RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Crica

Coluna do Crica

A Câmara Municipal de Brasiléia sofrerá mudanças na sua composição. Em sessão realizada ontem o Tribunal Regional Eleitoral do Acre confirmou na maioria dos seus votos a garantia da cassação do vereador Mario Jorge Fiesca (PMDB), que já tinha sido condenado à perda do mandato em primeira instância. O julgamento não se encerrou ontem porque o Juiz Marcelo Coelho pediu vistas do processo, mas mesmo que vote contrário já será voto vencido.

Publicados

Crica

Daniel Zen será o novo presidente do PT no Acre

Não será mais o militante Cesário Braga o novo presidente do PT, mas sim o deputado Daniel Zen (PT) – foto – que acabou por ser convencido pela cúpula petista a aceitar a missão, que antes tinha descartado por ser o líder do PT, na Assembléia Legislativa, o que tomaria muito o seu tempo. O governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre estiveram à frente das conversas com Zen. As tratativas aconteceram por todo dia de ontem e foi vazado à coluna por um vereador petista ligado ao prefeito Marcus. Daniel Zen é um dos quadros mais preparados do PT, uma das gratas surpresas políticas desta legislatura na Aleac e é do diálogo. Cesário estará na linha de frente auxiliando em qualquer missão. A construção, segundo a fonte, não criará nenhum racha no partido, porque foi uma decisão de consenso e não comportou reação negativa.

Atirou na paca e acertou na cotia

A oposição na “CPI do Transporte Coletivo”, em andamento na Câmara Municipal de Rio Branco, está naquela de ter atirado na paca e acertado na cotia. A justiça deu o direito do vereador Emerson Jarude (PSL) integrar a CPI, mas determinou que, a mesa diretora exclua um dos membros para a composição ficar sem um vereador a mais. Terá que ser sacado o vereador Roberto Duarte (PMDB) ou o vereador N. Lima (DEM). A vitória de Jarude (foto) era esperada por estar amparada no Regimento Interno da Casa. A confusão tende a ser maior, o vereador Roberto Duarte (PMDB) promete acionar a justiça se for sacado, sob o argumento da “tradição” de que, o autor de uma CPI, naturalmente, tem que integrar a comissão processante. Este é um tipo de confusão que somente favorece a bancada do prefeito Marcus Alexandre, que assiste de camarote.

Teria que chutar o balde

O deputado federal Alan Rick (PRB) tem oito cargos no governo, inclusive, a sua mulher numa função de confiança na Secretaria de Saúde. Sem falar dos cargos da PMRB. Se for para a oposição é do meado do próximo ano em diante, para não perder os espaços conquistados.

Não é fácil

Por isso não é fácil para o deputado federal Alan Rick (PRB) largar os cargos este ano. A oposição terá que ter paciência e esperar até 2018 se quiser tê-lo na sua chapa a Federal.

Comissão fechada

O que a coluna tinha antecipado de que, o senador Gladson Cameli (PP) teria no seu entorno mais próximo um grupo de políticos experientes para discutir a campanha, começa se cristalizar hoje pela manhã, quando recebe para uma conversa o ex-deputado federal Osmir Lima. Será um grupo pequeno formado pelos ex-deputados federais Alércio Dias, João Correia, ex-deputado José Bestene e o ex-deputado federal Osmir Lima, todos com larga experiência em campanhas.

TRE confirma cassação de vereador do PMDB

A Câmara Municipal de Brasiléia sofrerá mudanças na sua composição. Em sessão realizada ontem o Tribunal Regional Eleitoral do Acre confirmou na maioria dos seus votos a garantia da cassação do vereador Mario Jorge Fiesca (PMDB), que já tinha sido condenado à perda do mandato em primeira instância. O julgamento não se encerrou ontem porque o Juiz Marcelo Coelho pediu vistas do processo, mas mesmo que vote contrário já será voto vencido.

Compra de votos, a causa

Mario Jorge foi acusado de compra de votos durante a última eleição municipal. Na sua vaga deverá assumir o primeiro suplente Valadares Neto (PMDB). A base da prefeita Fernanda Hassem na Câmara Municipal não será alterada, já que o vereador Mario Jorge (PMDB) também era oposição. O desfecho da votação deve acontecer na próxima sessão do TRE.

Leia Também:  Coluna do Crica

“Capiroto” paga pedágio em Assis Brasil

A situação em Assis Brasil chegou a um ponto de que se até se o “Capiroto” quiser andar em alguns bairros de noite terá de pagar pedágio. Principalmente, se transitar pelo bairro “Bela Vista”. E para completar o deputado Nelson Sales (PV) trouxe ainda a informação que só tem Delegado de Polícia duas vezes por semana e faltam carros e policiais. Tá tudo lascado!

Não leve a bolsa

A situação chegou a um ponto insuportável que até a deputada mais governista da Aleac, Leila Galvão (PT), denunciou o descaso e está organizando uma Audiência Pública, no município, para discutir a Segurança. Não faça a reunião de noite. Se fizer, deixe a bolsa em casa. É de se perguntar como é que uma cidade tão minúscula como Assis Brasil, é tão violenta?

Isso pode, Arnaldo?

Dirigente de um partido nanico reclamou ontem comigo que, mesmo tendo um vereador vive sendo postergado na indicação de uma diretoria para o governo, enquanto um influente Pastor evangélico tem mais de 60 cargos de confiança entre PMRB e Governo. Isso pode, Arnaldo?

Ficando fora de órbita

O presidente do PDT, Luiz Tchê, anda fora de órbita. Danou-se a convidar todo mundo para ser candidato a governador pelo PT. Recebeu um novo “não”, desta feita do secretário de Segurança, Emylson Farias. Por que o próprio Luiz Tchê não se candidata? Acabaria a procura.

Experiência amarga

O governador Tião Viana vai viver depois da eleição do próximo ano a experiência amarga que é natural para quem ocupa o cargo por tanto tempo e cria muitas arestas: o pouco caso. Uma das máximas da política é que, os amigos do poder somem no ocaso como fumaça de cigarro.

Cortem-lhe, a cabeça!

O deputado Heitor Junior (PDT) pediu ontem em discurso na tribuna da Aleac a cabeça da Superintendente da FUNDHACRE, Juliana Quinteiro. O argumento é que não atende pedido de deputados e quando questionada na sua pasta transfere responsabilidade a terceiros. Não poderia dialogar primeiro? Conversando é que se chega à convergência. Há pontos que um gestor não pode resolver por fugir á sua alçada.

Aumentar a agonia

O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) deve ter a visão que o máximo que vai conseguir com o pedido do MP para que os demitidos da Saúde retornem aos cargos para primeiro responderem processo administrativo, só vai aumentar a agonia. Terminada a defesa perdem os cargos. Por isso não aponte essa abertura para uma defesa como uma vitória.

A questão é jurídica

É que questão dos servidores da Saúde demitidos é jurídica, ocupavam cargos por vários anos sem concurso público e o governo foi empurrando com a barriga até aonde conseguiu.

Cantado na coluna

Cantei como ponto pacífico que o vereador Emerson Jarude (PSL) ganharia na justiça o direito de participar da “CPI do Transporte Público”, porque estava amparado no Regimento Interno. E foi o que aconteceu. A sua entrada na CPI deixa a oposição está sacramentada.

Nada confirmado

O médico Carlos Beirute não foi empossado na presidência do PSC, como chegou a ser noticiado. Houve apenas uma consulta via o senador Sérgio Petecão (PSD) para saber se toparia ficar na presidência regional da sigla. Mas não aconteceu nenhuma formalização.

Leia Também:  Coluna do Crica

Excelente nome

Mas se a ida de Carlos Beirute para a presidência regional do PSC, se confirmar, ganhará o partido, que no Acre existe apenas no nome, sem nenhuma influência no cenário político.

CPI sem ranço

Até ontem não tinha chegado na mesa diretora da ALEAC a decisão do Tribunal de Justiça do Acre que determina a criação da “CPI da SEHAB”. O deputado Gehlen Diniz (PP), autor do pedido, promete uma CPI com muito rigor, mas sem a conotação da perseguição política.

Muito a ser descoberto

Para o deputado Gehlen Diniz (PP) a CPI deve trabalhar e esclarecer fatos que ainda estão nebulosos. “Há muito ainda a ser descoberto”, anteviu o parlamentar do PP.

Coincidência, ou por querer?

Vejo uma declaração da vereadora Lene Petecão (PSD) falando do dia do tratamento bipolar e aparece na foto com o deputado federal Major Rocha (PSDB). Por querer ou coincidência?

Belos projetos

O deputado Daniel Zen (PPT) destacou ontem dois belos projetos do governo estadual, o “Quero Ler”, com previsão de alfabetizar 40 mil alunos; e o do “Centro de Línguas”. Dois projetos mal divulgados pelo sistema de comunicação estadual, mais de muita valia.

Calou o Jonas

O deputado Jonas Lima (PT) tem feito uma cruzada contra a terceirização. Mas ontem teve que ficar calado quando, a deputada Eliane Sinhasique citou um recente Pregão do governo para contratar terceirizados para a Secretaria de Educação. Casa de ferreiro, espeto de pau!

Meditando no mosteiro

Não pude saber do deputado Luiz Gonzaga (PSDB) quando dará entrada na “CPI da BR-364”, porque estava ontem incomunicável, num mosteiro indiano fazendo a sua tradicional meditação anual. Gonzaga é um dos mestres da União do Vegetal, no Vale do Juruá. Gonzaga é zen.

Que diferença!

O senador Jorge Viana (PT), ao sair do governo deixou o acesso ao aeroporto um cartão de visitas com pista dupla, iluminado, asfalto sem buracos ao longo do trajeto. Hoje, um bom trecho emendou um buraco no outro e em boa parte não existe mais iluminação pública.

Jogo de empurra

E ficam naquele jogo de empurra na base que o filho é teu entre DERACRE e DNIT. E o problema somente se agrava a cada dia que passa. O Jorge Viana deve se contorcer quando passa pelo trecho. E com razão!

Inauguração indefinida

O deputado Antonio Pedro (DEM) não dá trégua quando se trata de cobrar o governo por problemas em Xapuri e Brasiléia. Ainda ontem se dizia sem esperança de ver a obra do Hospital de Brasiléia concluída este ano e funcionando em toda a sua plenitude.

Lava-Jato, quebra o discurso dos críticos

A choradeira dos petistas era de que a Lava-jato com o Juiz Sérgio Moro de protagonista, focava apenas em atingir o ex-presidente Lula, hoje réu em vários processos. A fisgada no senador Aécio neves (PSDB), um dos ícones do tucanato, na delação da ODEBRECHT, que virou até capa da VEJA esta semana, com várias acusações de atos de corrupção, quebra de vez o discurso do PT que a Lava-Jato estava montada para perseguir o partido. A questão é que ninguém está acima da Lei, seja petista, tucano, comunista, peemedebista e etc. E se nada tivesse contra eles, por certo não estariam sendo citados, quanto mais enrolados até o pescoço com acusações de falcatruas. A Lava-Jato merece ser apoiada por todos brasileiros.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  Coluna do Crica

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Coluna do Crica

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA