RIO BRANCO

Variedades

IDM certifica indígenas na área de apicultor na aldeia Nukini

Indígenas Nukini recebem certificação de apicultor realizada em sua localidade

Publicados

Variedades

Indígenas Nukini recebem certificação de apicultor realizada em sua localidade

(Foto: Tamara Smoly)

(Foto: Tamara Smoly)

No último final de semana, a diretora-presidente do Instituto Dom Moacyr (IDM), Rita Paro, esteve na comunidade República certificando indígenas pela formação no curso de Apicultor, realizado pelo governo do Acre, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A aldeia é de difícil acesso, localizada após Mâncio Lima.  Para chegar à comunidade, foi necessária a navegação pelos rios Japiim e Môa por 12 horas (ida/volta), em uma voadeira (pequeno barco motorizado).

A aldeia, repleta de crianças, tem escola de ensino fundamental e médio. A formação de apicultor foi solicitada pelos próprios moradores que coletavam mel sem conhecimentos técnicos e, conforme mencionaram, muito se perdia por não saber como lidar com as abelhas.

A parceria com a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) possibilitou a entrega de equipamentos para a produção do mel aos que finalizaram o curso.

Paulo Nukini, vice-cacique da aldeia, disse que ficou muito feliz com o que aprendeu. “Quero negociar fora da nossa aldeia e ter sempre abelha para ter mel, que é usado na nossa medicina. Isso faz parte da nossa cultura”, disse.

Leia Também:  PT Oficializa Dilma Como Candidata À Reeleição

A diretora-presidente do IDM, Rita Paro, declarou: “Ao prestigiarmos uma certificação dessas, vemos o trabalho do governo do Estado chegando a todos os cantos do Acre. Há profissionalização em várias aldeias, todos estão ganhando a oportunidade de ter uma melhoria de vida, cujos resultados são cada vez mais gratificantes”.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Governo entrega mais de 300 novas vagas na Unidade Penitenciária de Sena Madureira

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Publicados

em

Por

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Por Samuel Bryan

O governador Tião Viana entregou na manhã desta quinta-feira, 1, dois novos blocos de convivência para reeducandos da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, que agora, com 312 novas vagas, zera o déficit prisional do município.

Foram investidos R$ 5 milhões. Além dos blocos, o espaço também teve uma ampliação da muralha, com novas guaritas elevadas, calçamento e todo o cercamento do alambrado em torno da unidade. 

A entrega faz parte das três mil novas vagas em unidades prisionais de todo o Acre abertas pelo governador Tião Viana durante sua gestão, num investimento que chega a R$ 70 milhões no sistema prisional do estado, com obras de reforma e ampliação em todos os presídios.

“Com mais essa entrega, as regionais de Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco estão completamente reestruturadas e com os agentes valorizados com plano de carreira. E o problema da violência não é falta de vagas nas escolas, onde aqui no Acre elas estão sobrando. É mais complexo, com a pressão do narcotráfico destruindo gerações porque as fronteiras da Amazônia estão abertas”, conta o governador Tião Viana.

Leia Também:  Regularização Fundiária Chega Ao Municipio De Manuel Urbano

Os novos blocos entregues seguem o padrão composto por circuito interno de videomonitoramento, cela com acessibilidade, alojamentos para agentes penitenciários, solário, guarita e alambrado.

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Aberson Carvalho, completa: “Aqui no presídio de Sena Madureira nós triplicamos o número de vagas. Isso reflete uma qualidade na ressocialização e na atividade laboral dos agentes penitenciários. Aumentamos o conforto dos nossos servidores, o que leva à melhoria da qualidade do trabalho.”

Veja o Vídeo da Prefeita Fernanda Hassem que está em Brasília em busca de recursos para Brasiléia.

A Prefeita, Fernanda Hassem, está em Brasília em busca de mais recursos para o município de Brasiléia. E para isso está participando de audiências com os parlamentares da bancada acreana mostrando as necessidades da cidade, e de sua população. Esse é um momento decisivo para aqueles que querem ajudar Brasiléia, e seus moradores.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA