Tudo sobre Política

Oposição desconfia de manipulação de dados para reajuste da tarifa de ônibus de Rio Branco; petista diz que há transparência

O vereador Rodrigo Forneck, apontou que há uma conotação política no debate sobre a tarifa da passagem de ônibus em Rio Branco.

Publicados

Tudo sobre Política

O vereador Rodrigo Forneck, apontou que há uma conotação política no debate sobre a tarifa da passagem de ônibus em Rio Branco.

O possível reajuste da passagem de ônibus em Rio Branco, de R$ 3,50 para $R$ 4,55, como propõem as empresas do transporte coletivo, foi o tema central do debate na Câmara de Vereadores da capital.

A oposição vê manipulação nos números apresentados pelas empresas através de planilhas no Conselho de Transportes com o objetivo de aumentar a tarifa.

O líder da oposição na Casa, vereador Roberto Duarte, do MDB, disse que não há transparência e tampouco fiscalização do sistema.

“Em 1983, nós tínhamos em Rio Branco cerca de três milhões de usuários do transporte coletivo. Naquela época nós tínhamos uma população menor, aproximadamente 180 mil. Hoje, nós temos 400 mil habitantes e um milhão e meio de usuários (conforme as empresas). Naturalmente aumentaria o número de passageiros, naturalmente. Eu acredito que possa haver manipulação. Ela é real porque esse sistema não tem fiscalização. O Executivo não tem, a Câmara não tem. Fica de responsabilidade do sindicato das empresas”, argumentou.

Leia Também:  A Reestreia do autoproclamado líder do Governo, Gherlen Diniz (Guaidó) foi marcada por sua falta de amplitude

O líder do PT na Casa, vereador Rodrigo Forneck, apontou que há uma conotação política no debate sobre a tarifa. Para ele, qualquer intenção eleitoreira acaba contaminando a discussão. Forneck não acredita em manipulação de dados, pois os números são apresentados com transparência.

“O vereador pra debater passagem de ônibus tem que tirar o componente eleitoral do debate. Se esse componente estiver presente, ele só atrapalha e quem perde é a população. Desde o ano passado com a CPI e outras manifestações que houve, inclusive da própria Justiça, o rito do aumento da passagem é muito transparente. Eu não acredito em manipulação de dados para aumentar a passagem, mas se porventura houver alguma inconsistência nesses dados, certamente os membros do conselho, a população de uma maneira geral, o Ministério Público, a Justiça e os vereadores perceberão, porque as planilhas são públicas.”

Telejornal 3 de Julho 8ª Edição

Urgente Veja o Vídeo: Sem foro privilegiado, Jorge Viana entra no olho do furacão da Lava Jato, Prefeita Fernanda Hassem participa de reunião na AMAC, MP abre inquérito para apurar irregularidades na Câmara de Brasileia, PRF prende peruana com cocaína próximo de Xapuri, Em Epitaciolândia meliante é preso com meio quilo de entorpecente, Curta nossa página e se inscreva no nosso canal do YouTube.

Leia Também:  Câmara de Rio Branco participa do lançamento do Plano de Contingência 2019

Por Luciano Tavares / ac24horas

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo sobre Política

Na Expoacre, Sergio Petecão se reúne com empresários, concede entrevistas e recebe apoio da população

Publicados

em

O candidato a governador do Acre pela coligação “Com a Força do Povo”, Sérgio Petecão (PSD), esteve na noite desta sexta-feira (5) no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, visitando a edição da Expoacre deste ano. Acompanhado do candidato a vice-governador Tota Filho (PSD), Petecão se encontrou com autoridades, conversou com empresários, e recebeu cumprimentos da população presente ao evento.

O primeiro compromisso do candidato no local foi um encontro com a diretoria da Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio-AC) para apresentar a proposta de plano de governo e discutir com a entidade a atual situação social e econômica do Acre. Uma das principais demandas que o futuro governo do Acre terá que atender é o estímulo ao desenvolvimento econômico e bem estar social, já que pelo menos 43% da população do estado vive em estado de pobreza ou abaixo dessa linha.

“Eu tenho dito que o Acre não pode mais errar, nós temos que encontrar formas de gerar trabalho e renda para a população desse estado. Todos os dias eu me deparo com pessoas me pedindo emprego, outras indo embora do estado, alguns levando a família, porque aqui ninguém encontra oportunidade, nós temos que nos unir para reverter essa situação, e nós temos o compromisso de trabalhar muito para melhorar a vida das pessoas”, enfatiza Petecão.

Leia Também:  Plano de Intervenção de Segurança Pública é elaborado para atender segunda regional de Rio Branco

Durante o encontro com o presidente da Fecomércio, o empresário Leandro Domingues, Petecão e Tota Filho entregaram a ele uma cópia da proposta de plano de governo. “Você pode ter certeza que qualquer um que assumir esse governo e quiser fazer parceria com as nossas instituições, as nossas ações poderão se alargar muito mais, porque o nosso objetivo é sempre o mesmo. Nós trabalhamos sempre para criar melhores condições de vida para o nosso povo”, garantiu Domingues.

A Federação do Comércio do estado do Acre é uma entidade ligada ao Sistema S, e desenvolve inúmeras ações sociais na área de saúde e educação, muitas delas oferecidas pelo Sesc, instituição ligada a Fecomércio e mantida pela contribuição de trabalhadores do comércio e do setor de serviços do Acre.

Após a reunião com a diretoria da Fecomércio, Petecão e Tota Filho concederam entrevistas aos veículos de comunicação que fazem a cobertura da Expoacre. Um dos stands visitados foi o do site de notícias Contilnet, onde os candidatos participaram de uma transmissão ao vivo e puderam falar sobre a candidatura e as propostas de governo.

Leia Também:  Acaba a era Eduardo Cunha: Vilão do golpe chora e renuncia à presidência

“Penso que este espaço do Parque de Exposições pode ser melhor aproveitado durante o ano inteiro, e nossa proposta é fazer isso em nosso governo, criar eventos aqui e oferecer atividades que possam movimentar mais a nossa economia”, defendeu o candidato Tota Filho ao fazer uma avaliação do evento.

Depois de atender a imprensa, Petecão e Tota Filho caminharam por todo o Parque de Exposições, onde conversaram com empresários, microempreendedores e o povo em geral. Durante a caminhada, por diversas vezes, os candidatos foram abordados por populares, que manifestaram apoio à chapa e fizeram questão de posar para fotos com os dois candidatos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA