RIO BRANCO

Variedades

Tião Viana leva votos de feliz ano novo à Colônia Souza Araújo

A Colônia ainda possui 38 pacientes entre moradores fixos e pessoas que fazem apenas o tratamento contra hanseníase

Publicados

Variedades

A Colônia ainda possui 38 pacientes entre moradores fixos e pessoas que fazem apenas o tratamento contra hanseníase 

Por Samuel Bryan

 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

(Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana tem uma relação especial com a Colônia Souza Araújo, espaço que serve até hoje como lugar de tratamento e moradia para pessoas portadoras de hanseníase. Foi lá onde, como médico infectologista, ele iniciou uma luta na busca pelo tratamento dos portadores, além de trazer dignidade para muitos que foram marginalizados pela sociedade. Por isso, nesta sexta-feira, 26, o governador levou uma singela homenagem aos 38 pacientes que ainda vivem na colônia.

flash_secom_acre_SV26122014-10-300x145 (1)“Temos aqui uma amizade muito longa e sempre estamos pensando em vocês. Em 1970 o Acre tinha 170 casos de hanseníase para cada 100 mil habitantes. Hoje temos 1,9”, disse Tião Viana acompanhado da esposa Marlúcia Cândida e da futura vice-governadora Nazaré Araújo. Entre pacientes que viraram amigos, o governador pode ver de perto como está a vida na colônia, relembrar histórias e fazer planos para o próximo ano como uma reforma estrutural.

Leia Também:  Brasileense Assume Superintendência Do Incra No Acre

“Quando cheguei aqui pela primeira vez um velho paciente perguntou quem eu era, respondi que era o novo médico que veio para fazer o tratamento a mando do bispo, mas ele disse que quem mandava era ele e não o bispo. Aí eu perguntei se podia trabalhar e ele disse que tudo bem”, relembra o governador.

Fundada em meados dos anos 20, a Colônia Souza Araújo por muito tempo funcionou como lugar de isolamento e símbolo de medo pelo desconhecido até a descoberta da cura da hanseníase. Adelaide dos Santos mora há 55 anos na Colônia e lembra como quando era doente não conseguia comprar nem roupas. Hoje, Adelaide afirma viver bem na colônia, queria apenas se divertir mais: “Aqui pra gente só tá faltando umas brincadeiras, umas recreações, pra gente não ficar tão parado”.

A frente da administração da Colônia Souza Araújo, a irmã Maria de Jesus conta que entre profissionais médicos e outros funcionários, a colônia conta hoje com 48 colaboradores. O padre Máximo Lombardi explica que: “Aqui tentamos criar um ambiente de afeto e carinho, para que eles possam acima de tudo viver bem”.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Política

Governo entrega mais de 300 novas vagas na Unidade Penitenciária de Sena Madureira

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Publicados

em

Por

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Por Samuel Bryan

O governador Tião Viana entregou na manhã desta quinta-feira, 1, dois novos blocos de convivência para reeducandos da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, que agora, com 312 novas vagas, zera o déficit prisional do município.

Foram investidos R$ 5 milhões. Além dos blocos, o espaço também teve uma ampliação da muralha, com novas guaritas elevadas, calçamento e todo o cercamento do alambrado em torno da unidade. 

A entrega faz parte das três mil novas vagas em unidades prisionais de todo o Acre abertas pelo governador Tião Viana durante sua gestão, num investimento que chega a R$ 70 milhões no sistema prisional do estado, com obras de reforma e ampliação em todos os presídios.

“Com mais essa entrega, as regionais de Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco estão completamente reestruturadas e com os agentes valorizados com plano de carreira. E o problema da violência não é falta de vagas nas escolas, onde aqui no Acre elas estão sobrando. É mais complexo, com a pressão do narcotráfico destruindo gerações porque as fronteiras da Amazônia estão abertas”, conta o governador Tião Viana.

Leia Também:  Coluna do Mario Roberto

Os novos blocos entregues seguem o padrão composto por circuito interno de videomonitoramento, cela com acessibilidade, alojamentos para agentes penitenciários, solário, guarita e alambrado.

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Aberson Carvalho, completa: “Aqui no presídio de Sena Madureira nós triplicamos o número de vagas. Isso reflete uma qualidade na ressocialização e na atividade laboral dos agentes penitenciários. Aumentamos o conforto dos nossos servidores, o que leva à melhoria da qualidade do trabalho.”

Veja o Vídeo da Prefeita Fernanda Hassem que está em Brasília em busca de recursos para Brasiléia.

A Prefeita, Fernanda Hassem, está em Brasília em busca de mais recursos para o município de Brasiléia. E para isso está participando de audiências com os parlamentares da bancada acreana mostrando as necessidades da cidade, e de sua população. Esse é um momento decisivo para aqueles que querem ajudar Brasiléia, e seus moradores.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA