RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Tudo sobre Política

Sessão itinerante da Câmara de Rio Branco, no bairro Sobral, supera expectativas e ouve mais de 500 pessoas

Publicados

Tudo sobre Política

Foto: Jardy Lopes

A Câmara de Rio Branco encerrou na tarde desta sexta-feira (11) a primeira sessão da Câmara Itinerante, que ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social da Sobral, ouvindo dezenas de populares, representantes de secretarias do município, Ministério Público do Acre. As discussões resultarão na montagem de um grupo de trabalho, que deverão acompanhar as soluções para os problemas postos. Foram temas da sessão a transferência do Centro POP do centro da cidade para a regional da Sobral, os alagamentos constantes em 7 bairros da região e o programa Asfalta Rio Branco.

O presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Joabe Lira (UB), disse que o evento superou as expectativas. “Além de ouvir a população, trouxemos serviços como os odontológicos, de atendimento jurídico, assistência social, OCA móvel, playground para as crianças, e nisso fizemos mais de 500 atendimentos. Essa câmara não tem medo do povo, pelo contrário, queremos estar próximos para ouvir a população. Quando a população vem aqui e reclama, é isso que a gente quer, que a população reivindique e cobre, e nós, como representantes do povo, temos a obrigação de buscar soluções”, afirmou.

Leia Também:  Edvaldo quer colocar Seplag, PGE e Bombeiros para discutir sobre aproveitamento do cadastro de reserva da PMAC

O procurador de justiça do Ministério Público do Acre, Carlos Maia, parabenizou a Câmara pela realização do evento. “É muito importante ir até o cidadão porque muitas vezes o cidadão não tem condições de ir até a Câmara de Vereadores. Quero parabenizar porque iniciativas como esta, são muito importantes”, disse.

O aposentado Ismael de Aguiar Queiroz, que esteve presente na sessão ao lado da esposa para requerer a resolução do problema de alagações frequentes na rua Adalberto Sena, no bairro João Paulo 2, elogiou a postura dos parlamentares que estão presentes. “Que bom que estão visitando nosso bairro para ver de perto nossa situação”, falou.

João Custódio, vice-presidente da associação de moradores do loteamento Santo Afonso I, também aprovou a proximidade da Câmara com a população.“Bem, pela primeira vez eu quero agradecer, né, pois estão aqui na nossa área, aonde a gente pode falar sobre o que está acontecendo no bairro e para que fiquem mais perto para nós. É a primeira vez que eles se dispõe a ouvir mesmo. Agradecer ao vereador Joabe Lira e, que é o presidente da Câmara, e a todos os vereadores que estão participando hoje”, opinou. (Whidy Melo/ Ac24horas)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tudo sobre Política

Vereador André Kamai cobra gestão humanitária e crítica política de exclusão das pessoas em situação de rua

Publicados

em

Vereador de Rio Branco, André Camai – Fotos: Paulo Murilo

O vereador André Kamai (PT) fez um contundente pronunciamento na Câmara Municipal de Rio Branco sobre a crise da política de assistência social no município. Em pauta, a polêmica transferência do Centro Pop — unidade que presta atendimento a pessoas em situação de rua — para a região da Baixada, proposta que tem gerado insegurança nos moradores da área e não resolve, segundo o parlamentar, a raiz do problema.

“Está grave o que está acontecendo no centro da cidade de Rio Branco, mas está muito longe de esse ser um problema das pessoas em situação de rua”, declarou Kamai em tribuna. Para ele, a crise atual é fruto direto do desmonte das políticas públicas de assistência e de um modelo de gestão que prefere esconder a pobreza a enfrentá-la com seriedade.

O vereador também criticou o deslocamento do debate para interesses econômicos ou políticos, sem o devido olhar humanitário. “Nós vamos errar se tentarmos discutir a política para a população de rua a partir dos interesses de qualquer outro setor. Precisamos olhar para essas pessoas como cidadãos, não como obstáculos.”

Leia Também:  Inscrições abertas para Bolsa Atleta e Lei de Incentivo ao Esporte 2014

Kamai ainda questionou a ausência de políticas estruturantes para o comércio e a economia local: “Os comerciantes estão falindo porque não há política de desenvolvimento econômico. Enquanto isso, tentam jogar a responsabilidade para cima dos mais vulneráveis.”

Ao reforçar que Rio Branco deveria ter não apenas um, mas vários equipamentos como o Centro Pop, o vereador defendeu a ampliação dos investimentos em moradia, segurança pública e assistência. “Se queremos resolver de fato, precisamos tratar essas questões com verdade, com empatia e com compromisso. Precisamos de mais política pública e menos criminalização.”

O pronunciamento foi registrado em vídeo e está disponível nas redes sociais do parlamentar. Kamai reafirma seu compromisso com a luta por políticas públicas que respeitem a dignidade de todas as pessoas e propõe uma audiência pública para discutir o tema com moradores, especialistas, gestores e a sociedade civil organizada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA