RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Cultura

Se estivesse vivo, Wilson Pinheiro estaria completando 86 anos

Falar sobre Wilson de Souza Pinheiro é sempre um ato de grande responsabilidade, principalmente se levarmos em conta que sua história está fortemente na memória dos acreanos e principalmente em Brasileia.

Publicados

Cultura

Falar sobre Wilson de Souza Pinheiro é sempre um ato de grande responsabilidade, principalmente se levarmos em conta que sua história está fortemente na memória dos acreanos e principalmente em Brasileia.

Wilson-Pinheiro-Brasiléia-acre

No dia 21 de Julho de 2017 completará 37 anos da morte do seringueiro e sindicalista Wilson Pinheiro. Assassinado em 1980 a tiros enquanto lutava por dezenas de milhares de seringueiros e pequenos agricultores acreanos.

Se hoje o Sindicalista Wilson Souza Pinheiro estivese vivo hoje estaria completando 86 anos de muita bravura, o sindicalista foi exemplo durante sua vida inteira.

Wilson Pinheiro conseguiu transformar o Sindicato de Brasiléia, localizado no centro da cidade, num dos focos centrais de resistência dos trabalhadores da floresta, contra os novos proprietários dos seringais vindos dos estados do Centro-Sul.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia foi assassinado no dia 21 de julho de 1980 no Sindicado dos Trabalhadores de Brasiléia.

Em 2008, a sede do sindicato foi transformada em um memorial, tributo ao sindicalista, onde se podia ter conhecimento sobre a luta e vida de Wilson.

Leia Também:  No AC 15 municípios correm o risco de perder transferências da União

Wilson

“Precisamente, o início da noite do dia 21 do mês de julho de 1980. Tudo era modesto na cidade de pouco mais de três mil habitantes (…)”.

Assim o pesquisador Francisco de Moura Pinheiro descreve o momento em que os quatro tiros disparados contra o sindicalista Wilson Pinheiro irromperam na silenciosa Brasiléia.

A vítima: “um homem alto, pele queimada pelo sol, mãos calejadas pelo ofício de seringueiro desde os primeiros anos de vida, apreciador de cigarros fortes, incansável na sua faina”.

O jeito manso, de poucas palavras, continha o poder de ação que fez história no movimento pelo direito à terra do povo acreano. 

(…) Como tantos outros moradores da região, WIlson Pinheiro estava jurado de morte por latifundiários

(…). Mas “Wilsão” decerto sentia-se seguro na sede de sua resistência, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia no qual ocupava o cargo de presidente em seu segundo mandato.

(…) Ali ele se encontrava quando três homens chegaram atirando contra os membros da diretoria sindical, acertando Wilson pelas costas, na nuca.

Leia Também:  Brasiléia: Acre Aves estará dobrado suas produção nos proximo meses

(…) O assassinato de Wilson Pinheiro gerou imediata onda de protestos.

(…) “Mataram o nosso presidente, mas não vão matar a nossa união”, diziam as faixas que acompanharam o cortejo fúnebre.

Memorial Wilson

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Segunda noite de Carnaval em Assis Brasil foi show de público com a banda Chicana, direto da Bahia

Publicados

em

Veja o vídeo:

Neste sábado (18), a segunda noite do carnaval fora de época do município de Assis Brasil, em comemoração ao 48º aniversário da cidade, foi um sucesso de público com a realização do show nacional mais esperado, a banda baiana Chicana que agitou a noite dos foliões.

Na oportunidade, o prefeito Jerry Correia e seu vice Reginaldo Martins marcaram presença para prestigiar a festa que reuniu foliões dos mais diferentes municípios do estado do Acre, tinha gente do Bujari, Rio Branco, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e até dos países vizinhos como Bolívia e Perú, inúmeros peruanos participaram das atividades comemorativas da cidade.

Vale ressaltar ainda que um grande número de povos originários da terra também se divertiram na segunda noite de folia em Assis Brasil. Este evento é uma realização da Prefeitura Municipal, em parceria com o governo do estado e SEBRAE.

Com relação às atrações culturais que estão marcando presença no evento estão: JQS & Novais, Ferdiney Rios, Banda Arregaçaê, Trio Furação, Vini Rodrigues, Sandra Melo e Adrieli Silva.

Leia Também:  Jovem é morto a tiros por suposta dívida da pirâmide financeira “Mandala”

Para o prefeito Jerry Correia, eventos como este é muito importante para o município, uma vez que aquece a economia local. “Estamos muito felizes em poder ver o nosso município atraindo tantas pessoas para festejar conosco essa linda festa que é o Carnavassis, Sem dúvidas essa noite entra para história com o Show da banda Chicana que veio nos alegrar com todo esse talento baiano”, concluiu o prefeito.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA