RIO BRANCO

Política

Vereadores querem dar cheque em Branco de 40 milhões a Ilderlei Cordeiro

Oposição questiona a destinação desse montante, e a necessidade desse valor a disposição do gabinete do prefeito.

Publicados

Política

Oposição questiona a destinação desse montante, e a necessidade desse valor a disposição do gabinete do prefeito.

Por  Luiz Carlos Rosa

Nove dos 14 vereadores de Cruzeiro do Sul, todos que compõe a base do prefeito Ilderlei Cordeiro, querem dar um cheque em branco no valor de 40 milhões de reais ao prefeito. Isso deve ocorrer na aprovação do orçamento de 2019, por meio de crédito extraordinário no valor de 25% do orçamento, que para 2019 será de cerca de 162 milhões de reais.

O prefeito Ilderlei Cordeiro pediu, através do projeto de lei 012/2018, capitulo III, Artigo 15° da Lei Orçamentária Anual – LOA, abertura de créditos adicionais correspondentes a 25% do orçamento de 2019, o que corresponde a 40 milhões de reais. Se aprovado o crédito adicional, esses recursos deixam de ir para as contas das secretarias municipais, e passar a ser geridos diretamente pelo prefeito em seu gabinete.

Vereadores da oposição questionam a metodologia adotada, entendem que o orçamento, deveria ser aprovado de forma global, como consta na peça orçamentária original, sem abertura de créditos adicionais. Caso haja necessidade, em 2019, o prefeito pode encaminhar projeto solicitando autorização a câmara municipal, no montante correspondente a necessidade, mediante justificativa. Para a oposição não se justifica, tirar 40 milhões das Secretarias de obras ou saúde, por exemplo é deixar esse montante no gabinete do prefeito.

“Para que finalidade, o prefeito quer todo esse recurso a disposição do seu gabinete? Se poderia destinar diretamente a Secretaria de obras para tapa buracos, por exemplo.” Questionou o vereador Ronaldo Onofre.

Um outro vereador, do MDB, que preferiu ficar em off, diz que isso é um prejuízo enorme a população, que deixa de ter os recursos no orçamento direto das secretarias, enquanto o prefeito usa esses 40 milhões para ajudar partidos e vereadores da base aliada. “Se aprovado isso aqui na Câmara, estaremos dando um cheque em branco para o prefeito gastar o dinheiro público ao bel prazer.” Disse.

Leia Também:  Enquanto eles escondem o passado de caos, nós mostramos os avanços e conquistas para Guajará, diz Ordean Silva, respondendo oposição

Os vereadores, Elenildo da Pesca (PP), Clodoaldo Rodrigues (PR), João Keleu (PDT), Ocenir Maciel (PDT) Chaguinha Silva (PDT), Lucila Brunetta (PP), Marivaldo da Várzea (PP), Mariazinha (PHS) e Franciney Freitas (PT) tem se manifestado favoráveis à aprovação do crédito adicional.

O projeto deve ir a votação nesta quinta feira, 29, e deve ser aprovado por 9 votos favoráveis, contra 5 contrários. Devem votar contra, Antônio Cosmo (MDB), Romário Tavares (MDB), Mazinho Farias (MDB) Leandro Cândido (PSL) e Ronaldo Onofre (PDT).

Veja o Vídeo: A partido de 2019 estaremos inovando nossa programação.

Olá caros simpatizantes que acompanham os trabalhos do 3 de Julho Notícias, pelo imenso respeito que temos com vocês viemos de ante mão informar que o veículo de Comunicação 3 de Julho notícias passará por uma renovação e com isso no ano de 2019 estaremos inovando, se antes a programação era gravada agora passará a ser ao Vivo tanto o telejornal como também o 3 de Julho Entrevista e você vai poder participar direto do seu município pelo seu smartphone, tablete, computador ou notbook com comentários sobre a sua cidade pelo WhatsApp através do número que aparecerá na descrição deste vídeo seja de qual região do estado do Acre você for.

Leia Também:  “Ou resolve o problema ou entrega a pasta”, diz Calegário a Paulo Wadt após atrasar salários

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Vídeo: Deputado Leo de Brito destina R$ 350 mil ao Educandário Santa Margarida em Rio Branco

Publicados

em

Com o intuito de ajudar na manutenção do espaço do Educandário Santa Margarida, que atende crianças de zero a 12 anos de idade, o deputado federal Leo de Brito (PT-AC) está destinando R$ 350 mil, por meio de emenda, à instituição.

A emenda será viabilizada por meio de convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC).

“O Educandário Santa Margarida é uma instituição que representa a única esperança para crianças que precisam de acolhimento”, destaca o parlamentar acreano.

Leo de Brito esteve na instituição acompanhado pelo ex-prefeito da capital, Raimundo Angelim, que durante sua gestão priorizou o apoio ao educandário.

Atualmente, a unidade é coordenada por Eduardo Vieira, Nilton Cosson, Osvaldo Leal e demais membros da diretoria, e mantém 32 funcionários por meio de convênio com o Estado e a Prefeitura de Rio Branco, sócios que contribuem mensalmente e doações feitas pela sociedade civil.

Veja o Vídeo:

“O deputado Leo de Brito veio nos trazer uma grande notícia desse apoio por meio de emenda parlamentar. Isso vais nos auxiliar a subsidiar despesas do Educandário. Para nós, esse tipo de aporte é muito importante porque as nossas despesas do dia a dia variam muito, assim como também, variam nossas demandas na instituição conforme o número de crianças que temos acolhidos, dependendo de alimentação, remédios e uma série de outros itens. Então esse apoio do deputado Leo vai nos permitir ter tranquilidade para o desenvolvimento do nosso trabalho durante o próximo ano”, declarou Eduardo Vieira.

Leia Também:  “Você está fazendo um grande trabalho nessa secretaria”, diz Nicolau na inauguração da nova SEPLAG

Leo de Brito afirmou que a realização desta agenda é uma das que enchem o coração de alegria. Na ocasião, o parlamentar reencontrou a amiga Ester Araujo que foi acolhida no instituição dos oito aos 16 anos de idade e hoje é bacharel em direito e militante de várias causas sociais.

“Encontrei uma instituição tão bem cuidada, tão bem organizada, que dá orgulho e vontade de se juntar pra ajudar e isso que estou fazendo por meio do mandato. Estou aqui para somar porque essa é a nossa missão, lutar pelas pessoas”, finaliza Brito.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Leia Também:  “Ou resolve o problema ou entrega a pasta”, diz Calegário a Paulo Wadt após atrasar salários

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA