RIO BRANCO

Tudo sobre Política

IX Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente é realizado no Acre

Sediado pela primeira vez na Região Norte, o IX Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente (Cisca) é realizado entre 22 e 25 de novembro.

Publicados

Tudo sobre Política

Sediado pela primeira vez na Região Norte, o IX Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente (Cisca) é realizado entre 22 e 25 de novembro.

Por Fhaidy Acosta

O governo do Estado e a Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, promovem o evento, que recebe palestrantes de diversas universidades do mundo.

O Cisca contempla todos os cursos da área de saúde e conta com a participação de alunos dos cursos de medicina, enfermagem, saúde coletiva, educação física, psicologia e nutrição.

Durante a abertura oficial do congresso, realizada no Teatro Universitário da Ufac na noite de quinta-feira, 22, membros da comissão organizadora, instituições de ensino, governo e prefeitura expressaram a satisfação e a importância da realização do evento para o Acre.

“Para nós é uma grande alegria receber este evento internacional aqui na universidade, que, além da importância dos alunos da graduação, também temos os nossos alunos de pós que estão na faculdade federal de medicina do ABC, e isso nos orgulha. Espero que nossos alunos aproveitem toda a clientela que estará aqui presente das outras universidades, que possam aproveitar este momento de discussão sobre saúde pública para nossas crianças e adolescentes”, destaca a reitora da Ufac Guida Aquino.

A vice-governadora Nazareth Araújo conta que o evento é de grande importância para o Estado. “É uma troca de experiência, é muito rico poder fazer isso no fim da administração de um humanista como é o governador Tião Viana. É importante para que apresentemos as políticas públicas aqui realizadas, assim como é importante que o  traga as suas experiências a serem adaptadas à nossa realidade”, ressalta.

Leia Também:  Câmara do Quinari realizou audiência pública para debater a Lei orçamentária

Programa

O evento é a coroação de um convênio com a Sesacre a partir da Faculdade de Medicina do ABC, que permitiu a formação de quarenta profissionais de alto nível em pesquisa para o estado.

Estão sendo formados pela parceria trinta mestres e dez doutores. Metade já está concluindo a capacitação.

“Destaca-se que este é um dos maiores eventos de saúde pública do mundo e que efetivamente conta com cinco professores de fora do Brasil e cerca de 145 outros professores do Brasil, caracterizando-se, assim, como um evento importante na área da saúde, da educação e do ensino”, enfatiza o professor doutor Luiz Carlos de Abreu, coordenador do Congresso.

A palestrante e presidente da comissão organizadora do evento Ítala Bezerra ressalta que o congresso, que tem 1,7 mil inscritos, é gratuito. Para o Acre e para organização do evento, foi um ganho, já que os 40 profissionais, mestrandos e doutorandos, que estão se formando por meio desse convênio participam do evento.

“Eles estão sendo formados para discutir temáticas relacionadas a políticas públicas, o desenvolvimento local e também para formar novos cidadãos. E a intenção é cada vez mais expandir a pós-graduação aqui no Acre”, acrescenta Ítala.

Leia Também:  Aprovado projeto de lei do deputado Jesus Sérgio que vai permitir investimentos federais em hidrovias no Acre

Uma das atrações do congresso são os trabalhos apresentados – alguns inéditos, como é caso do transplante uterino desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP).

Troca de experiências

Sobre a presença de profissionais, palestrantes, mestres, doutores e pesquisadores do mundo inteiro, Nazareth Araújo, vice-governadora, acrescenta que trazer o saber deles sobre a criança e o adolescente é uma importante troca de experiência, assim como foi a apresentação do plano sobre a Primeira Infância Acreana (PIA), realizada em 2017, em São Paulo.

“Enfrentamos a realidade das pessoas, das mulheres, jovens e crianças que vivem nesta região florestal tão importante para o mundo inteiro, mas que ainda carece de muito investimento por parte da nação e de todas as entidades federativas. Então é um momento de reflexão, e poder fazer isso com os jovens é fantástico, também porque você está disseminando ideias para pesquisa, que haja realmente um incentivo desse entrosamento entre a iniciativa privada, a organização da sociedade civil e as políticas públicas. É realmente muito honroso poder receber a academia do mundo inteiro no nosso Estado”, destaca.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo sobre Política

Programa inédito: Gonzaga destina emenda para compra de 400 próteses dentárias para ribeirinhos de Porto Walter

Publicados

em

Uma emenda destinada pelo deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB) será responsável pela implantação de um programa inédito no estado do Acre: a Prefeitura de Porto Walter vai comprar e doar cerca 400 próteses dentárias para ribeirinhos e ribeirinhas do município.

O programa Sorriso Feliz será possível graças ao empenho do deputado Gonzaga que destinou recursos no valor de R$ 150 mil reais ao município acreano.

Além deste projeto que vai levar qualidade de vida aos ribeirinhos, o deputado tucano já destinou outras emendas para comprar medicamentos e levar atendimentos médicos até as comunidades isoladas do Juruá.

“Esse programa foi elaborado pela Secretaria de Saúde de Porto Walter, que tem como responsável pela pasta, a competente secretária Ana Flávia. Essa ação é importante, pois muitas pessoas que moram nas regiões mais distantes, como nos seringais, não podem fazer o tratamento dentário, alguns já extrairam todos os dentes e não tem condições de comprar uma prótese. Sem os dentes, eles ficam constrangidos. Quando vão conversa colocam as mãos sobre a boca. O projeto é de uma importância grande para os mais necessitados”, disse Luiz Gonzaga.

Leia Também:  Câmara do Quinari realizou audiência pública para debater a Lei orçamentária

Segundo a Prefeitura de Porto Walter, cerca de 400 pessoas devem beneficiadas. Elas serão identificadas em ações itinerantes de saúde, que são realizadas periodicamente, e passarão por consulta com profissional especializado, para o encaminhamento necessário.

O prefeito em exercício de Porto Walter, Guarsônio Melo, ressaltou que o projeto é inédito no município e vai beneficiar pessoas que não têm condições de arcarem com tratamento dentário.

“Com o programa vamos garantir melhor qualidade de vida, e proporcionar o atendimento odontológico necessário às famílias que não dispõem de recursos financeiros para bancar esse tratamento. Além de renovarmos a autoestima de quem será beneficiado. Essa é uma ação inédita que será ampliada. Apresentamos as nossas demandas e fomos prontamente atendidos. Graça a Deus temos um diálogo franco com nossos parlamentares”.

Segundo a secretaria de Saúde do munícipio, Ana Flavia Melo, os recursos adquiridos serão devidamente executados em benefício da população que mais precisa.

“Gestão pública também se faz cuidando das pessoas. Esse sempre é um pedido do Prefeito César e do vice Guarsônio, que a gente oferece o melhor atendimento a quem mais precisa.”

Leia Também:  Ciro Gomes diz que o Brasil está perdendo suas condições democráticas

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O ex-deputado federal, Sibá Machado, gravou um vídeo polêmico onde fez um desabafo contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, o Juiz Sérgio Moro e o governador do Acre, Gladson Cameli. Sibá não perdeu a oportunidade de alfinetar o gestor em se tratando do escândalo de corrupção no qual para a Polícia Federal, Cameli é tido como o chefe de uma organização Criminosa que desviou quase R$ 1 bilhão de reais dos cofres públicos do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA