RIO BRANCO

Tudo sobre Política

Prefeitura de Cruzeiro do Sul entrega Comenda do Mérito Cultural Lins Sampaio

Publicados

Tudo sobre Política

A noite desta segunda-feira, 25, foi especial para os cidadãos e organizações homenageados pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul com a Comenda do Mérito Cultural Lins Sampaio – uma das maiores honrarias concedida para pessoas e instituições relevantes, que contribuíram para o fortalecimento e propagação da Cultura no município.

“Primeiro, a comenda faz uma justa homenagem a um dos maiores músicos do Acre, nosso amigo Hélio Modesto Sampaio, conhecido por Lins Sampaio. Homenageamos 17 pessoas e instituições, que merecem nosso reconhecimento, pois ajudam e ajudaram a construir uma importante história cultural na terra dos Nauas”, endossou o secretário de Cultura, Aldemir Maciel.

Uma ida do prefeito Ilderlei Cordeiro e do secretário Aldemir Maciel a Rio Branco já estava programada para que eles entregassem a honraria pessoalmente ao músico Alberto Loro, que faleceu recentemente. O artista foi homenageado na solenidade por sua importante contribuição artística para o Estado e a Amazônia.

Entre os homenageados destacam-se o Centro Educativo Adilis Nogueira Maciel (Ceanon) e a Missão Família Obra Irmã Demetria, como instituições. Já na categoria Sênior, a gestão apresenta os seguintes nomes, Maria Auxiliadora Soriano Rosas Cavalcante, Charles André Rosas Cavalcante, Francisco Benedito Ferreira da Silva, Maria José Freitas da Silva, Raimundo Gomes da Silva, Jânio Carlos Ramos Teixeira, Alexandre Sérgio, Rútila Ferreira Lima e Silva, Cleidson de Jesus Rocha, Carlos Augusto Assen de Carvalho, Audizio Gonzaga Dantas.
Na categoria Póstuma, Alberto Rodrigues de Brito Filho e Jouberth Lima de Sá.

Leia Também:  Câmara aprova e prefeito do Quinari vai receber mais que Marcus Alexandre

Já na categoria Júnior, os agraciados são Rita de Cássia Albuquerque Andrade, com o segmento literatura; e Clerton Gaspar de Souza, na música.

Para o músico Carlos Augusto Assen de Carvalho, o momento foi de muita alegria. “Senti-me lisonjeado por receber essa honraria e agradeço em nome de toda a família Assen de Carvalho”, disse o artista, que se destacou nos festivais de cultura e música do Juruá.

O sentimento de gratidão também foi compartilhado pelo professor e fazedor de cultura Charles André Rosas Cavalcante. “Foi uma satisfação imensa receber esse prêmio, que dedico a todos os artistas. Essa homenagem foi um presente, tendo em vista que ganhei no dia do meu aniversário”, frisou.

O grupo Missão Família foi referenciado na categoria instituição. Segundo a presidente Rosenir Saraiva, a demonstração de reconhecimento estimula as ações e fortalece os trabalhos de amparo às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo sobre Política

Deputado Jenilson e Sindmed se reúnem com equipe da Sesacre para tratar sobre exames de imagens que estão com demandas reprimidas

Publicados

em

O deputado Jenilson Leite (PSB) e o presidente interino do Sindicato dos Médicos do Acre, Dr. Gilson Lima, estiveram reunidos com a secretária adjunta Adriana Lobão e com a equipe da regulação, para tratar sobre a situação dos exames de imagens no estado.

Exames como ressonância magnética, os pacientes estão esperando até sete meses para serem chamados para realizar, sendo que antes eram resolvidos em até sete dias.

Pacientes que estão há meses na fila de espera por algum tipo de exame procuraram o parlamentar para terem informação de quando o serviço poderia voltar. Hoje, a secretaria de saúde do Acre tem uma demanda reprimida de exames de mais de 9 mil pacientes esperando na fila. Sendo 4.253 para ressonância magnética, 1.556 para tomografía, 2.069 para ultrassonografia, 108 para cintilografia, 425 para densitometria, 31 litotripsia, 17 para arteriografia e 823 eletroneuromiografia.

Além dos problemas com os exames de imagens, o Dr. Gilson relatou outros problemas que vem acontecendo na saúde, “Estamos também com problema de profissionais, exemplo disso é no município de Tarauacá, onde o médico plantonista tem que sair do seu plantão para levar um paciente para outro município, além da falta de médicos em Brasiléia”, falou.

Leia Também:  Câmara aprova e prefeito do Quinari vai receber mais que Marcus Alexandre

“Após recebermos ligações e mensagens de pacientes que esperam na fila por algum exame de imagem, estivemos na secretaria de saúde para saber os motivos da demora na realização desses exames, sabemos que muitas pessoas estão com dores nas suas casas e não tem condições de pagar uma consulta particular, dependendo 100% do SUS”, disse Jenilson.

Segundo apurado pelo parlamentar, o centro de realização de imagens, onde são realizados os exames, a unidade tem capacidade instalada para atender grandes demandas, mas só pode realizar se a central de regulação estadual agendar esses pacientes, isso se dá por força de contrato. Temos ainda a informação de que tem cobertura contratual que assegura a possibilidade de zerar as filas. O gargalo está na reduzida equipe no complexo de regulação estadual para regular e agendar os exames.

A Sesacre se comprometeu a realizar uma força tarefa interna para criar mutirões e dar celeridade as filas desses exames.

“É preciso uma grande força tarefa do Estado para acabar com a fila de exames, além de ter que fazer investimento na área da tecnologia, onde o paciente teria na palma da mão todo seu prontuário médico e saberia sua localização na fila, pois hoje todas as informações dos pacientes estão em papéis e não sabem qual é sua posição na fila”, finalizou o deputado.

Leia Também:  PR realiza convenção e emplaca Eduardo Veloso primeiro suplente de Bittar

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Em meio a maior crise do sistema de transporte coletivo dos últimos tempos, a população de Rio Branco vive um dilema e acorda todo dia sem saber se terá ônibus passando em sua região. O prefeito Tião Bocalom tentou amenizar o problema repassando R$ 2 milhões e quatrocentos mil para as empresas quitar os débitos com empregados, acordo não cumprido e que foi um dos motivos para a intervenção no setor.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA