RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Em primeiro mês de Governo Gladson Cameli, desmatamento no Acre cresce 1%

O Acre continua registrando aumento sucessivo em suas áreas de floresta desmatada. O plantio do grão é apontado como um dos principais indutores do desmatamento na Amazônia. FÁBIO PONTE, DO NOTÍCIAS DA HORA

Publicados

Política

O Acre continua registrando aumento sucessivo em suas áreas de floresta desmatada. O plantio do grão é apontado como um dos principais indutores do desmatamento na Amazônia.

Após ter sido detectado um aumento de 80% do desmatamento em 2018 na comparação com 2017, este índice cresceu apenas 1% em janeiro último, em cotejo com igual período do ano passado. É o que mostra a mais recente análise feita pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

O crescimento de 1% acontece no primeiro mês do governo Gladson Cameli (PP), que tem como seu principal discurso para o setor econômico do estado a expansão do agronegócio, em particular pelo avanço das áreas de cultivo de soja. 

O discurso do novo governo acreano, também é reforçado com a flexibilização das regras de licenciamento ambiental, e até a anistia de multas aplicadas pelo órgão estadual de fiscalização ambiental, o Imac.

De acordo com o estudo do Imazon, 67% do desmatamento registrado em toda a Amazônia ocorreu em áreas particulares. A análise aponta que entre agosto de 2018 e janeiro último, o Acre registrou 120 km2 de área desmatada – elevação de 118% quando se comparado com o período de agosto de 2017 a janeiro de 2018.

Leia Também:  Por inadimplência,16 município do acre pode não receber o repasses do FPM

Foi a segunda maior elevação, atrás apenas do Amazonas (127%).

Com Informação de Fabio Pontes / noticias da Hora

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Presidente da Aleac, Luiz Gonzaga, recebe visita do embaixador da IMBRICS+ Peru para estreitar relações comerciais entre os dois países

Publicados

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gobzaga, recebeu nesta terça-feira (30) em seu gabinete a visita do embaixador da IMBRICS+ no Peru, Walter Heredía Martínez, para tratar sobre as relacões comerciais entre o Acre e o país da América do Sul.

A IMBRICS+ é um grupo de cooperação econômica formado pelos países emergentes com as melhores taxas de crescimento. Walter Heredía veio ao Acre para tratar pessoalmente com o presidente da Aleac e representantes do governo do Estado estratégias de cooperação comercial entre o estado e os países vizinhos.

O presidente Luiz Gonzaga destacou a importância da reunião para consolidadar as parcerias comerciais entre o Acre e o Peru.

“Quero agradecer a visita do embaixador Walter e a reunião serviu para concretizarmos esse comércio bilateral entre Brasil e Peru. Precisamos firmar compromissos tanto do governo Acre como o peruano. Com isso vamos resolver os gargalos que ainda atrapalham esse comércio. Existem gargalos na malha aérea e nas alfândegas e precisamos resolver isso”, disse Gonzaga.

Gonzaga afirmou ainda que o embaixador peruano vai se reunir ainda hoje com representantes do governo do Acre para definir estratégias de execução dos compromissos firmados durante reunião na Aleac.

Leia Também:  Brasileia e Epitaciolândia entram na reta final do analfabetismo

“O papel da Aleac foi fazer essa ponte entre os governos do Acre e peruano. Hoje ainda terá uma reunião com os secretários de Estado do Planejamento, Fazenda e Casa Civil para os dois governos assumirem esses compromissos que visa o fortalecimento da economia acreana”, concluiu.

O embaixador Walter agradeceu ao presidente Gonzaga por ter intermediado a reunião entre o governo peruano, Aleac e secretarias de Estado e afirmou que o Acre e Peru tem interesses em comum em uma aproximação comercial.

“Quero agradecer ao presidente Luiz Gonzaga por ter intermediador essa importante reunião com representantes do governo acreano. Tanto o Acre como essa região do Peru temos muitos produtos que nos permitem trabalhar de maneira conjunta. Tratamos de assuntos que vão nos ajudar a destravar o intercâmbio comercial entre os dois países e impulsionar o turismo nessas regiões. O Acre é uma importante rota comercial e o Peru tem grande interesse em comprar produtos acreanos, disse o embaixador.

Participaram também da reunião o secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, o sócio da Dom Porquito, Paulo Santoyo, representando os empresários acreanos, além de representantes de outras secretarias do Estado.

Leia Também:  Prefeito Jailson Amorim recebe visita de esportista rodriguesalvense lutador de MMA

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA