RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Dois dos sete juízes da corte do TRE votam pela cassação da chapa de Ilderlei Cordeiro

Na audiência anterior a juíza Olívia Ribeiro pediu vistas do processo. Na audiência de hoje, ele votou pela procedência da denúncia.

Publicados

Política

Na audiência anterior a juíza Olívia Ribeiro pediu vistas do processo. Na audiência de hoje, ele votou pela procedência da denúncia.

Em julgamento iniciado nesta terça-feira (5) pela corte do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TREAC), a chapa do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro e de seu vice Zequinha Lima, ambos do Progressistas, recebeu dois votos pela condenação e consequente cassação dos mandatos no processo em que os dois são acusados de abuso de poder econômico no caso da compra apoio de um candidato a vereador pelo PSDB durante a campanha das eleições 2016.

O julgamento em segunda instância acontece após a chapa ser absolvia em primeira instância pela juíza Adamárcia Machado, que considerou improcedente a denúncia e desqualificou o áudio que teria sido gravado sem autorização da Justiça e foi apresentado como prova no processo. Na gravação, Ilderlei Cordeiro estaria negociando a desistência de um candidato a vereador do PSDB, que na ocasião lançou a candidatura de Henrique Afonso à prefeitura de Cruzeiro do Sul.

Leia Também:  Pensaram que o PT estava morto. Aí veio Fernando Haddad...

O relator do processo, o juiz Marcelo Badaró votou pela procedência da denúncia e abuso de poder econômico, a juíza Olívia Ribeiro acompanhou o voto, mas o julgamento foi suspenso mais uma vez, após o pedidos de vistas da juíza Carolynne Macêdo, que vai analizar os autos. Ainda não há data para continuação do julgamento. Caso mais dois juízes votem pela condenação, Ilderlei Cordeiro e Zequinha Lima poderão perder o mandato de prefeito e vice respectivamente.

Caso aconteça a condenação na corte do TRE, vale lembrar que a chapa eleita nas últimas eleições municipais ainda poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para reforma a sentença. De acordo com as novas regras, caso a chapa de Ilderlei e Zequinha Lima seja cassada, novas eleições só serão realizadas após o trânsito em julgado da ação. Neste cenário, quem assume o Executivo é o presidente da Câmara de Vereadores do município de Cruzeiro do Sul.

3 de Julho Entrevistas 3ª Edição

Veja a entrevista com o Presidente da Câmara de Vereadores de Brasileia, Rogério Pontes que conta um pouco sobre sua trajetória política e sobre os trabalhos do Poder Legislativo. Curta a nossa página do Facebook e se inscreva no nosso canal do YouTube e lembre-se de clicar no sininho, assim você estará ativando as notificações e terá mais facilidade de acessas nossos conteúdos.

Leia Também:  Presidente da Aleac, Nicolau Júnior, suspende sessão para dialogar com servidores da Saúde

Por Ray Melo / ac24horas

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Presidente da Aleac, Luiz Gonzaga, recebe visita do embaixador da IMBRICS+ Peru para estreitar relações comerciais entre os dois países

Publicados

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gobzaga, recebeu nesta terça-feira (30) em seu gabinete a visita do embaixador da IMBRICS+ no Peru, Walter Heredía Martínez, para tratar sobre as relacões comerciais entre o Acre e o país da América do Sul.

A IMBRICS+ é um grupo de cooperação econômica formado pelos países emergentes com as melhores taxas de crescimento. Walter Heredía veio ao Acre para tratar pessoalmente com o presidente da Aleac e representantes do governo do Estado estratégias de cooperação comercial entre o estado e os países vizinhos.

O presidente Luiz Gonzaga destacou a importância da reunião para consolidadar as parcerias comerciais entre o Acre e o Peru.

“Quero agradecer a visita do embaixador Walter e a reunião serviu para concretizarmos esse comércio bilateral entre Brasil e Peru. Precisamos firmar compromissos tanto do governo Acre como o peruano. Com isso vamos resolver os gargalos que ainda atrapalham esse comércio. Existem gargalos na malha aérea e nas alfândegas e precisamos resolver isso”, disse Gonzaga.

Gonzaga afirmou ainda que o embaixador peruano vai se reunir ainda hoje com representantes do governo do Acre para definir estratégias de execução dos compromissos firmados durante reunião na Aleac.

Leia Também:  Cadê o salário do povo Zum? Servidores de Assis Brasil ainda não receberam mês de dezembro

“O papel da Aleac foi fazer essa ponte entre os governos do Acre e peruano. Hoje ainda terá uma reunião com os secretários de Estado do Planejamento, Fazenda e Casa Civil para os dois governos assumirem esses compromissos que visa o fortalecimento da economia acreana”, concluiu.

O embaixador Walter agradeceu ao presidente Gonzaga por ter intermediado a reunião entre o governo peruano, Aleac e secretarias de Estado e afirmou que o Acre e Peru tem interesses em comum em uma aproximação comercial.

“Quero agradecer ao presidente Luiz Gonzaga por ter intermediador essa importante reunião com representantes do governo acreano. Tanto o Acre como essa região do Peru temos muitos produtos que nos permitem trabalhar de maneira conjunta. Tratamos de assuntos que vão nos ajudar a destravar o intercâmbio comercial entre os dois países e impulsionar o turismo nessas regiões. O Acre é uma importante rota comercial e o Peru tem grande interesse em comprar produtos acreanos, disse o embaixador.

Participaram também da reunião o secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, o sócio da Dom Porquito, Paulo Santoyo, representando os empresários acreanos, além de representantes de outras secretarias do Estado.

Leia Também:  Deputado Manoel Morais e César Messias travam disputa acirrada para saber quem manda no PSB

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA