RIO BRANCO

Tudo sobre Política

Evandro Saraiva confia subir ao pódio em meia maratona no AM

Com conquistas expressivas no atletismo, atleta do AC visa as primeiras posições na Meia Maratona

Publicados

Tudo sobre Política

Com conquistas expressivas no atletismo, atleta do AC visa as primeiras posições na Meia Maratona Internacional do Amazonas. Prova tem percurso de 21km, em Manaus

O atleta acreano Evandro Saraiva vai disputar a Meia Maratona Internacional do Amazonas, neste sábado (4), em Manaus, e espera subir ao pódio da competição, após conquistar grandes resultados, na temporada 2015. Referência no atletismo no estado, ele venceu as duas únicas corridas de rua realizadas no Acre no ano. Buscando disputas em percursos mais longos e com atletas de alto rendimento, há 40 dias se prepara para competir na prova, que tem percurso de 21km.

– Me preparo desde o início do ano, mas quando viso uma competição com esse porte, o treinamento tem que ser diferenciado e foi o que o treinador fez. Logo no início da preparação, eram dois períodos, mas na penúltima semana, ele me pediu para treinar só um período para não me desgastar – explica.

A distância do percurso, na capital amazonense, é o dobro da que Evandro Saraiva costuma correr, mas com experiência na modalidade, o maratonista garante que pode chegar ao final com um bom resultado. Ele é tricampeão da meia maratona, em Porto Velho (RO), foi 52º colocado na Meia Maratona Internacional do Rio, com apenas um ano nas corridas, além de ter chegado em 56º lugar na Corrida de São Silvestre 2014.

Leia Também:  Lotação em escolas obedecem a critérios políticos sem conhecimento do Secretário Mauro Sérgio

Com esse desempenho, o atleta percebeu que o estilo de prova preferido é de longas distâncias. Porém, além calor manauara, que costuma ser mais forte do que no Acre, Evandro Saraiva terá como adversários atletas acostumados a competir a nível mundial.

– Só conheço meus oponentes por fotos, mas na competição vou analisar bem e saber, realmente, quem são. Há um competidor do Maranhão, que acaba de ganhar a meia-maratona do estado. Eu pedi a Deus que me dê o primeiro lugar no pódio e tenho fé que vou conseguir, mas basta um lugar entre os primeiros e ficarei feliz – confia.

evandro

Por GloboEsporte.com

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo sobre Política

Jenilson Leite cobra retorno do Auxílio Covid e antecipação da Etapa Alimentação aos servidores da Saúde

Publicados

em

O Acre registrou somente esta semana, entre segunda-feira (17) e quinta (20), 1.679 novos casos de Covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde. Além destes dados oficiais do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, disse que nesta quinta, o drive-thru montado na Arena da Floresta positivou 724 casos, apenas na Capital.

O deputado estadual e médico infectologista Jenilson Leite (PSB), divulgou um vídeo nesta sexta-feira (20), onde pontua ações que podem ser adotadas pelo Estado para mitigar a situação da população e dos servidores da Saúde diante desta terceira onda do coronavírus.

Entre as ações propostas pelo parlamentar estão o retorno do pagamento do Auxílio Covid, que começou a ser pago aos servidores em julho do ano passado e foi encerrado em dezembro. Ele pede também que o Governo antecipe o pagamento da Etapa Alimentação.

“Com aumento de internações, vamos precisar novamente dos nossos servidores de saúde que estão enfrentando uma terceira onda, e o Governo precisa retomar com o Auxílio Covid, precisa trazer para fevereiro aquela Etapa Alimentação que tínhamos pactuado e que seria para março, e precisa anunciar o reajuste linear para todos os servidores, inclusive os da saúde que mais uma vez se expõem diante da pandemia, e precisa ainda anunciar o concurso público para saúde”, pontua Jenilson.

Leia Também:  Clodoaldo Rodrigues troca o comando da Secretaria de Agricultura de Cruzeiro do Sul, sai Genilson Maia e entra Todo Feio

O parlamentar levanta outra questão: a necessidade de ampliação da vacinação no estado. O Acre continua no topo entre os estados que menos vacinaram contra a covid-19. Segundo dados nacionais, o estado imunizou 47,09% da população com duas doses, ficando atrás apenas de Amapá e Roraima, com 38,73% e 38,64%, respectivamente.

Com este cenário, Jenilson pede que o Governo ajude os municípios a traçar e desenvolver estratégias. “Em tese a responsabilidade direta da vacinação é dos municípios, mas em um momento como esse não podemos deixar isso só na mão das prefeituras. Precisamos criar estratégias para ampliar essa capacidade”, destacou.

O avanço da vacinação é a estratégia fundamental para evitar um colapso na rede pública de saúde e mortes, pois garante que o paciente não desenvolva um quadro grave da doença em que precise de oxigênio e ser internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI).

“Quando estão com duas doses, essas pessoas evoluem de forma tranquila, mas temos aquelas que não tomaram nenhuma ou só tomaram uma dose e estamos vendo elas adoecerem e precisar de internação hospitalar”, alerta.

Leia Também:  5ª Etapa do Acreano de Ciclismo será disputada em Rio Branco, no dia 23

O deputado acredita que estas medidas demonstraram o comprometimento do Governo no enfrentamento de mais uma onda de covid-19 no Acre.

Veja o Vídeo:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA