RIO BRANCO

Cultura

FEM e ConCultura realizam a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Cultural Acreano

O Theatro Hélio Melo foi palco da entrega da Comenda da Ordem do Mérito Cultural Acreano na sexta-feira, 21. Quatro personalidades do meio artístico-cultural receberam a homenagem.

Publicados

Cultura

O Theatro Hélio Melo foi palco da entrega da Comenda da Ordem do Mérito Cultural Acreano na sexta-feira, 21. Quatro personalidades do meio artístico-cultural receberam a homenagem.

Por Rose Farias 

Com apresentações culturais, em sua oitava edição, a comenda foi entregue in memorian ao bailarino e coreógrafo Alexandre Matos de Souza, o Alex Matos e ao cantor e compositor José Jorge Carvalho Cardos, o Jorge Cardoso. Os demais agraciados foram Maqueson Pereira da Silva, e Guajarina Margarido.

O ato de outorga e entrega da placa e diploma contou com a presença da vice-governadora Nazareth Araújo, da primeira-dama Marlúcia Cândida, do deputado estadual Daniel Zen, Karla Martins, presidente da FEM, do diretor teatral Lenine Alencar, presidente do ConCultura, além de conselheiros, artistas fazedores de cultura e familiares dos agraciados.

Organizada pelo governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), e pelo Conselho Estadual de Cultura (ConCultura), a Ordem instituída em 2011, é uma forma de valorizar aqueles que, de alguma forma, doaram sua arte e conhecimento para o fortalecimento da cultura do Acre, propagando-a mundo afora.

Leia Também:  Governo promove mais 274 policiais militares e bombeiros

Os homenageados foram escolhidos por meio de uma seleção feita por uma comissão do ConCultura, que consulta à comunidade e ao mesmo tempo propõe nomes dos que podem receber o prêmio.

“Tenho a satisfação de ter participado deste momento em que criamos essa modalidade cultural como uma forma de reconhecer aqueles que têm dado e deram a contribuição para a história da nossa cultura. Muitos ainda precisam ser homenageados nesse grande caderno de acontecimento da cultura acreana ”, disse Lenine Alencar.

“É uma homenagem pelos relevantes trabalhos desenvolvidos na nossa sociedade, cada um na sua área, dona Guajarina na cultura popular, o Maquesson na sua bela marchetaria, e os demais agraciados, como o Jorge Cardoso com sua discografia maravilhosa, e o Alex Matos por seu trabalho na dança e cultura popular”, comentou Daniel Zen.

Na oportunidade foi lançada a revista Cultura em 10 Atos, publicação do ConCultura, organizada por Flávia Bulamarqui e impressa com o apoio do gabinete do deputado Daniel Zen. A publicação traz a história da FEM e seus presidentes, a estrutura do ConCultura, seus conselheiros e os agraciados com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural Acreano até 2017.

Leia Também:  Em jogo fraco, Princesa e Rio Branco/AC empatam no AM

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Empreendedorismo: Governo fortalece turismo de base comunitária na Trilha Chico Mendes, em Brasileia

Publicados

em

Comunidade da Trilha recebendo os certificados da capacitação – Foto: cedida

Visando organizar e fortalecer o turismo de base comunitária na Trilha Chico Mendes, em Brasileia, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo, realizou nos dias 23 a 25, cursos para a comunidade.

Em parceria com a SOS Amazônia e com financiamento do Programa REM do Banco KFW, foram ministrados para 33 pessoas da comunidade, os cursos de qualidade no atendimento ao turista e condução de turistas em ambientes naturais.

A moradora da trilha, Evelina Liberalino, conhecida como Nena, participou dos dois cursos ofertados. “Conhecimento é sempre válido e necessário. Para nós que atuamos com a recepção de turistas é bom esse tipo de curso que nos capacita a atender melhor”, garante.

Além disso, foi feito o mapeamento de necessidades levantadas pelos próprios moradores e pelos técnicos da Secretaria a fim de melhorar o turismo na região.

“O programa de capacitação do Turismo de base comunitária é um dos alicerces do turismo acreano. Nossas equipes vêm capacitando e preparando toda a cadeia de receptivo turístico dessas comunidades. O turismo de base é gerador de renda o ano inteiro para as famílias que ali vivem. Esse papel de transformação social é muito gratificante!”

Leia Também:  Gráfico montado pela Polícia Federal retrata Michel Temer como o chefe de uma máfia montada para assaltar o Estado

Trilha Chico Mendes

A Reserva Extrativista Chico Mendes é referência no circuito de trilhas, compostas por caminhadas que podem durar até quatro dias na floresta, onde o turista vivencia o cotidiano dos habitantes das matas.

O trajeto percorre seringais e várias partes da reserva, permitindo ao caminhante sentir a floresta densa e preservada em toda sua plenitude, com cheiros e sons da mata e das inúmeras espécies de animais que ali habitam.

Sendo apontada como uma das mais interessantes do mundo para se fazer trekking (caminhadas de longa duração na natureza), pelo blog de turismo escalando. O site levou em consideração quesitos como beleza panorâmica e a distância percorrida, apontando trilhas conhecidas mundialmente, como a de Córsega, na Itália, Rota Laugavegurinn, na Islândia, e Travessia do Himalaia, no Nepal, entre outras.

A Trilha Chico Mendes está localizada na Reserva Extrativista que leva o mesmo nome, entre os municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri.

Assessoria – Agência / Secom

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Leia Também:  Governo promove mais 274 policiais militares e bombeiros

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA