RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Tudo sobre Política

Jenilson diz que está fazendo estudo e quer isentar produtor rural de ICMS na aquisição de máquinas agrícolas

Publicados

Tudo sobre Política

Em seu discurso na Assembleia Legislativa do Acre, durante sessão desta terça-feira (10), o deputado estadual Jenilson Leite (PSB), falou sobre o evento Grito da Terra, evento que participou na última sexta-feira (6), em Rio Branco.

Jenilson destacou que o Grito da Terra é o principal evento da agenda do movimento sindical do campo e reuniu pessoas dos 22 municípios acreanos.

“Vieram pessoas dos ramais, BRs, pessoas que haviam entregue a pauta ao Governo no dia 5 de abril, pedindo mais incentivos na área, o fato é que até o dia do encontro não houve resposta, fomos recebidos pela equipe, mas o Governo não tinha respostas concretas para as demandas cotidianas dos trabalhadores. Cada sindicalista voltou para suas casas sem uma resposta objetiva do Governo”, disse.

Pré-candidato a governador, Leite, que também é técnico em agropecuária, afirmou que “é impossível pensar num Estado melhor se não olharmos para aqueles que estão produzindo no setor agrícola. Até mesmo a turma do agronegócio, que por conta própria está aumentando investimentos e elevando sua produção, está tendo que levar seu milho para armazenar em outros estados, pois nos últimos três anos não foi construido um cilo. É necessário que tenhamos governos mais alinhados com os desafios que temos, hoje a agricultura e pecuária representam apenas 8% do PIB, se quisermos alimentar a cidade, precisamos ampliar essa participação. Hoje o Acre, mesmo no setor agrícola, usa a força física e temos que passar essa página, entrar na era da mecanização”, diz.

Leia Também:  Três pessoas são presas com mais de 160 quilos de droga em propriedade rural de Cruzeiro do Sul

O pré-candidato destacou que hoje o Estado conta com poucas máquinas para atender a todo o Acre e apresentou soluções para essas demandas, que estão inclusas em seu plano de Governo.

“”Precisamos adquirir mais máquinas para que o Estado passa fazer a mecanização nas áreas de quem não tem condições de comprar e facilitar para aquele que pode fazer essa aquisição, concedendo isenção, pois aqueles que acham que o ICMS tem que ser arrecadado de todo tipo de negociação, estão errados, quando deixa de entrar uma máquina, freia a produtividade e, consequentemente, uma arrecadação maior que seria feita a partir de uma produção maior. O Acre não vai produzir mais se não passar por uma inovação na forma de produção, aumentando a capacidade de mecanização”, explicou.

Sobre o ICMS, o pré-candidato deixa claro que está fazendo um estudo do impacto dessa isenção. “Uma coisa é trabalhar com força manual e outra é com maquinas. Estamos empenhados em trabalhar esse projeto ousado para poder dialogar com essa transformação que precisamos ter no nosso estado neste setor rural”, finalizou Jenilson.

Leia Também:  Pressão alta: Um estudo no Acre oferece tratamento e acompanhamento para evitar novo AVC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tudo sobre Política

Prefeito Zequinha Lima participa da inauguração de unidade da Defensoria Pública em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

(Assessoria) – O prefeito Zequinha Lima participou, na manhã desta quinta-feira, 18, da inauguração da unidade da Defensoria Pública de Cruzeiro do Sul. O prédio já está em funcionamento desde o início de 2024 na Avenida Coronel Mâncio Lima, no bairro Floresta. Na oportunidade, foi lançando o primeiro volume da coleção Cidadania e Direitos – Povos Indígenas.

Participaram da cerimônia, o prefeito Zequinha Lima, a vice-governadora, Mailza Assis, a defensora-geral do Acre, Simone Santiago, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre e deputado, Luiz Gonzaga, os deputados estaduais , Nicolau Júnior, Pedro Longo, e Clodoaldo Rodrigues, autoridades locais, secretários estaduais e municipais.

“Este é um órgão importante que presta um serviço de qualidade, principalmente para as pessoas que mais precisam. Deixamos aqui nossos agradecimentos aos serviços prestados e pelo excelente trabalho realizado. Essa unidade vai fazer diferença para a população de Cruzeiro do Sul”, agradeceu a vice-governadora, Mailza Assis.

A defensora pública-geral, Simone Santiago, ressalta que pelo menos 18 municípios já contam um prédio da DPE/AC. Explicou que o material informativo e didático foi feito pela equipe da Ouvidoria da Defensoria Pública em apoio com os povos indígenas e faz parte da programação da instituição em alusão ao Dia Nacional dos Povos Indígenas, comemorado anualmente no dia 19 de abril.

Leia Também:  Ministro do STF nega trâmite a HC do prefeito de Plácido de Castro, Roney Firmino

“Estamos aproveitando esse momento de inauguração do nosso novo espaço, do nossa nova unidade aqui em Cruzeiro do Sul da Defensória Pública e lançando também a cartilha Cidadania e Direitos – Povos Indígenas que a primeira unidade que fala sobre a questão dos direitos, do tratamento que se deve dado aos povos indígenas e amanhã dia 19 de abril e a comemoração deles e achamos o momento propício para ter esse lançamento aqui em Cruzeiro do Sul. Esse novo espaço significa oferecer mais dignidade, oferecer um espaço mais humanizado e com qualidade para as pessoas que aqui nos procuram”, disse.

O prefeito Zequinha Lima, falou sobre os avanços da Defensoria nos municípios e a alegria da instituição agora estar mais perto da população de Cruzeiro do Sul. “Fico feliz com esse novo espaço porque vai oferecer mais dignidade para quem procura dos serviços prestados pela Defensória Pública. As pessoas que procuram a unidade não tem condições de pagar um advogado ou um escritório e aqui eu quero parabenizar o governo do Estado que nesses últimos anos, vimos os investimentos altos no sentindo de fortalecer essas instituições muito importante para o cidadão e aqui em Cruzeiro do Sul. Isso é visível através da mudança para um ambiente mais adequado, mais amplo onde as pessoas se sentem mais a vontade”, pontou.

Leia Também:  Brasil corre risco de perder cooperação financeira", alerta Leo de Brito
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA