Variedades

Tião Viana completa 100 dias de governo focado no desenvolvimento

O governador Tião Viana completou nesta sexta-feira, 10, os primeiros 100 dias de sua segunda gestão.

Publicados

Variedades

O governador Tião Viana completou nesta sexta-feira, 10, os primeiros 100 dias de sua segunda gestão.

Por Samuel Bryan

Tião Viana

Levantando a bandeira do desenvolvimento econômico com o slogan “Governo parceiro, povo empreendedor”, o governador tem a meta de colocar o Acre num novo patamar de avanços no rumo da independência financeira, integração ambiental e bem estar social.

100---_dias_thennyson_passos_r1_c1Só no começo do ano, cerca de três mil jovens de Rio Branco começaram a ser capacitados no curso de operador de telemarketing, e estão aptos a trabalhar no novo empreendimento da empresa Contax, que promete início de suas atividades para o fim de abril. O Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia S.A. também entrou em funcionamento pleno com suas três etapas prontas, o laboratório de alevinos, a fábrica de ração e o frigorífico. Para expandir as operações, o complexo inclusive recebeu o Serviço de Inspeção Federal (SIF), que agora o autoriza a exportar.

cards-100dias3Os pequenos negócios também ganharam uma nova guinada. Já foram entregues 200 equipamentos para cabeleireiros, corte e costura e começaram a ser entregues as mil tendas para a Economia Solidária, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN). No âmbito rural, houve a formalização de parceria público-privada para aquisição de 1.300 matrizes leiteiras para fortalecer a cadeia produtiva no Alto Acre.

100---_dias_thennyson_passos_r2_c1Também foram entregues mais de 40 mil mudas de banana e abacaxi a produtores rurais e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) ganhou novos veículos para trabalhar a fiscalização no estado. E para atender os produtores rurais foi feita a aquisição de duas grandes colheitadeiras novas.

Leia Também:  Prefeito de Brasiléia entrega Núcleo de apoio aos portadores de hepatites virais

cards-100dias4Fortalecimento dos serviços

Os serviços públicos também estão sendo fortalecidos principalmente por meio de contratações mesmo num ano de arroxo fiscal. Foram contratados 192 novos policiais militares, 72 bombeiros, 162 profissionais em saúde entre médicos e assistentes, além de 3.539 funcionários temporários. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) também contratou 1.784 professores aprovados em concursos para vagas efetivas e provisórias. Também foram abertos concursos com 82 vagas para o quadro de pessoal do Departamento de Pavimentação, Água e Esgoto (Depasa) e 55 vagas na Secretaria de Obras Públicas (Seop).

100---_dias_thennyson_passos23_r1_c1Na área da saúde, uma das grandes comemorações foi a inauguração de uma clínica de hemodiálise em Cruzeiro do Sul, atendendo toda a região do Juruá. Também foram realizados três transplantes de córnea, três de fígado e seis de rins através do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa Saúde Itinerante realizou edições em Brasileia, Tarauacá e Plácido de Castro e só o sistema ambulatorial de todo o Estado realizou quase 50 mil atendimentos em todas as unidades de saúde.

Já o Sistema Integrado de Segurança Pública realizou 80 operações, apreendendo 101 armas de fogo e 100 veículos, que foram restituídos aos proprietários. Houve uma redução de 36,7% nos homicídios e de 7,2% dos roubos, em relação ao mesmo período do ano passado.

Leia Também:  Aprovação de Tião Viana é de 52%, aponta pesquisa Ibope no AC.

cards-100dias2Na educação foram certificados mais de mil jovens pelo Pronatec, de um total de 75 mil, por meio do Instituto Dom Moacyr. Este ano também foram matriculados mais de quatro mil jovens no Centro de Ensino de Línguas, por onde já passaram 16 mil pessoas, no ensino de inglês, francês, espanhol e italiano.

cards-100diasEstruturação

Desde o começo de 2015, Tião Viana entregou 1.248 casas de um total de 11.700 finalizadas em pouco mais de quatro anos e três meses. O governo estadual ainda garante com o federal a construção de mais de mais 4.800 casas na Cidade do Povo referente à segunda etapa, onde este ano também passou a funcionar uma nova escola, já que atualmente quase 10 mil pessoas moram no residencial. Após a alagação histórica dos rios acreanos, também foi apresentado o projeto para a construção de 2.200 casas nos municípios de Brasileia, Xapuri, Tarauacá e Epitaciolândia.

100---_dias_thennyson_passos23_r2_c1Dentro do programa de regularização fundiária do Acre, o maior da história iniciado dentro do primeiro governo de Tião Viana, foram entregues esse ano 590 títulos definitivos para moradores do bairro Jorge Lavocat. E nesse primeiro semestre também foram celebrados os novos convênios com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a recuperação da BR-364 até Cruzeiro do Sul. O órgão federal passou a ser responsável pela manutenção das rodovias federais no Estado.

100---_dias_thennyson_passos23_r3_c1

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Governo entrega mais de 300 novas vagas na Unidade Penitenciária de Sena Madureira

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Publicados

em

Por

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Por Samuel Bryan

O governador Tião Viana entregou na manhã desta quinta-feira, 1, dois novos blocos de convivência para reeducandos da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, que agora, com 312 novas vagas, zera o déficit prisional do município.

Foram investidos R$ 5 milhões. Além dos blocos, o espaço também teve uma ampliação da muralha, com novas guaritas elevadas, calçamento e todo o cercamento do alambrado em torno da unidade. 

A entrega faz parte das três mil novas vagas em unidades prisionais de todo o Acre abertas pelo governador Tião Viana durante sua gestão, num investimento que chega a R$ 70 milhões no sistema prisional do estado, com obras de reforma e ampliação em todos os presídios.

“Com mais essa entrega, as regionais de Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco estão completamente reestruturadas e com os agentes valorizados com plano de carreira. E o problema da violência não é falta de vagas nas escolas, onde aqui no Acre elas estão sobrando. É mais complexo, com a pressão do narcotráfico destruindo gerações porque as fronteiras da Amazônia estão abertas”, conta o governador Tião Viana.

Leia Também:  Aprovação de Tião Viana é de 52%, aponta pesquisa Ibope no AC.

Os novos blocos entregues seguem o padrão composto por circuito interno de videomonitoramento, cela com acessibilidade, alojamentos para agentes penitenciários, solário, guarita e alambrado.

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Aberson Carvalho, completa: “Aqui no presídio de Sena Madureira nós triplicamos o número de vagas. Isso reflete uma qualidade na ressocialização e na atividade laboral dos agentes penitenciários. Aumentamos o conforto dos nossos servidores, o que leva à melhoria da qualidade do trabalho.”

Veja o Vídeo da Prefeita Fernanda Hassem que está em Brasília em busca de recursos para Brasiléia.

A Prefeita, Fernanda Hassem, está em Brasília em busca de mais recursos para o município de Brasiléia. E para isso está participando de audiências com os parlamentares da bancada acreana mostrando as necessidades da cidade, e de sua população. Esse é um momento decisivo para aqueles que querem ajudar Brasiléia, e seus moradores.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA