SGA homenageia equipe de estagiários por conquista de Prêmio Iel 2018

Foi o dia de gestores e estagiários que compõem a gestão pública se confraternizarem em comemoração à conquista.

Recentemente a Secretaria da Gestão Administrativa (SGA) recebeu do Instituto Euvaldo Lodi (Iel) o Prêmio de Estágio edição 2018 na categoria Empresa Destaque, por meio do Programa Bolsa Estágio, executado pelo governo do Estado. 

Desde a implantação do programa no estado em 2016, o governo já realizou a convocação de mais de 800 estudantes. “Cada um tem o sonho e a vontade de fazer e foi nesse sentido que o governo implantou uma política pública pensada para ser um diferencial de inclusão social, uma oportunidade para o jovem que está no ensino médio, para o jovem que está na universidade”, explicou a gestora da SGA Sawana Carvalho.

Essa foi a primeira vez que a instituição realizou a inscrição no prêmio, que tem o objetivo de reconhecer as boas práticas e políticas afirmativas desenvolvidas pelos estados. “Vencemos e isso significa que estamos sendo um modelo para o Brasil, o que nos traz fortalecimento das nossas políticas públicas”, acrescenta.

Oportunidade para todos

O programa funciona como um banco de dados para as repartições públicas e contempla estudantes dos ensinos médio e superior.

Aos 69 anos, a acadêmica de Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (Ufac), Ivete de Souza, foi uma das que aproveitou a oportunidade das portas abertas.

Atualmente ela participa da Rede de Humanização do Estado e contribui com a melhoria na prestação de serviços públicos ao cidadão. Sempre trabalhou na área de artes teatrais, chegando a aposentar-se em 2005. Segundo conta, não conseguiu ficar parada. “Me incentivaram a fazer o Enem e eu sempre tive o hábito de ler e ter livros em casa, por isso me arrisquei, mesmo achando que não daria certo competir com os jovens em plena atividade nos estudos. Mas deu certo e eu passei logo na primeira vez”, comenta.

Prestes a concluir a faculdade, a estagiária fala da satisfação em retornar ao trabalho por meio de um programa como esse. “É uma iniciativa que precisa ser levada adiante por beneficiar as pessoas com a oportunidade de trabalhar na área que elas gostam, tenho muita gratidão por isso”.

As seleções de estágio são públicas e mediadas pelo Iel.