seja o lugar onde quem faz a cultura do Acre se encontra, se fortalece e caminha junto”, afirmou.

Segundo Lara Costa, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), que também integra a rede, o momento simboliza a valorização da cultura acreana. “Para fazer com que, novamente, nós consigamos resgatar essa cultura nos locais destinados a que a população possa ter acesso à cultura de uma forma diferenciada, gratuita e na valorização dos nossos artistas. É uma oportunidade de que possa haver essa interação, entre os próprios munícipes, e resgatando a oportunidade de vivenciar a nossa cultura e os talentos que nós temos”, descreveu.

O encontro contou com as apresentações culturais do casal Txana Kaya Huni Kuí e Banu Ixiane Huni Kuí, e do show de maculelê “Memórias de Ouro”, do grupo Família de Ouro, coordenado pelos mestres Edu e Baqueta. Além disso, houve ainda a participação das representantes do Sebrae Nacional Cyntia Bicalho e Flávia Azevedo, que compartilharam referências nacionais voltadas ao fortalecimento do setor cultural e criativo e as ações desenvolvidas por meio do Programa Movimento.

Leia Também:  Cruzeiro do Sul vai realizar 3ª edição da Feira Arte da Floresta do Polo Moveleiro no Complexo Esportivo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA