RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Moradores de Mâncio Lima, no interior do Acre, ficam mais de 8 horas sem energia elétrica

Consumidores alegam prejuízo durante noite de apagão. Galho de árvore caiu sobre a rede e prejudicou o serviço, diz Eletrobras.

Publicados

Geral

Consumidores alegam prejuízo durante noite de apagão. Galho de árvore caiu sobre a rede e prejudicou o serviço, diz Eletrobras.

Um apagão de energia elétrica, em Mâncio Lima, interior do Acre, deixou os moradores por mais de 8 horas no escuro e, além de uma noite de muito calor, os consumidores reclamam que tiveram prejuízos com o apagão. A queda no sistema da Eletrobras ocorreu por volta de meia-noite de sábado (5) e só foi restabelecido às 8h.

O apagão afetou praticamente todos os bairros da cidade e, assim que as luzes se apagaram, os moradores começaram a ligar para os números da Eletrobras à procura de informações, pois não houve nenhum aviso prévio por parte da empresa que o fornecimento seria suspenso. No entanto, não tiveram explicações para o ocorrido.

O radialista Fagner Nascimento conta que ficou com uma expectativa muito grande pelo restabelecimento do sistema, pois sua preocupação maior era com a segurança de sua família.

“Ficamos a noite toda sem saber de nada, não tivemos nenhuma nota explicando sobre a falta de energia e ficamos aqui à espera, preocupados devido à violência aqui no município que já acontece com a cidade estando com luz, imagine no escuro”, reclamou Nascimento.

Leia Também:  Após 3 anos em Brasiléia, Padre Gilberto se despede em missa marcada por emoção e homenagens

O servidor público Elson Filho, que mantém uma pequena criação de galinhas em seu quintal, disse que estava com mais de 100 ovos em uma chocadeira e, com a interrupção da energia, a incubação foi prejudicada. “Faltavam três dias para nascer os pintos e, como está gerando, com a falta de energia na chocadeira perde tudo, mas eu vou procurar a justiça na segunda-feira [7]”, disse Filho.

O fornecimento de energia para o município só foi reativado às 8h15 deste sábado. Os moradores reclamaram ainda que o apagão aumenta o risco de doenças como a malária e a dengue, já que a ação dos mosquitos que transmitem essas doenças se torna mais intensa em noite de escuridão.

“Já vivemos uma situação complicada com um grande número de casos de dengue e, sem energia, pode aumentar, pois os mosquitos invadem as casas”, disse o Nascimento.

O gerente da Eletrobras na região, Marcos Cavalcante, informou que um galho de árvore que caiu sobre a rede de energia no Centro da cidade provocou o apagão. Segundo ele, a empresa só tomou conhecimento às 5h12, quando foi registrada a ocorrência. Segundo Cavalcante, logo que teve conhecimento, uma equipe de plantão foi para o local e teve que cortar os galhos para resolveu o problema.

Leia Também:  Os intocáveis? O que é isso, delegados? Não quero tomar partido nessa briga entre os delegados de Polícia Civil do Acre

Por Mazinho Rogério, G1

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

1º ciclo unificado de auditorias na pecuária da Amazônia: divulgados os resumos públicos por empresas

Publicados

em

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

(MPF)  – O Ministério Público Federal divulgou os resumos públicos de resultados de cada empresa participante do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal.

Os resumos apresentam dados mais detalhados do que os divulgados no evento realizado em outubro de 2023 para anunciar os resultados. O ciclo marcou a primeira vez em que auditorias nessa cadeia econômica foram realizadas a partir de critérios idênticos para toda a Amazônia.

Foram divulgados resumos referentes a empresas que passaram por auditorias contratadas e, também, os resumos de resultados relativos a empresas que foram submetidas às chamadas auditorias automáticas. Confira aqui os resumos.

Dois tipos de auditorias – As auditorias contratadas são feitas por empresas independentes, cujas contratações estão previstas em acordos que vêm sendo assinados desde 2009 entre MPF, setores produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização.

Já as auditagens automáticas são realizadas a partir de dados de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos fornecedores de empresas que não assinaram acordos com o MPF ou não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras.

Leia Também:  Acre inicia abertura de trilha de 90 quilômetros para construção de estrada até o Peru

As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação seja respeitada. O cumprimento da legislação evita, por exemplo, que sejam comercializados animais com origem em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA