RIO BRANCO

Tudo sobre Política

Vereador Jakson Ramos defende isolamento responsável para conter o avanço da pandemia

Publicados

Tudo sobre Política

Durante sessão online realizada pela Câmara Municipal de Rio Branco nesta terça-feira, 23, o vereador e médico Jakson Ramos voltou a destacar a importância de se manter um nível de isolamento responsável para conter o avanço da pandemia da covid-19. 

“Nós estamos vivendo um momento muito delicado ainda da pandemia. Estamos acompanhando em outros Estados como São Paulo e Rio de Janeiro onde a pandemia estava tendo uma queda do número de casos e que agora começaram novamente a aumentar com a flexibilização do isolamento. Já outros Estados onde a pandemia não tinha chegado ainda em números expressivos, agora estão sofrendo com ela. Isso mostra a importância ainda de se manter um nível de isolamento responsável. Entendemos que condutas divergentes do que os médicos estão pregando vêm expor a população a um risco o qual ela não tem conhecimento da gravidade”, pontuou Ramos.

Há cerca de três meses o vereador já alertava para a falta de leitos e equipamentos necessários para o tratamento de pacientes no Estado. “Eu já falava de uma forma muito efusiva porque àquela época eu estava muito preocupado e hoje ainda estou. Continuo exercendo minhas atividades todos os dias atendendo entre serviço público e privado cerca de 150 pacientes por semana, é um risco muito grande e tento me proteger de todas as formas possíveis, mas a população não sabe exatamente o risco que corre. Infelizmente o nosso sistema de saúde está cheio e ainda não tem leitos suficientes para todas as pessoas”, alerta.

Leia Também:  Corte de pensões de ex-governadores no Acre continua sendo apenas promessa de campanha de Gladson Cameli

O vereador alertou ainda que é grande o déficit de profissionais, haja vista que centenas de servidores seguem afastados em decorrência de contaminação pela doença. “O governo do Estado acaba de pedir apoio do Ministério da Saúde. Nós temos mais de 500 servidores da saúde afastados, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros, além de parte do serviço administrativo que é fundamental para manter o funcionamento das unidades, e isso impacta em todos os setores”, destaca.

Para o vereador, “o poder público precisa encarar de frente essa situação. Entendo que estão fazendo muito, mas estamos enfrentando um problema grave de falta de insumos e medicamentos nas unidades de saúde municipal e estadual. Precisamos otimizar uma estratégia imediata que permita sanar a falta de medicamentos e insumos, pois pessoas estão morrendo”.

Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, o Acre já lamenta a morte de 321 pessoas, além de 11.810 casos registrados da doença.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo sobre Política

Jenilson Leite realiza consultas médicas na Urap Claúdia Vitorino: “A cada 10 testes para Covid, 8 são positivos”

Publicados

em

Deputado e médico, Jenilson reforçou a importância da vacinação para evitar agravamento da doença – Foto: Jardes Lopes

O deputado e médico infectologista Jenilson Leite (PSB) esteve durante esta quarta-feira (19) na Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Cláudia Vitorino, no bairro Taquari, onde realizou consultas médicas aos pacientes que buscam a unidade referência para pacientes com síndrome gripal, em Rio Branco.

Com o aumento dos casos de Covid-19 e gripe no Acre, o parlamentar decidiu reforçar o time de profissionais de saúde que atendem na Urap. Com funcionamento das 7h da manhã até as 22h, lá é possível realizar exame para detecção de Covid-19 e em caso de resultadoo positivo, consultar-se com médicos e receber a medicação necessária para realizar o tratamento em casa.

“Nós estamos percebendo que há uma crescente elevação dos casos de doenças respiratóris e hoje observamos que a cada 10 pessoas que fazem o teste rápido para Covid-19, cerca de 8 testam positivo, isso significa que daquelas pessoas que estão por aí nas suas casas achando que estão com gripe, há uma possibilidade muito grande de a maioria estar com Covid”, alerta Jenilson.

Leia Também:  Governador Cameli anuncia secretária para secretaria que não existe na estrutura do governo

O médico destacou ainda que as pessoas que testam positivo para Covid-19 e estão com o esquema vacinal completo, apresentam sintomas leves com poucas chances de evolução da doença para sua forma mais grave. “Aquelas que estão vacinadas, elas evoluem com sintomas leves, sem inflamação do pulmão e sem necessidade de oxigênio ou internação. Apenas as pessoas que tem uma dose ou nenhuma, estão em situações mais graves. Temos visto ainda que as pessoas falam que nas suas casas tem outras pessoas que também estão com os mesmos sintomas e elas também devem fazer o exame e, em caso de positivo, fazer o tratamento para Covid-19”, observou.

Após apresentar sintomas junto com o filho, Vanusa Batista buscou a unidade de Saúde que fica na entrada do bairro Taquari, no Segundo Distrito da Capital, para que pudessem fazer o teste e os dois tiveram resultado positivo. Eles foram atendidos por Jenilson Leite e seguiram para casa, onde vão começar o tratamento e o isolamento necessário para evitar a disseminação da doença.

Leia Também:  Dos tempos de glória nos anos 70 aos dias atuais: conheça o Terreiro do Galo

“Fui atendida pelo Dr Jenilson após testarmos positivo e fomos muito bem atendidos. Ele nos passou toda a medicação, já pegamos os remédios e agora vamos fazer o tratamento”, concluiu Vanusa.

Oliria Sousa, gestora da Urap Cláudia Vitorino, disse que a unidade dispõe de “três médicos, cinco salas de coleta e seis de registro, além da farmácia. O Dr Jenilson tem nos dado uma grande apoio com os atendimentos, sempre que chamamos ele vem nos ajudar e ajudar a população nesse momento tão difícil, só temos a agradecer”, disse Sousa.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA