RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Comissão se reúne com promotor para ver caso dos estudantes de medicina

Membros de Comissão Mista se reúnem com promotor para analisar caso de estudantes que cursam medicina e buscam internato no Acre

Publicados

Política

Membros de Comissão Mista se reúnem com promotor para analisar caso de estudantes que cursam medicina e buscam internato no Acre

ALEACRE

Membros da Comissão Mista formada pelas Comissões de Constituição e Justiça e Saúde e Educação se reuniram na manhã desta quinta-feira, 26, om o promotor Gláucio Ney Shiroma Oshiro, titular da Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, para tratar do caso dos estudantes acreanos que cursam medicina na Bolívia, Paraguai e Argentina e buscam autorização para realização do curso de internato nas unidades de saúde do Estado.

Além dos deputados, participou também do encontro o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Marcos Vinícius.

Na ocasião o promotor explicou para os deputados que não existe no momento a possibilidade dos estudantes de medicina da Bolívia, Paraguai e Argentina realizarem o curso de internato nos hospitais do Acre. Ele demonstrou preocupação com o caso afirmando que alguns estudantes de medicina de universidades estrangeiras estariam frequentando unidades de saúde para efeito de estágio curricular sem autorização.

Leia Também:  Cadeia Nele! Secretário-adjunto do prefeito Zequinha Lima é conduzido pela Polícia Federal após denúncia de uso indevido de combustível

“Eu desconheço qualquer tipo de convênio firmado com unidades de saúde que garantam legalmente que esses estudantes realizem o curso de internato no Estado. Essa prática é totalmente ilegal, portanto não pode de forma alguma acontecer”, afirmou.

O promotor informou que enviou um documento para o Conselho Nacional de Educação na tentativa de solucionar o caso. “Ele é o órgão que faz as deliberações finais a respeito deste caso, entrei em contato com eles e eles me deram um prazo de trinta dias para se posicionar”, complementou.

Gláucio Shiroma se colocou à disposição dos acadêmicos, mas disse que até o momento não foi procurado pelos alunos. “O MP jamais fechará as portas para os estudantes, minha sala está de portas abertas para esclarecer qualquer tipo de dúvidas que eles tenham com relação ao assunto”, garantiu.

Para o presidente do CRM, Marcos Vinicius, não há como o Conselho de Medicina compactuar com uma ação ilegal. “Não temos como compactuar com algo ilegal, se apoiarmos a realização do internato desses estudantes nos hospitais do Estado poderemos ser penalizados, nós jamais faríamos isso”, disse.

Leia Também:  Tião Viana reúne médicos e discute necessidade de mudanças na saúde

O representante da comissão dos alunos estrangeiros, Jesus Pinheiro, informou que os estudantes irão aguardar a resposta do Conselho Nacional de Educação. “O MP enviou um documento explicando nossa situação, o que nos resta por hora é esperar e torcer para que o Conselho se posicione a nosso favor”, afirmou.

Em reunião realizada com os acadêmicos os deputados reafirmaram o apoio e garantiram que iriam buscar diálogo com diretores das faculdades de medicina da Bolívia no intuito de resolver a problemática.

Mircléia Magalhães Agência Aleac

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Com a presença do prefeito Jerry, Câmara de Vereadores de Assis Brasil realiza 1ª sessão solene de 2024 e homenageia sete moradores

Publicados

em

Veja o vídeo:

A Câmara Municipal de Assis Brasil, sob o comando do presidente Wendell Marques, teve a sua participação nas programações em alusão ao aniversário do 48º aniversário de emancipação política administrativa. Nesta sexta-feira (17), após o desfile cívico militar, a Câmara de Vereadores realizou a 1ª sessão solene do ano de 2024, ocasião em que homenageou importantes moradores para a sociedade.

O prefeito do município, Jerry Correia, esteve participando da sessão para prestigiar o trabalhos do legislativo e reconhecer que de fato os sete nomes receberam justa homenagem no que diz respeito aos interesses do município. Além dele participou também o prefeito das cidades de: São Lourenço, Ibéria e Iñapari, o Sr. Rubens Dário Copa. 

Ao todos, sete pessoas receberam homenagens por parte dos vereadores do município, ocasião em que foram destacados a importância que cada um dos homenageados tiveram em meio a sociedade assis-brasiliense por meio de seus relevantes serviços prestados à população.

O primeiro homenageado foi o senhor Francisco Claudino Bessa, mais conhecido como Chico Bessa, empresário no ramo da confecção de cerâmica do município de Assis Brasil e recebeu uma  Moção Honrosa de Reconhecimento

Leia Também:  Deputada Leila Galvão pede contratação de profissionais de saúde para hospital de Brasiléia

Já os demais homenageados receberam o Título de Cidadão Honorário Assis-brasiliense, pois apesar de não serem nascidos no município de Assis Brasil, vieram e prestaram ser serviços para esta sociedade e desde então permaneceram até a presente data. Os que receberam o Título de Cidadão Honorário Assis-brasiliense são:

José Henrique Pereira, mais conhecido como Zé Pereira, empresário que foi e ainda permanece sendo de grande importância para o desenvolvimento do Município de Assis Brasil;

Pr. Claudenir Feliciano de Sousa, Pastor Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Município de Assis Brasil;

Pr. Erinaldo Silva e Silva, Pastor Presidente da Igreja da Paz Church no Município de Assis Brasil;

Yasnaia Polyana Gvozdanovic da Silva, Biomédica da Unidade Mista de Saúde do Município de Assis Brasil;

Hamilton Ezequiel de Souza Neto, Gerente de Varejo da Caixa Econômica Federal do Município de Assis Brasil;

Elizangela Gonçalves de Paula, Professora do quadro efetivo do município de Assis Brasil.

Por fim, após as homenagens, o prefeito Jerry recebeu uma honraria da autoridade peruana em virtude da boa relação diplomática entre os países,. Em seguida, foi entregue ao prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, uma medalha que foi entregue pela autoridade peruana, Dr. Rubens.

Leia Também:  Vereador é preso e condenado a seis anos de prisão por assédio em Manoel Urbano

Veja o vídeo:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA