RIO BRANCO

Variedades

Unidade de registro para recem-nascisdos e inaugura em Brasiléia

É um avanço grande, parece uma coisa simples mais tem um significado grande para aqueles que necessitam”, pontou.

Publicados

Variedades

É um avanço grande, parece uma coisa simples mais tem um significado grande para aqueles que necessitam”, pontou.

Fernando Oliveira

IMG-20140610-WA0001

Na tarde desta terça-feira 10, o Governo do Acre em parceria com o Cartório de Brasiléia, realizou um fato inédito no município que foi a implantação da unidade de registro para recém-nascidos no Hospital de Clinicas Raimundo Chaar.

A novidade já existe em alguns hospitais acreanos e inova com um sistema bastante relevante que une em poucas horas o nascimento de uma pessoa e o reconhecimento social, como cidadão brasileiro.

O Acre é o segundo estado brasileiro a ter esse sistema. Em São Paulo várias unidades de saude  já fazem o registro de nascimentos de bebês com poucas horas de vida.

A solicitação para que Brasiléia pudesse adotar o registro imediato de recém nascidos, partiu da vereadora Fernanda Hassem (PT), em setembro de 2013 e em menos de de um ano teve aprovação do Governo do Estado.

Para Fernanda Hassem a resposta positiva do governo é mais um legado em favor dos mais necessitados.” A gente sabe da dificuldades de muitos pais e mães em registrar seus filhos por morarem em lugares distantes não tiram certidões de nascimentos de seus filhos. É um avanço grande, parece uma coisa simples mais tem um significado grande para aqueles que necessitam”, pontou.

Leia Também:  Deputado Jamyl Asfury. Um mandato que faz a diferença.

A tabeliã Valéria Cristina destaca que a parceria Governo e Cartório, põe fim a um problema antigo que é o registro tardio prejudicando muitas vezes a vida da criança brasileira, quando os pais deixavam de fazer a documentação no período certo.

O Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos comenta que as políticas sociais do governo do Acre e da presidente Dilma tem avançado muito no sentido de reduzir as desigualdades. ” O registro de nascimento é a porta de entrada para a cidadania. As pessoas só podem ter acesso a programas sociais do governo do estado do governo federal ou municipal se tiver registro civil de nascimento. estamos fazendo em todos hospitais do Acre essa parceria onde a criança ao nascer possa também serem registradas”, finalizou.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Política

Governo entrega mais de 300 novas vagas na Unidade Penitenciária de Sena Madureira

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Publicados

em

Por

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Por Samuel Bryan

O governador Tião Viana entregou na manhã desta quinta-feira, 1, dois novos blocos de convivência para reeducandos da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, que agora, com 312 novas vagas, zera o déficit prisional do município.

Foram investidos R$ 5 milhões. Além dos blocos, o espaço também teve uma ampliação da muralha, com novas guaritas elevadas, calçamento e todo o cercamento do alambrado em torno da unidade. 

A entrega faz parte das três mil novas vagas em unidades prisionais de todo o Acre abertas pelo governador Tião Viana durante sua gestão, num investimento que chega a R$ 70 milhões no sistema prisional do estado, com obras de reforma e ampliação em todos os presídios.

“Com mais essa entrega, as regionais de Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco estão completamente reestruturadas e com os agentes valorizados com plano de carreira. E o problema da violência não é falta de vagas nas escolas, onde aqui no Acre elas estão sobrando. É mais complexo, com a pressão do narcotráfico destruindo gerações porque as fronteiras da Amazônia estão abertas”, conta o governador Tião Viana.

Leia Também:  Brasileense Assume Superintendência Do Incra No Acre

Os novos blocos entregues seguem o padrão composto por circuito interno de videomonitoramento, cela com acessibilidade, alojamentos para agentes penitenciários, solário, guarita e alambrado.

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Aberson Carvalho, completa: “Aqui no presídio de Sena Madureira nós triplicamos o número de vagas. Isso reflete uma qualidade na ressocialização e na atividade laboral dos agentes penitenciários. Aumentamos o conforto dos nossos servidores, o que leva à melhoria da qualidade do trabalho.”

Veja o Vídeo da Prefeita Fernanda Hassem que está em Brasília em busca de recursos para Brasiléia.

A Prefeita, Fernanda Hassem, está em Brasília em busca de mais recursos para o município de Brasiléia. E para isso está participando de audiências com os parlamentares da bancada acreana mostrando as necessidades da cidade, e de sua população. Esse é um momento decisivo para aqueles que querem ajudar Brasiléia, e seus moradores.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA