RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Mutirão já realizou 66 cirurgias de hérnia e vesícula em Sena Madureira

O governo do Estado tem realizado uma ação de extrema importância para quem mora nos municípios de interior.

Publicados

Saúde

O governo do Estado tem realizado uma ação de extrema importância para quem mora nos municípios de interior.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio de mutirões de cirurgias eletivas, tem conseguido diminuir as filas de espera por alguns procedimentos cirúrgicos, e o que é melhor, proporcionando aos pacientes a oferta do serviço em seus municípios, fazendo com que quem precise passar por uma cirurgia não tenha que se deslocar até Rio Branco.

Em Senador Guiomard, o mutirão realizou 500 cirurgias eletivas em um período de dois meses. A campanha também já foi realizada em Brasileia e Cruzeiro do Sul, onde foram feitas cirurgias de lábio leporino. A regional do Juruá também já promoveu o serviço em Tarauacá e Feijó.

A proposta é inverter a logística pensando no conforto dos pacientes. Em vez de quem precisa das cirurgias vir até a capital, Rio Branco, a Sesacre leva os profissionais até os municípios e usa a estrutura dos hospitais do interior para realizar os procedimentos.

Atualmente, o mutirão de cirurgias eletivas está sendo realizado em Sena Madureira. Os profissionais aproveitam os fins de semana para fazer as cirurgias dos pacientes que necessitam das cirurgias. Já foram realizados 66 procedimentos cirúrgicos de hérnia e vesícula no Hospital João Câncio Fernandes.

Leia Também:  Após muita reclamação, ambulatório do Pronto Socorro volta a ser fechado

O feriado prolongado – Dia da Amazônia e Independência do Brasil – está sendo aproveitado para a realização de mais cirurgias. “Essa é uma ação que só temos que agradecer. Como gestor da unidade, recebemos essa equipe de médicos com muita satisfação porque nós, que estamos no interior, temos a dimensão da importância que é esse mutirão para a saúde pública”, explica Michael Kelles, diretor do hospital de Sena Madureira.

Gratidão

Mas satisfação mesmo tem quem já passou pela cirurgia e se recupera em casa, sem ter precisado se ausentar de seu município. Um desses pacientes é o professor Raimundo Borges de Oliveira, que fez as duas cirurgias – hérnia e vesícula – de uma vez. Aos 45 anos, ele, que  sentia dores insuportáveis no peito e nas costas, elogia o mutirão. “Eu sentia dores em várias partes do corpo e agora estou aqui, me recuperando na minha casa, deitado na minha rede. Se tivesse que ir pra Rio Branco ia ser muito difícil, já que não tenho parentes e não conheço quase ninguém por lá.”

Leia Também:  Hosmac aborda importância dos cuidados com a saúde mental em programação voltada para pacientes

No bairro do 2º Distrito, em Sena Madureira, quem também se recupera bem de uma cirurgia de hérnia é Francisco de Souza, 47 anos. Vivendo da agricultura familiar e da pesca, a doença o impedia de trabalhar e já prejudicava o orçamento familiar. Depois do procedimento cirúrgico, ele só pensa em voltar ao trabalho o mais rápido possível. “Eu só tenho coisa boa para falar desse pessoal que veio fazer essas cirurgias aqui em Sena. Estou em casa esperando me recuperar e voltar ao trabalho”, diz.

A expectativa é de que sejam realizadas mais de 100 cirurgias em Sena Madureira.

“Essa é uma determinação do governador Tião Viana para que possamos usar a estrutura desses hospitais do interior e promover os mutirões, ampliando a oferta desse tipo de cirurgias. Nosso objetivo é sempre proporcionar mais conforto e comodidade aos pacientes. É preciso agradecer também aos profissionais que deixam suas casas e suas famílias em Rio Branco e vão aos municípios atender a população”, explica Rui Arruda, o secretário de Estado de Saúde.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeito Zequinha Lima leva atendimento médico e odontológico no Rio Liberdade

Publicados

em

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou dois dias de atendimento itinerante na Comunidade Itajubá, localizada no Rio Liberdade. Durante a ação, encerrada neste sábado, 4, dois médicos e dois dentistas realizaram 250 atendimentos na localidade. Houve ainda vacinação e entrega de medicamentos.

“Trouxemos os profissionais de saúde, vacinação e medicamentos para facilitar a vida de quem mora aqui na comunidade”, destacou o Secretário Municipal de Saúde, Áureo Neto.

O morador Antônio Bartolomeu agradeceu a equipe por levar ações de saúde básica mensalmente para a comunidade o que vem facilita a vida dos moradores locais. “Está sendo muito bom não só pra mim mas para toda a comunidade porque os profissionais estão vindo. A equipe sempre está presente aqui no local e eu só tenho que agradecer”, disse.

O prefeito Zequinha Lima e o Deputado Estadual, André Vale, acompanharam a ação.

“Estamos realizando um trabalho intenso aqui no Rio Liberdade. A cada trinta dias nossa equipe de saúde está percorrendo a comunidade oferecendo atendimentos para os moradores, afinal, ninguém vai conseguir trabalhar se não tiver com saúde. Em breve estaremos aqui na comunidade reformando o Posto de Saúde dos Periquitos para que possamos oferecer uma condição melhor para as pessoas que precisam daquela unidade”, disse o prefeito Zequinha Lima.

Leia Também:  Hosmac aborda importância dos cuidados com a saúde mental em programação voltada para pacientes

“Eu já tinha vindo aqui em outra oportunidade visitando as comunidades. No ano passado pude ver de perto a realidade, aloquei uma emenda que será executada aqui em no máximo 60 dias ou 90 dias, de R$ 200 mil para aquisição de produtos agrícolas. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer esse excelente trabalho que o prefeito Zequinha Lima vem realizando aqui na localidade em várias áreas, como na saúde e na produção ”, disse o deputado estadual André Vale.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA