RIO BRANCO

Variedades

Acre e Bolívia debatem segurança nas fronteiras

http://www.3dejulhonoticias.com.br/wp-content/uploads/2014/06/segurança-580×325.jpg

Publicados

Variedades

Acre fortalece a parceria na área de segurança com o Peru

Por Tatiana Campos

(Foto: Assessoria Sesp)

(Foto: Assessoria Sesp)

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) realizou neste fim de semana mais um Fórum de Segurança na Fronteira para discutir os desafios e possíveis soluções para as questões fronteiriças entre o Acre e o Departamento de Pando. O encontro foi realizado num centro de eventos de Cobija e contou com a presença de autoridades brasileiras e bolivianas.

Reni Graebner, secretário estadual de Segurança, destacou a necessidade de fortalecer e integrar não só as ações de segurança, mas em todas as áreas, a exemplo do que vem ocorrendo com a piscicultura. A parceria entre o Acre e Pando já tem resultados positivos. Um deles é a diminuição no número de veículos e motos roubadas, dada a ação eficaz e rápida das polícias.

O encontro é a continuidade das ações de fronteira e o estreitamento dos laços entre os dois países. O comandante da Polícia Departamental de Pando, Rene Morales Mendieta, ressaltou a importância do encontro: “Nossos habitantes precisam de segurança e as polícias estão trabalhando com um objetivo em comum, que é o bem de todos. Essa integração é necessária e muito bem-vinda”, disse.

Leia Também:  Rio Branco decreta estado de calamidade pública

Pedro Villa Olarte, coordenador de Fortalecimento Institucional do Departamento de Pando, garantiu que todos os esforços serão tomados para melhorar a segurança e fortalecer a parceria iniciada com o Acre. “A questão da segurança é um papel de todos nós e o trabalho integrado é fundamental para combater a criminalidade com mais eficiência”, comentou.

Grupos temáticos foram reunidos para discutir questões como imigração, polícia, aduana e fiscalização. Outro tema debatido foi a capacitação em conjunto que será oferecida pelo Brasil. Quatro cursos serão ministrados a partir de agosto, no âmbito do Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Política

Governo entrega mais de 300 novas vagas na Unidade Penitenciária de Sena Madureira

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Publicados

em

Por

A área de convivência familiar e o alojamento dos agentes penitenciários também foram melhorados.

Por Samuel Bryan

O governador Tião Viana entregou na manhã desta quinta-feira, 1, dois novos blocos de convivência para reeducandos da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, que agora, com 312 novas vagas, zera o déficit prisional do município.

Foram investidos R$ 5 milhões. Além dos blocos, o espaço também teve uma ampliação da muralha, com novas guaritas elevadas, calçamento e todo o cercamento do alambrado em torno da unidade. 

A entrega faz parte das três mil novas vagas em unidades prisionais de todo o Acre abertas pelo governador Tião Viana durante sua gestão, num investimento que chega a R$ 70 milhões no sistema prisional do estado, com obras de reforma e ampliação em todos os presídios.

“Com mais essa entrega, as regionais de Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco estão completamente reestruturadas e com os agentes valorizados com plano de carreira. E o problema da violência não é falta de vagas nas escolas, onde aqui no Acre elas estão sobrando. É mais complexo, com a pressão do narcotráfico destruindo gerações porque as fronteiras da Amazônia estão abertas”, conta o governador Tião Viana.

Leia Também:  Governo garante suspensão de ação que demitiria 10 mil cooperados

Os novos blocos entregues seguem o padrão composto por circuito interno de videomonitoramento, cela com acessibilidade, alojamentos para agentes penitenciários, solário, guarita e alambrado.

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Aberson Carvalho, completa: “Aqui no presídio de Sena Madureira nós triplicamos o número de vagas. Isso reflete uma qualidade na ressocialização e na atividade laboral dos agentes penitenciários. Aumentamos o conforto dos nossos servidores, o que leva à melhoria da qualidade do trabalho.”

Veja o Vídeo da Prefeita Fernanda Hassem que está em Brasília em busca de recursos para Brasiléia.

A Prefeita, Fernanda Hassem, está em Brasília em busca de mais recursos para o município de Brasiléia. E para isso está participando de audiências com os parlamentares da bancada acreana mostrando as necessidades da cidade, e de sua população. Esse é um momento decisivo para aqueles que querem ajudar Brasiléia, e seus moradores.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA