RIO BRANCO

Política

Comissão se reúne com promotor para ver caso dos estudantes de medicina

Membros de Comissão Mista se reúnem com promotor para analisar caso de estudantes que cursam medicina e buscam internato no Acre

Publicados

Política

Membros de Comissão Mista se reúnem com promotor para analisar caso de estudantes que cursam medicina e buscam internato no Acre

ALEACRE

Membros da Comissão Mista formada pelas Comissões de Constituição e Justiça e Saúde e Educação se reuniram na manhã desta quinta-feira, 26, om o promotor Gláucio Ney Shiroma Oshiro, titular da Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, para tratar do caso dos estudantes acreanos que cursam medicina na Bolívia, Paraguai e Argentina e buscam autorização para realização do curso de internato nas unidades de saúde do Estado.

Além dos deputados, participou também do encontro o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Marcos Vinícius.

Na ocasião o promotor explicou para os deputados que não existe no momento a possibilidade dos estudantes de medicina da Bolívia, Paraguai e Argentina realizarem o curso de internato nos hospitais do Acre. Ele demonstrou preocupação com o caso afirmando que alguns estudantes de medicina de universidades estrangeiras estariam frequentando unidades de saúde para efeito de estágio curricular sem autorização.

Leia Também:  Prefeitura de Brasiléia realiza atividades alusivas à páscoa no Centro dos Idosos

“Eu desconheço qualquer tipo de convênio firmado com unidades de saúde que garantam legalmente que esses estudantes realizem o curso de internato no Estado. Essa prática é totalmente ilegal, portanto não pode de forma alguma acontecer”, afirmou.

O promotor informou que enviou um documento para o Conselho Nacional de Educação na tentativa de solucionar o caso. “Ele é o órgão que faz as deliberações finais a respeito deste caso, entrei em contato com eles e eles me deram um prazo de trinta dias para se posicionar”, complementou.

Gláucio Shiroma se colocou à disposição dos acadêmicos, mas disse que até o momento não foi procurado pelos alunos. “O MP jamais fechará as portas para os estudantes, minha sala está de portas abertas para esclarecer qualquer tipo de dúvidas que eles tenham com relação ao assunto”, garantiu.

Para o presidente do CRM, Marcos Vinicius, não há como o Conselho de Medicina compactuar com uma ação ilegal. “Não temos como compactuar com algo ilegal, se apoiarmos a realização do internato desses estudantes nos hospitais do Estado poderemos ser penalizados, nós jamais faríamos isso”, disse.

Leia Também:  “Fujão e atrapalhado”: o Prefeito de Assis Brasil Dr. Betinho

O representante da comissão dos alunos estrangeiros, Jesus Pinheiro, informou que os estudantes irão aguardar a resposta do Conselho Nacional de Educação. “O MP enviou um documento explicando nossa situação, o que nos resta por hora é esperar e torcer para que o Conselho se posicione a nosso favor”, afirmou.

Em reunião realizada com os acadêmicos os deputados reafirmaram o apoio e garantiram que iriam buscar diálogo com diretores das faculdades de medicina da Bolívia no intuito de resolver a problemática.

Mircléia Magalhães Agência Aleac

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Se Gladson mudar de local a maternidade de Tarauacá, nós retornaremos disse Jenilson Leite, pré-candidato ao governo do Acre

Publicados

em

Na sessão desta terça-feira, 26, o deputado estadual e médico Jenilson Leite (PSB), declarou que caso o governador Gladson Cameli conclua a transferência da Maternidade Ethel Muriel Guedes, localizada no centro da cidade, para o Hospital Dr. Sansão Gomes, distante 2 km do centro, ele retornará com a maternidade para o centro e construirá um prédio novo.

Jenilson que é pré-candidato ao governo do Acre e presidente em exercício, recebeu na Casa, junto com outros deputados, uma comitiva de 8 vereadores do município, onde eles pedem apoio aos deputados para que essa transferência não seja feita, “Nós recebemos estes vereadores, pois eles estão trazendo uma demanda da população que decidiu pela não mudança do maternidade para o hospital”, disse.

“Grande parte das pessoas que são atendidas ficam nos bairros mais simples e perto da maternidade e levando a unidade para perto do hospital vai causar transtorno, devido o acesso pelas ruas esburacadas, por isso deixamos claro que caso o governador Gladson tire a Maternidade Ethel Muriel Guedes de onde ela está e não devolva para um prédio novo no mesmo local, nós devolveremos quando nós assumirmos o Governo do Acre”, disse Jenilson.

Leia Também:  Com mecanização agrícola, Prefeitura de Cruzeiro do Sul leva melhorias para produtores

Estiveram reunidos os vereadores Arife Rego, Manoel Monteiro, Zé Prego, Irmão Carlinhos, Gleiciane, Pedro Claver, Dikin e Veinha do Valmar. Os vereadores trazem em mãos um abaixo-assinado, onde já entregaram na Casa Civil e Secretaria de Saúde.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Vereadora Neiva Badotti – “Não me manda recado, mais! Este tipo de recado é de quem deve, é de quem está com medo, eu vou continuar fiscalizando, denunciando doa a quem doer. Eu tenho certeza que essas denuncias não vão passar despercebidas, eu confio plenamente no Poder Judiciário na Policia Federal que não vão usar dois pesos e duas medidas para ninguém. Ninguém está acima da Lei, nem a senhora prefeita, nem o Governo do Estado e nem o presidente da República interfere na PF, não me mande mais recado!!”, concluiu a parlamentar.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Leia Também:  Brasileia sai na frente ao inaugurar a mostra itinerante da Viver Ciência

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA