RIO BRANCO

Variedades

Formatura marca os 98 anos da Polícia Militar do Estado do Acre

PMs com 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à corporação receberam medalhas

Publicados

Variedades

PMs com 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à corporação receberam medalhas

Por Saulo Negreiros

Foto: Alemão Monteiro

Foto: Alemão Monteiro

DSC_0316-300x198Uma solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 23, no pátio do quartel do Comando Geral, reuniu várias autoridades de Estado para comemorar os 98 anos da Polícia Militar.

O evento também marcou a entrega de medalhas aos policiais militares com 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à corporação. As medalhas do mérito Coronel Fontenele de Castro e Plácido de Castro agraciaram as autoridades de Estado.

Para o comandante-geral, Anastácio dos Reis, é uma alegria celebrar mais um ano de vida da instituição, o que fortalece a história e os valores da corporação. “Parabéns a todos os policiais militares, pois eles fazem parte diretamente desta data. Agradeço todo o apoio das instituições aqui representadas nesta formatura”, frisou.

O secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, falou da importância da corporação nas ações e parabenizou a todos por mais um aniversário da corporação.

 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

(Foto: Sérgio Vale/Secom)

Histórico da PMAC

Em 25 de maio de 1916, o governo federal, por meio do decreto n° 12.077, criou as Companhias Regionais, com missão de conservar a ordem pública em cada departamento, inclusive do então criado Alto Tarauacá. As Companhias Regionais são consideradas o embrião da Polícia Militar de hoje, por isso se comemora o aniversário da PMAC no dia 25 de maio.

Leia Também:  O pau cantou na câmara de Brasiléia Marivaldo X Marquinho

A estrutura organizacional da milícia acreana modificava-se de acordo com o desenvolvimento administrativo do Acre. Após a unificação dos Departamentos, em 1° de janeiro de 1921, as Companhias Regionais foram extintas. Em seu lugar, foi criada a Força Policial do Território Federal do Acre. Em 30 de junho de 1934, a Força Policial do Território Federal do Acre dá lugar à Polícia Militar do Território Federal do Acre. Essa denominação perdurou até 6 de setembro de 1945, quando é criada a Guarda Territorial do Acre. Com a promulgação da primeira constituição do Estado do Acre, em 1° de maio de 1963, o nome da milícia acreana passa a ser Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC).

Por falta de estrutura, a PMAC só veio a ser concretamente instalada em 31 de março de 1974. Vale ressaltar que, para efeito de comemoração de seu aniversário, a lei n° 812l de 5 de dezembro de 1984, instituiu o 25 de maio de 1916 como o marco inicial da instituição.

Foto Alemão Monteiro

Foto Alemão Monteiro

Foto: Alemão Monteiro

Foto: Alemão Monteiro

Foto: Alemão Monteiro

Foto: Alemão Monteiro

Foto: Alemão Monteiro

Foto: Alemão Monteiro

Foto: Alemão Monteiro

Foto: Alemão Monteiro

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Política

Governo entrega mais de 300 novas vagas na Unidade Penitenciária de Sena Madureira

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Publicados

em

Por

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Por Samuel Bryan

O governador Tião Viana entregou na manhã desta quinta-feira, 1, dois novos blocos de convivência para reeducandos da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, que agora, com 312 novas vagas, zera o déficit prisional do município.

Foram investidos R$ 5 milhões. Além dos blocos, o espaço também teve uma ampliação da muralha, com novas guaritas elevadas, calçamento e todo o cercamento do alambrado em torno da unidade. 

A entrega faz parte das três mil novas vagas em unidades prisionais de todo o Acre abertas pelo governador Tião Viana durante sua gestão, num investimento que chega a R$ 70 milhões no sistema prisional do estado, com obras de reforma e ampliação em todos os presídios.

“Com mais essa entrega, as regionais de Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco estão completamente reestruturadas e com os agentes valorizados com plano de carreira. E o problema da violência não é falta de vagas nas escolas, onde aqui no Acre elas estão sobrando. É mais complexo, com a pressão do narcotráfico destruindo gerações porque as fronteiras da Amazônia estão abertas”, conta o governador Tião Viana.

Leia Também:  O Rio Acre atingiu a marca de 15,03 metros em Rio Branco

Os novos blocos entregues seguem o padrão composto por circuito interno de videomonitoramento, cela com acessibilidade, alojamentos para agentes penitenciários, solário, guarita e alambrado.

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Aberson Carvalho, completa: “Aqui no presídio de Sena Madureira nós triplicamos o número de vagas. Isso reflete uma qualidade na ressocialização e na atividade laboral dos agentes penitenciários. Aumentamos o conforto dos nossos servidores, o que leva à melhoria da qualidade do trabalho.”

Veja o Vídeo da Prefeita Fernanda Hassem que está em Brasília em busca de recursos para Brasiléia.

A Prefeita, Fernanda Hassem, está em Brasília em busca de mais recursos para o município de Brasiléia. E para isso está participando de audiências com os parlamentares da bancada acreana mostrando as necessidades da cidade, e de sua população. Esse é um momento decisivo para aqueles que querem ajudar Brasiléia, e seus moradores.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA