Tudo sobre Política

Senador Petecão promove audiência pública para discutir reativação do campus da Ufac em Brasileia

Publicados

Tudo sobre Política

Atendendo a uma demanda da região do Alto Acre, em meio às comemorações dos 112 anos de emancipação política de Brasileia, o senador Sergio Petecão (PSD-AC) promoveu uma audiência pública para discutir a reativação do campus da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O tema foi discutido com vários segmentos da população e contou com a presença de diversas autoridades, de representantes da universidade, além de estudantes que já concluíram o ensino médio e têm grande interesse na concretização do projeto.

O debate ganhou relevância após o gabinete do senador Petecão viabilizar a oferta de cursos de nível superior, pela Ufac, nas cidades de Acrelândia e Plácido de Castro e, pelo Ifac, em Santa Rosa do Purus. Diante da iniciativa do senador, os prefeitos da região do Alto Acre também buscaram apoio para estender o benefício aos seus respectivos municípios.

“Nesta audiência pública, nós já demos um passo importante, já existe um núcleo da Ufac aqui na região, que não oferece nenhum curso. Então, nós vamos buscar os recursos para dotar a universidade das condições necessárias para se estabelecer aqui essa oferta de cursos também. Estamos encaminhando à Ufac as sugestões e propostas que foram colhidas aqui e esperamos para breve uma definição da instituição sobre essa demanda”, declarou o senador Petecão.

Leia Também:  Professora Zilmar, de Bujari publica frase que representa um preconceito existente contra o povo negro

Segundo o vice-reitor da Ufac, professor Josimar Ferreira, que na ocasião representou a reitora Guida Aquino, “De imediato, já saímos com uma nova proposta daqui, que é trabalhar no sentido de oferecer um curso de engenharia agrícola. Vamos depender de uma ação de toda a nossa bancada federal, do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Economia. Agora nós vamos levar à mesa da reitoria tudo o que foi discutido aqui para dar os encaminhamentos”, explicou.

A deputada federal Wanda Milani (Pros) parabenizou a iniciativa do senador. “Louvável a atitude do senador Petecão em convocar essa audiência. Fizemos aqui um compromisso de, conjuntamente com os demais integrantes da bancada federal do Acre, buscar em Brasília as condições para reestruturar o campus da Ufac aqui de Brasileia e conseguir iniciar, o mais breve possível, a oferta de ao menos um curso para essa região, suprindo assim essa carência de formação de mão de obra especializada que nosso estado tanto precisa”, defendeu.

Durante os últimos 3 anos, o senador Petecão já destinou à Ufac cerca de R$ 3,5 milhões em emendas, que possibilitaram a reforma e ampliação do restaurante universitário de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul, aquisição de equipamentos e veículos para a instituição, o custeio de cursos oferecidos no interior do estado, além de outras obras que fortalecem o ensino superior do Acre. “Como coordenador da bancada federal do Acre, eu me sinto no dever de abraçar essa causa. Investir na educação é uma das alternativas para o desenvolvimento desses municípios”, enfatizou Petecão.

Leia Também:  STF Recebe 1º pedido de anulaçãp do impeachment de Dilama

Todos os anos, centenas de jovens que concluem o ensino médio nos municípios do Alto Acre são forçados a parar de estudar por não terem nenhuma opção de curso de nível superior pela qual possam obter uma formação acadêmica. Diante do problema, a população desses municípios tem cobrado das autoridades a oferta de cursos superiores alinhados com a vocação econômica da região.

Além da deputada federal Wanda Milani (PROS) e do vice-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Josimar Ferreira, também compareceram à audiência a prefeita de Brasileia, Fernanda Assem (PT); o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos e representantes da sociedade civil.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tudo sobre Política

Plano de governo de Petecão é apresentado à Fieac como alternativa para o desenvolvimento econômico

Publicados

em

O candidato a governador do Acre pela coligação “Com a Força do Povo”, Sérgio Petecão (PSD), visitou na tarde desta terça-feira (9) o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Acre – Fieac, João Paulo Pereira, para falar sobre o plano de governo e colher mais sugestões junto à classe industrial de medidas que possam favorecer o desenvolvimento econômico do estado.

Na ocasião, Petecão entregou ao presidente da entidade uma cópia da proposta de plano de governo que foi apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE) no registro de candidatura. “Essa é uma discussão que não se encerra apenas nesse documento, queremos debater os problemas do estado como o desemprego, a violência, e outras situações, e vamos dialogar e encontrar soluções, por isso todas as contribuições são bem vindas. Vamos governar ouvindo a sociedade”, afirma Petecão.

Além do presidente da Fieac, também estiveram presentes à reunião representantes de sindicatos patronais, como a presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções do Acre, Raimunda Holanda de Paula, que destacou o empenho do candidato em busca de soluções para desenvolver o Acre. “Foi muito importante essa reunião porque ele demonstra que está preocupado com o setor produtivo, com o fortalecimento da nossa economia. Eu acho que ele está no caminho certo em dialogar com a classe empresarial”, avalia ela.

Leia Também:  Mara Rocha realiza audiência pública pela comissão de Agricultura da Câmara no projeto de assentamento Baixo Verde

Entre os temas discutidos durante a reunião, tratou-se também da questão do ensino profissionalizante e da formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. O diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai-AC, César Dotto, falou sobre a importância de integrar as políticas de governo às instituições da área de educação profissional. “Esse é o caminho, nós temos as profissões do futuro, mas também podemos oferecer formação de mão de obra na base, e o Senai está preparado tanto para essa formação mais básica como para a formação com mais tecnologia, e o que agente propõe para os candidatos é que sejam parceiro das nossas instituições”, avalia.

Na avaliação do presidente em exercício da Fieac, João Paulo Pereira, a visita do candidato foi positiva e poderá gerar bons frutos para o desenvolvimento do Acre. “O candidato está no caminho certo, começando uma campanha com um plano de governo bastante consistente, então vejo com bastante otimismo. Aqui deu para sentir que será um governo participativo, e nós aqui na Fieac temos muitos subsídios para colaborar”, pontuou.

Leia Também:  Galvez tem teste adiado, e técnico continua cortes no elenco da Copinha

O candidato a governador Sérgio Petecão, juntamente com o candidato a vice-governador Tota Filho (PSD) e a candidata a senadora Vanda Milani (Pros), tem se reunido com diversos segmentos da sociedade organizada nas últimas semanas, para apresentar a proposta de plano de governo e validar junto à sociedade as diretrizes que vão estabelecer as políticas públicas que serão implementadas no Acre, caso ele seja eleito governador.

“Estamos convencidos que esse é o caminho. Nós precisamos gerar emprego no Acre, a Fieac e os empresários que acreditam no Acre podem nos ajudar muito. Podemos criar boas parcerias que vão ter um impacto social muito positivo no nosso estado”, garante Petecão.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA