Tudo sobre Política
Gonzaga leva apoio a desabrigados pela cheia em Cruzeiro do Sul: “A Aleac deve ir onde o povo precisa”
Tudo sobre Política
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, visitou nesta quinta-feira (20) abrigo montado em Cruzeiro do Sul para acolher vítimas das enchentes do Rio Juruá. O parlamentar esteve acompanhado do prefeito em exercício de Cruzeiro do Sul, o presidente da Câmara Municipal, vereador Elter Nóbrega, e uma equipe da prefeitura.
Cruzeiro do Sul conta com 14 famílias indíngenas alojadas em abrigo montado na Escola Cívico-Militar Madre Adelgundes Becker. Ao todo, mais de 50 pessoas estão abrigadas no local recebendo suporte da prefeitura.
De acordo com Gonzaga, a visita serviu para acompanhar de perto as condições que estão sendo oferecidas pela prefeitura às famílias desabrigadas e para levar apoio do Legislativo aos acreanos afetados pelas enchentes.
“A Aleac está presente em todos os momentos do ano na vida dos acreanos e agora não seria diferente. Viemos acompanhar de perto a situação dessas famílias indígenas que foram alojadas em abrigo da prefeitura após terem suas moradias inundadas. Aproveitamos para levar apoio do Legislativo e reafirmar o comprimisso dos deputados com o bem estar da população”, disse o parlamentar.
O prefeito em exercício, Elter Nóbrega, destacou o apoio do deputado Gonzaga e da Aleac neste momento de dificuldade enfrentado por ribeirinhos do Juruá.
“Quero agradecer ao deputado Gonzaga pelo apoio do Legislativo nesse momento de sofrimento que essas famílias estão enfrentando. Visitamos o abrigo para saber as condições das famílias alojadas. O que queremos é dar conforto a essas pessoas desabrigadas”, disse o vereador.

Tudo sobre Política
Vereador André Kamai cobra gestão humanitária e crítica política de exclusão das pessoas em situação de rua
Vereador de Rio Branco, André Camai – Fotos: Paulo Murilo
O vereador André Kamai (PT) fez um contundente pronunciamento na Câmara Municipal de Rio Branco sobre a crise da política de assistência social no município. Em pauta, a polêmica transferência do Centro Pop — unidade que presta atendimento a pessoas em situação de rua — para a região da Baixada, proposta que tem gerado insegurança nos moradores da área e não resolve, segundo o parlamentar, a raiz do problema.
“Está grave o que está acontecendo no centro da cidade de Rio Branco, mas está muito longe de esse ser um problema das pessoas em situação de rua”, declarou Kamai em tribuna. Para ele, a crise atual é fruto direto do desmonte das políticas públicas de assistência e de um modelo de gestão que prefere esconder a pobreza a enfrentá-la com seriedade.
O vereador também criticou o deslocamento do debate para interesses econômicos ou políticos, sem o devido olhar humanitário. “Nós vamos errar se tentarmos discutir a política para a população de rua a partir dos interesses de qualquer outro setor. Precisamos olhar para essas pessoas como cidadãos, não como obstáculos.”
Kamai ainda questionou a ausência de políticas estruturantes para o comércio e a economia local: “Os comerciantes estão falindo porque não há política de desenvolvimento econômico. Enquanto isso, tentam jogar a responsabilidade para cima dos mais vulneráveis.”
Ao reforçar que Rio Branco deveria ter não apenas um, mas vários equipamentos como o Centro Pop, o vereador defendeu a ampliação dos investimentos em moradia, segurança pública e assistência. “Se queremos resolver de fato, precisamos tratar essas questões com verdade, com empatia e com compromisso. Precisamos de mais política pública e menos criminalização.”
O pronunciamento foi registrado em vídeo e está disponível nas redes sociais do parlamentar. Kamai reafirma seu compromisso com a luta por políticas públicas que respeitem a dignidade de todas as pessoas e propõe uma audiência pública para discutir o tema com moradores, especialistas, gestores e a sociedade civil organizada.
-
Política Destaque4 dias atrás
Governo do presidente Lula assume a obra do anel viário de Brasileia, paralisada após a Operação contra o governo de Gladson Cameli
-
Tudo sobre Política5 dias atrás
Ex-prefeito boliviano preso no Acre passa por audiência de custódia e caso é encaminhado ao STF
-
Política4 dias atrás
Conheça os cinco deputados bolsonarista do Acre que assinaram o pedido de urgência para o projeto de lei de anistia ao 8 de Janeiro
-
Política5 dias atrás
Com a saúde de Mâncio Lima de mal à pior, prefeito Zé Luiz participa de inauguração de um Centro de diagnóstico em Porto Walter