RIO BRANCO

Variedades

Incentivar cultivo de mamão para atender demanda do Peru

“Toda nossa produção já está comercializada”, dizem Vidêncio e Tania. Produção de mamão poderá ser uma boa oportunidade para os acreanos

Publicados

Variedades

“Toda nossa produção já está comercializada”, dizem Vidêncio e Tania. Produção de mamão poderá ser uma boa oportunidade para os acreanos

Por Leônidas Badaró 

(Foto: Leônidas Badaró/Secom)

(Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Ótimas condições para o cultivo e mercado garantido são alguns dos fatores para o governo do Acre começar a incentivar os produtores rurais do estado a investir na plantação de mamão.

Na tarde da última quarta-feira, 11, o secretário de Agropecuária, José Carlos Reis, visitou produtores da região de San Lorenzo, no Peru, distante 87 quilômetros de Assis Brasil, na fronteira sudeste do estado. Ali conheceu o cultivo da fruta, que tem melhorado a vida de centenas de produtores peruanos.

“Hoje toda a nossa produção já está comercializada. Os frutos que colhemos em nossa propriedade atendem o mercado consumidor das grandes cidades peruanas, como Lima”, destaca Videncio Saavedra, que trabalha junto com a mulher, Tania García.

Na área de plantio, de cerca de 2,5 hectares, chega a impressionar a produtividade que o casal de agricultores conseguiu, usando apenas adubos naturais. Os frutos, que pesam em média mais de dois quilos e meio, estão quase aptos para a colheita.

Leia Também:  Mais de 110 concursos com inscrições abertas têm 31 mil vagas.

Um mercado que se abre para o Acre

mamão-2-300x177Mas, mesmo com centenas de produtores se dedicando ao cultivo, a produção local de mamão é insuficiente para atender toda a demanda peruana. É aí que surge a possibilidade para os produtores do Acre.

“A gente acredita, pelo que foi visto aqui, que se produzirmos mamão no Acre o mercado é garantido. Precisamos sempre ficar atentos às possibilidades que resultem em boas oportunidades”, disse José Carlos Reis, titular da Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap).

Outro detalhe que pode favorecer o investimento na produção de mamão são as condições favoráveis de solo e o fato de que praticamente toda a produção dessa região do Peru é de mamão do tipo comum. “O clima e o solo daqui [Peru] são muito parecidos com os nossos. Além de quê, há uma demanda muito grande para outras variedades de mamão, como o ‘papaia’ e o ‘formosa’. Vamos conversar com os nossos agricultores e apresentar essa nova possibilidade”, explica Reis.

(Foto: Leônidas Badaró/Secom)

(Foto: Leônidas Badaró/Secom)

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Governo entrega mais de 300 novas vagas na Unidade Penitenciária de Sena Madureira

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Publicados

em

Por

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Por Samuel Bryan

O governador Tião Viana entregou na manhã desta quinta-feira, 1, dois novos blocos de convivência para reeducandos da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, que agora, com 312 novas vagas, zera o déficit prisional do município.

Foram investidos R$ 5 milhões. Além dos blocos, o espaço também teve uma ampliação da muralha, com novas guaritas elevadas, calçamento e todo o cercamento do alambrado em torno da unidade. 

A entrega faz parte das três mil novas vagas em unidades prisionais de todo o Acre abertas pelo governador Tião Viana durante sua gestão, num investimento que chega a R$ 70 milhões no sistema prisional do estado, com obras de reforma e ampliação em todos os presídios.

“Com mais essa entrega, as regionais de Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco estão completamente reestruturadas e com os agentes valorizados com plano de carreira. E o problema da violência não é falta de vagas nas escolas, onde aqui no Acre elas estão sobrando. É mais complexo, com a pressão do narcotráfico destruindo gerações porque as fronteiras da Amazônia estão abertas”, conta o governador Tião Viana.

Leia Também:  Prefeitura De Brasileia NÃO Vai Realizar Carnaval De Rua Pelo Segundo Ano Seguido

Os novos blocos entregues seguem o padrão composto por circuito interno de videomonitoramento, cela com acessibilidade, alojamentos para agentes penitenciários, solário, guarita e alambrado.

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Aberson Carvalho, completa: “Aqui no presídio de Sena Madureira nós triplicamos o número de vagas. Isso reflete uma qualidade na ressocialização e na atividade laboral dos agentes penitenciários. Aumentamos o conforto dos nossos servidores, o que leva à melhoria da qualidade do trabalho.”

Veja o Vídeo da Prefeita Fernanda Hassem que está em Brasília em busca de recursos para Brasiléia.

A Prefeita, Fernanda Hassem, está em Brasília em busca de mais recursos para o município de Brasiléia. E para isso está participando de audiências com os parlamentares da bancada acreana mostrando as necessidades da cidade, e de sua população. Esse é um momento decisivo para aqueles que querem ajudar Brasiléia, e seus moradores.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA