RIO BRANCO

Política

Quadrilha usava faxineiros e zeladores como ‘laranjas’; desvio na Prefeitura de Assis Brasil chega a R$ 8 milhões

O superintendente da Polícia Federal (PF) no Acre, Chang Fan, o delegado da PF no Alto Acre, Fares Feghali, e o agente Douglas Dagosti deram detalhes sobre a operação “Homem de Palha”

Publicados

Política

O superintendente da Polícia Federal (PF) no Acre, Chang Fan, o delegado da PF no Alto Acre, Fares Feghali, e o agente Douglas Dagosti deram detalhes sobre a operação “Homem de Palha”

policia-federal

O delegado responsável pelo caso, Fares Feghali, afirma que há indícios de que havia uma verdadeira organização criminosa dentro daquela prefeitura atuando no desvio de verbas, lavagem de dinheiro, entre outros crimes.

“Foi uma investigação em que se apresentou pela prisão dos envolvidos e afastamentos dos cargos em junho, mas só que em razão da prerrogativa de foro houve essa demora que é normal nos processos de tribunais”, disse ao frisar que o afastamento do prefeito e de três secretários vai surtir efeito na prevenção dos crimes.

De acordo com Chang Fan, o principal foco da operação era realmente averiguar o desvio de verbas públicas por contas dos indícios de falsificação de notas, fraudes em licitações, entre outros crimes cometidos contra a administração pública.

Fares Fegahli, delegado da PF naquela região, afirmou que trata-se de uma extensa investigação que durou quase dois anos.

Leia Também:  Faturando por fora: Gladson Cameli deve exonerar diretor do HUERB, Welber de Lima

A respeito de como funcionava o esquema criminoso, o agente Douglas Dagostin afirma que haviam pessoas em outros estados que atuavam em conluio com os gestores de Assis Brasil.

“Para se ter noção de como a corrupção se expandiu aqui no Alto Acre. Antigamente começava em uma prefeitura e agora são em várias e ainda chegam a outros estados”.

A operação envolveu 90 policiais e 80 viaturas.

A expressão “Homem de Palha” (straw man), tem origem na língua italiana e é utilizada para se referir a quem oculta patrimônio e valores em nome de outros, os conhecidos “laranjas”. O nome foi escolhido em razão de grande parte dos desvios terem ocorrido por meio de empenhos em nome de funcionários da Prefeitura de Assis Brasil que não sabiam de nada, a exemplo de faxineiros e zeladores.

policia-federal-op

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Governo do Amazonas e a inércia do prefeito Ordean Silva viraram as costas para a BR-AC40, que liga Guajará a Cruzeiro do Sul

Publicados

em

Moradores da cidade de Guajará – AM, que tem 16 mil habitantes e fica a quase 1.500 km de distância de Manaus, estão indignados com a situação em que se encontra a BR – AC-40, principal meio de ligação da cidade com o município de Cruzeiro do Sul no Acre.

Construída na época pelo governador Amazonino Mendes, a rodovia trouxe avanços no desenvolvimento da cidade, pois sua ligação econômica sempre foi com o estado do Acre. Há anos sem manutenção, a estrada estar praticamente precisando ser refeita, pois não recebe atenção do governo faz anos e a falta de cobrança dos políticos da cidade tem deixado moradores insatisfeitos.

Um Motorista de Lotação que nos enviou as denúncias, conta que a rodovia tem apenas 16 km e que se de dois em dois anos recebesse manutenção, jamais teria chegado a triste realidade em que estar.

“A gente fica revoltado, porque temos vereadores que não fazem nada, aliás eu nem sei porque ter vereador em Guajará, só para dar despesas? ’ Indaga revoltado o motorista.

Leia Também:  Prefeita de Rio Branco Socorro Neri e primeira dama do estado vistoriam a Casa Rosa Mulher

O mesmo afirma que o prefeito Ordean Silva (PP), juntamente com o presidente da Câmara de vereadores Fredson Moraes (PP), vivem em Manaus dizendo que estão em busca de melhorias, mas que na prática não se ver nada de concreto.

“Os caras só vivem na capital Manaus fazendo o que que não sei, pois dava muito bem para sentar com governador Wilson Lima e mostrar a realidade dessa estrada, tenho certeza que se fizessem isso já teriam tomado providências”, desabafou.

Nós tentamos contato com a secretaria de Infraestrutura do Amazonas em Manaus, mas não conseguimos contato com secretário da pasta.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Com o intuito de ajudar na manutenção do espaço do Educandário Santa Margarida, que atende crianças de zero a 12 anos de idade, o deputado Leo de Brito está destinando R$ 350 mil, por meio de emenda, à instituição. A emenda será viabilizada por meio de convênio com o Tribunal de Justiça. “O Educandário Santa Margarida é uma instituição que representa a única esperança para crianças que precisam de acolhimento”.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA