Tudo sobre Política

Petecão cobra implantação de gasoduto no Acre para baixar preço do gás de cozinha e do combustível

Publicados

Tudo sobre Política

O Acre enfrenta um problema grave relacionado ao aumento do preço do gás de cozinha. O produto, essencial para sobrevivência, disparou nos últimos meses, chegando a custar R$ 150 reais em cidades do interior do estado. Com a guerra na Ucrânia, o combustível também vem sofrendo aumentos desenfreados.

Preocupado com a situação, o coordenador da bancada federal do Acre, senador Sérgio Petecão, solicitou ao poder Executivo a implantação do gasoduto no estado. “O gasoduto é uma rede de tubulações que leva o gás natural das fontes produtoras até o destino consumidor. Com essa operação, é possível diminuir o valor do gás e, até mesmo, do combustível”, pontuou.

A implantação do gasoduto no Acre e em Rondônia foi uma promessa do presidente Jair Bolsonaro, que aguardava a aprovação de uma lei, que já está em vigor. Há algumas semanas, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou a abertura do mercado em Rondônia. Diante da informação, o senador Petecão oficializou o pedido também para abertura do mercado do Acre.

Leia Também:  Prefeitura de Cruzeiro do Sul começa a implantação de prontuário eletrônico nas unidades básicas de saúde

Para Petecão, a vinda de gasoduto para o Acre viabilizará a instalação de novas indústrias, contribuindo com a geração de emprego e de renda. “A nova Lei do Gás possibilitou abrir o mercado de gás natural em Rondônia, agora é a hora de aproveitar e abrir também do nosso Acre. A implantação será o incentivo para indústrias e a garantia de renda para famílias, que poderão contar com a botija de gás mais em conta, além de economizar no abastecimento de veículos”, concluiu o parlamentar.

Sancionada em abril do ano passado, a Lei do Gás (Lei 14.134/21) criou mecanismos para o chamado “novo mercado do gás”. A lei abre o segmento de exploração e suprimento de gás natural a empresas, acabando com o regime de concessão para a exploração do produto e criou novos critérios para o acesso à infraestrutura.

Com a nova legislação, empresas interessadas em explorar o gás natural precisaram apenas de uma autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Outro ponto positivo da lei é que diferentes empresas podem atuar em etapas diferentes da cadeia produtiva e distributiva do gás.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tudo sobre Política

Candidato a governador Sérgio Petecão se reúne com empresários da construção civil em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

O candidato a governador Sérgio Petecão (PSD) está determinado a conquistar os votos dos eleitores da região do Juruá. Junto com o candidato a vice Tota Filho (PSD) e a candidata ao Senado Vanda Milani (PROS), Petecão está na região desde a última sexta feira, cumprindo uma extensa agenda, que se estenderá por toda esta semana.

Na manhã desta terça-feira Petecão se reuniu com dirigentes do Sindicato dos Empresários da Construção Civil do Vale do Juruá, para apresentar a proposta de plano de governo, e ouvir da classe sugestões paras as demandas locais, que possam favorecer o desenvolvimento econômico da região.

A principal reclamação dos empresários da região é quanto a fuga do capital financeiro do Acre para outros estados da federação, por conta de empresas de fora do estado que passaram a ganhar licitações do governo para execução de obras e oferta de produtos e serviços.

“Tem duas empresas só que trabalham no governo, e nós aqui de Cruzeiro do Sul não conseguimos chegar na licitação, porque não existe mais licitação para nós, por causa da carona que tem no estado já junto com as duas empresas ” denuncia o presidente da entidade Cláudio Negreiros.

Leia Também:  Com fim do período chuvoso, Deputado Jenilson Leite cobra obras de recuperação da BR-364

Segundo Petecão o relato dos empresários de Cruzeiro do Sul é o mesmo já ouvido pelos candidatos em outras regiões do estado. ” Isso só confirma o que ja sabíamos. É inadmissível, não tem sentido, que empresas venham de outro estado e tirem as oportunidades das empresas aqui do Juruá” declara Petecão.

O candidato a vice governador Tota Filho, que é da região, também se comprometeu em defender a participação das empresas  locais nos processos licitatórios do governo, para que elas possam gerar empregos e aquecer a economia local.

“Como vimos aqui, o nosso plano de governo já contempla essas demandas e esse encontro foi a confirmação de que nós teremos um governo que realmente atende os interesses da sociedade”, afirma Tota Filho.

Petecão e Tota Filho estão empenhados e conquistar os votos da região do Juruá, e estão cumprindo uma extensa agenda de compromissos na região. No último domingo eles participaram da procissão de encerramento do novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul.

Leia Também:  Vídeo: Prefeito Mazinho Serafim é acusado de agredir vereador em Sena Madureira

No sábado os candidatos visitaram comunidades isoladas do município de Mancio Lima. Na sexta feira a comitiva de Petecão esteve no município de Feijó, participando da abertura do “Festival do Açaí”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA