RIO BRANCO

Variedades

Veja o Brasileense Com 100 anos Manoel Chaves tem História de vida

História de vida do centenário do senhor Manoel Chaves da Silva

Publicados

Variedades

História de vida do centenário do senhor Manoel Chaves da Silva

Por Paula Alcântara 

chaves

889

Com 100 anos de idade o senhor MANOEL CHAVES DA SILVA, natural de Plácido de Castro, casado há 73 anos com a dona Agrícola Nazaré da Silva de 93 anos, e pai de 3 filho e avô de 11 netos e  6 bisneto mora na rua Marechal Rondon mais conhecida por rua da goiaba há 40 anos no centro de Brasiléia.

Quando criança seu MANOEL que trabalhava no seringal extraindo látex estudou no Peru, outrora os patrões e donos de terras não levavam a escola até os locais onde residiam, para que eles não pudessem estudar, assim eles não iriam abandonar o trabalho no seringal; seus pais ensinavam o pouco que sabiam mais não era o suficiente para melhorar de vida.       

23Em 1933 seu MANOEL foi morar no seringal Guanabara, onde passou uma temporada trabalhando, a partir de 1935 há 1980 se tornou funcionário da marinha e com quarenta e cinco anos de trabalho ele pôde ter o privilégio de conhecer alguns rios como: Iaco que é subsidiário do rio Purus-AC, Pauini-AM, Inauiní-AC, Purus-AC, Ituxi-AM, Tauamano-BO e muitos outros, foi para Sena Madureira, onde quem comandavam eram os turcos, só quem poderia plantar, produzir e se tornar donos de terras eram os turcos sem que outras pessoas pudessem ter oportunidade.

Seu MANOEL CHAVES quando morava em Manaus foi chamado para participar da revolução acreana e quando ele chegou aqui a Bolívia levantou a bandeira de paz. Em 1929 houve um conflito da Bolívia com o Peru e seu MANOEL CHAVES foi preso juntamente com 29 homens sem motivo, e quando eles perguntaram o motivo, os peruanos responderam que era porque eles tinha que participar da guerra.

Leia Também:  Tião Viana e Marcio Bittar disputam 2º turno no Acre.

11Seu MANOEL entrou no exército do Peru com 25 anos e saiu como chefe dos soldados do conflito, ainda hoje seu CHAVES tem os documentos da sua conta balanceada entregues pelos patrões. Seu MANOEL CHAVES também trabalhou com Raimundo Salazar que levou para o Peru mais de cem homens para trabalhar com cálcio e todos eles com família.  

Seu MANOEL CHAVES diz que quando chegou no Acre só tinha turcos, com o passar do tempo foi se acabando, uns foram morrendo outros foram embora e então a população acreana foi crescendo, antes disso,  seu MANOEL também trabalhou na embarcação do senhor Manoel Soares e todas as vezes que eles saiam para navegar os turcos tocavam na embarcação; o governador punia pelo lado deles, quando o governador saía para visitar os municípios os turcos tocavam também.

documentos

Os Filho

25Elielda da silva Chaves é a filha mulher e a caçula, hoje com meio século de vida nasceu na colocação simpatia, casada há 11 anos mãe de 3 filhos 2 mulheres e um homem mora no bairro Eldorado onde na rua Antonio Lopes é comerciante a 4 anos, Elielda Chaves divide sua vida com o trabalho com a sua mãe e sua família, a mesma tira a maior parte do seu tempo para cuidar da sua mãe,  a mesma fala que ama seus pais e seu privilegio é de está ao seu lado. Agora dona AGRÍCOLA esposa de seu MANOEL CHAVES mora com sua filha e Elielda  diz que não gostaria de separar sua mãe de seu pai porque quando eles eram novos não se separaram Elielda diz que sua mãe sente saudade de seu pai que mora com seus irmão.

Leia Também:  Governo define investimentos para o sistema penitenciário do Acre

24Antonio da Silva Chaves de 69 anos nasceu em 1944 no seringal sacado na Bolívia com poucos dias se mudou para a colocação Santa quitéria que tinha como proprietário o senhor João Thomaz, o senhor Antonio Chaves trabalhou no corte do látex e quebrou castanha por muitos anos, é um dos filho querido de seu Manoel, seu Antonio e pai de 5 filho sendo 3 homens e duas mulheres e avô de 2 netas foi casado por mais de 20 anos, Antonio Chaves guarda uma grande recordação, veja na foto ao lado uma lembrança de seu trabalho nos tempos do corte do látex uma borracha defumada.  

bbb

22Edmar da Silva Chaves e o caçula dos Homens hoje com 68 anos nasceu no seringal Bela vista na Bolívia começou a trabalhar com 9 anos no corte da seringa e na quebra da castanha, o mesmo fala que agradece a DEUS pela sua saúde, e em ver o seus pais com vida na idade que tem o seu pai com um século de vida e sua mãe com 96 anos, Edmar foi casado por mais de 22 anos e pai de 4 filho 3 homens e uma mulher, o mesmo fala que jamais abandonou seus pais nem quando era casado hoje Edmar vive nas companhia do seu querido pais e seu irmão Antonio Chaves 

1

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Política

Governo entrega mais de 300 novas vagas na Unidade Penitenciária de Sena Madureira

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Publicados

em

Por

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Por Samuel Bryan

O governador Tião Viana entregou na manhã desta quinta-feira, 1, dois novos blocos de convivência para reeducandos da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, que agora, com 312 novas vagas, zera o déficit prisional do município.

Foram investidos R$ 5 milhões. Além dos blocos, o espaço também teve uma ampliação da muralha, com novas guaritas elevadas, calçamento e todo o cercamento do alambrado em torno da unidade. 

A entrega faz parte das três mil novas vagas em unidades prisionais de todo o Acre abertas pelo governador Tião Viana durante sua gestão, num investimento que chega a R$ 70 milhões no sistema prisional do estado, com obras de reforma e ampliação em todos os presídios.

“Com mais essa entrega, as regionais de Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco estão completamente reestruturadas e com os agentes valorizados com plano de carreira. E o problema da violência não é falta de vagas nas escolas, onde aqui no Acre elas estão sobrando. É mais complexo, com a pressão do narcotráfico destruindo gerações porque as fronteiras da Amazônia estão abertas”, conta o governador Tião Viana.

Leia Também:  Governo define investimentos para o sistema penitenciário do Acre

Os novos blocos entregues seguem o padrão composto por circuito interno de videomonitoramento, cela com acessibilidade, alojamentos para agentes penitenciários, solário, guarita e alambrado.

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Aberson Carvalho, completa: “Aqui no presídio de Sena Madureira nós triplicamos o número de vagas. Isso reflete uma qualidade na ressocialização e na atividade laboral dos agentes penitenciários. Aumentamos o conforto dos nossos servidores, o que leva à melhoria da qualidade do trabalho.”

Veja o Vídeo da Prefeita Fernanda Hassem que está em Brasília em busca de recursos para Brasiléia.

A Prefeita, Fernanda Hassem, está em Brasília em busca de mais recursos para o município de Brasiléia. E para isso está participando de audiências com os parlamentares da bancada acreana mostrando as necessidades da cidade, e de sua população. Esse é um momento decisivo para aqueles que querem ajudar Brasiléia, e seus moradores.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA