RIO BRANCO

Geral

No Acre, jovem aposta no tênis de mesa para superar dificuldades

Rodrigo Mendes, 15 anos, vende detergente para ajudar a família, estuda e treina.

Publicados

Geral

Rodrigo Mendes, 15 anos, vende detergente para ajudar a família, estuda e treina.

Iracy de Almeida e o neto, mesatenista Rodrigo Mendes (Foto: Reprodução/TV Acre)

Iracy de Almeida e o neto, mesatenista Rodrigo Mendes (Foto: Reprodução/TV Acre)

Na próxima semana as equipes acreanas começam a embarcar para Belém (PA) para disputar a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude Sub-17. No tênis de mesa, um garoto da periferia de Rio Branco enfrenta as dificuldades, mas acredita em futuro melhor por meio do esporte. O apoio da família para Rodrigo Mendes, de apenas 15 anos, é fundamental.

Compromisso e generosidade são palavras que poderiam descrever a personalidade do filho da dona Cristiana e neto da Iracy. Ele é o caçula de três filhos, mas nem por isso deixa de ajudar em casa. A avó é o xodó do adolescente, uma das novas promessas da modalidade no estado.

– Ele me ajuda muito. Vende detergente para mim – diz Iracy de Almeida.

Não bastasse o amor pela família, o acreano é esportista e dos bons. Conheceu o handebol por meio de um primo, mas foi no tênis de mesa que despontou. A ascensão foi rápida. As medalhas e os troféus estão aí para comprovar o talento do jovem atleta.

Leia Também:  Acre gastou quase meio milhão para cobrir rombo da previdência, diz levantamento

Bolsa ajuda

O orçamento da família é curto, por isso ele conta com uma bolsa da AABB, clube de Rio Branco, para praticar a modalidade.

– No começo não queria que ele fosse. Rodrigo não vai. Ele passava o dia lá. Mas aí depois ele foi conversando comigo. Conversei com o professor dele e me explicou. No colégio não estava bem, agora já está – afirma a mãe.

O caminho da casa para a sede do clube é de pé. No trajeto, que se repete duas vezes na semana independente da chuva ou do sol, Rodrigo aproveita para sonhar.

– Penso em treinar e estudar ao mesmo tempo, e viajar também. Gostaria de ir para Natal porque gosto de ir lá e ver o mar – conta o mesatenista.

A partir do dia 7 de novembro, Rodrigo e uma delegação composta por 88 atletas representam o Acre na fase nacional dos Jogos Escolares. Ele se diz ansioso e nervoso, mas sempre focado.

– Tem que ter esse nervosismo, mas vou tentar voltar com as medalhas.

Leia Também:  Justiça do Trabalho realiza audiências e ações sociais à população da fronteira peruana com o Brasil

Colaborou Shara Alencar, da TV Acre.

Por  Rio Branco, AC

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Geral

Pelo segundo ano, procissão de São Sebastião é substituída por carreata em Xapuri devido à pandemia

Publicados

em

Fiéis celebram o dia de São Sebastião, padroeiro de Xapuri no AC com carreata — Foto: Maria Eduarda/Arquivo pessoal

Devido o aumento dos casos de Covid-19 no Acre, a Paróquia de Xapuri, no interior do Acre, substituiu a tradicional procissão que celebra a festa do padroeiro do município, São Sebastião, por uma carreata.

“Vamos optar por fazer uma grande carreata, porque vêm muitas pessoas e não queremos ser responsáveis pela disseminação do vírus, então, optamos por fazer a carreata”, disse o pároco da cidade, padre Antônio Menezes.

Conforme o boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), no mês de janeiro foram registrados mais de 3 mil casos de Covid-19, sendo que nessa quarta-feira (19), foi o recorde desde o início da pandemia, com 1.172 casos positivos.

As celebrações do padroeiro começaram ainda no dia 12 deste mês e encerram nesta quinta-feira (20), com a carreata. Ao longo dos últimos dias foram feitas missas e quermesse.

Em 2021, a festa também ocorreu apenas com a carreata. Este é o segundo ano em que a procissão é substituída. O padre ressalta que é importante que a celebração aconteça porque é uma forma de os fieis cultivarem a fé, que também é um refúgio no momento de pandemia.

Leia Também:  Prefeitura de Cruzeiro do Sul seleciona candidatos do concurso que vão concorrer a rei e rainha do Festival da Farinha

“O ser humano é perpassado pela esperança, nada pode nos limitar e o Espírito Santo vai agir, hoje, através dessa carreata. Não vamos andando, mas vamos de carro e estamos felizes porque, graças a Deus, tudo está acontecendo dentro dos conformes, todo mundo se precavendo e participando. Mesmo em tempo de pandemia, estamos fazendo uma linda festa, não podemos fazer a procissão, mas não deixamos de celebrar”, acrescentou.

Durante os dias de novenário, o padre informou que o movimento com presença dos fieis chegou a dobrar, e passou de 200 para até 400 pessoas durante os encontros que ocorreram diariamente em vários horários.

Além disso, o padre pontuou que foram respeitados os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19.

“Estamos usando máscaras, álcool em gel, a quermesse fora e não dentro do salão paroquial para ser em espaço aberto. Estamos nos precavendo e, claro, se for preciso a gente suspender [a presença de público] e ser uma festa on-line vamos cumprir. Queremos cumprir todos os decretos possíveis e estamos rezando que São Sebastião, que é o patrono e grande defensor das festas, nos proteja. Cremos que ele vai fazer o melhor por nós”, explicou quando a festa foi lançada. Por G1 Acre.

Leia Também:  Ação parlamentar de Alan Rick garante recurso para segunda etapa das obras de interligação do Calafate com Dias Martins

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Em meio a maior crise do sistema de transporte coletivo dos últimos tempos, a população de Rio Branco vive um dilema e acorda todo dia sem saber se terá ônibus passando em sua região. O prefeito Tião Bocalom tentou amenizar o problema repassando R$ 2 milhões e quatrocentos mil para as empresas quitar os débitos com empregados, acordo não cumprido e que foi um dos motivos para a intervenção no setor.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA