RIO BRANCO

Tudo sobre Política

Equipe da Secretaria de Educação apresenta planejamento de retorno das aulas ao prefeito César Andrade

Publicados

Tudo sobre Política

O prefeito tomou conhecimento de tudo que vem sendo panejado para o retorno das aulas. Foto: Assecom

Assessoria – As propostas de retomada das aulas foram elaboradas pela equipe da Secretaria de Educação de Porto Walter e apresentadas ao Prefeito César Andrade na manhã desta Quarta-feira, 10.

O plano foi apresentado pelo Secretário Flávio Borges e pelas Coordenadoras de Ensino da Secretaria de Educação. As medidas estão definidas de acordo com o Decreto Nº7.225 de 05/11/2020 do Governo do Acre que dispõe sobre o retorno das aulas.

A Secretaria de Educação já planeja a continuidade do ano letivo de 2020, e o início do ano letivo de 2021, considerando o parecer do Conselho Nacional de Educação nº05/2020, que estabelece a reorganização do calendário escolar levando em consideração a possibilidade do retorno gradual das atividades.

“Não há uma previsão da data de aulas presenciais, estamos trabalhando a discussão desta retomada. É um momento delicado, mas já temos que elaborar o plano que poderá ser implementado ou não. Teremos o acompanhamento do Ministério Público, e do Comitê Estadual de Acompanhamento da Covid, junto ao Conselho de Educação, que deverão decidir se aprovam ou não. A retomada será feita quando os dados de saúde nos mostrarem que podemos iniciar”, explica o Secretário Flávio Borges.

Leia Também:  Transporte coletivo: Ministério Público do Acre participou da formulação de proposta de ajuda emergencial ImprimirE-mail

O Prefeito César Andrade lembra do esforço conjunto que está sendo empreendido para minimizar os impactos da pandemia no município, e da preocupação com a questão pedagógica.

“O nosso esforço é conjunto, Prefeitura e Estado. Os órgãos é que irão decidir se aprovam ou não o Plano da Secretaria de Educação para esse retorno gradual”, esclarece o Prefeito.

Além da definição do modelo híbrido, com a permanência das aulas à distância até o final do ano letivo, da limitação do número de estudantes e de como isso será dividido, Flávio Borges lembra ainda, o escalonamento da entrada e saída dos alunos, a aferição da temperatura em dois momentos distintos do período escolar, a limitação de 50% da capacidade do transporte escolar a desativação dos bebedouros e a obrigatoriedade do uso de máscaras, que devem ser trocadas a cada duas horas.

E veja também no 3 de Julho Notícias:

Veja o Vídeo Abaixo: Vereadora de Brasileia, Neiva Badotti, falou ao plantão 3 de Julho Notícias que esteve na capital Rio Branco, reunida com a coordenação do SAMU para tratar sobre a retirada da ambulâncias da região do Alto Acre que seriam centralizadas apenas em Rio Branco, a parlamentar cita também a situação da epidemia de dengue no município e sobre o aumento do coronavírus. Exercendo seu papel de vereadora, foi na Capital saber da real situação.

Leia Também:  Prefeito Tião Bocalom pagará quase R$ 200 mil à empresa de seu secretário com dinheiro da AMAC

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tudo sobre Política

Jenilson Leite cobra retorno do Auxílio Covid e antecipação da Etapa Alimentação aos servidores da Saúde

Publicados

em

O Acre registrou somente esta semana, entre segunda-feira (17) e quinta (20), 1.679 novos casos de Covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde. Além destes dados oficiais do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, disse que nesta quinta, o drive-thru montado na Arena da Floresta positivou 724 casos, apenas na Capital.

O deputado estadual e médico infectologista Jenilson Leite (PSB), divulgou um vídeo nesta sexta-feira (20), onde pontua ações que podem ser adotadas pelo Estado para mitigar a situação da população e dos servidores da Saúde diante desta terceira onda do coronavírus.

Entre as ações propostas pelo parlamentar estão o retorno do pagamento do Auxílio Covid, que começou a ser pago aos servidores em julho do ano passado e foi encerrado em dezembro. Ele pede também que o Governo antecipe o pagamento da Etapa Alimentação.

“Com aumento de internações, vamos precisar novamente dos nossos servidores de saúde que estão enfrentando uma terceira onda, e o Governo precisa retomar com o Auxílio Covid, precisa trazer para fevereiro aquela Etapa Alimentação que tínhamos pactuado e que seria para março, e precisa anunciar o reajuste linear para todos os servidores, inclusive os da saúde que mais uma vez se expõem diante da pandemia, e precisa ainda anunciar o concurso público para saúde”, pontua Jenilson.

Leia Também:  Prefeitura de Porto Walter emite nota de pesar pelo falecimento da ex-vereadora e secretária de saúde, Maria Zeinar

O parlamentar levanta outra questão: a necessidade de ampliação da vacinação no estado. O Acre continua no topo entre os estados que menos vacinaram contra a covid-19. Segundo dados nacionais, o estado imunizou 47,09% da população com duas doses, ficando atrás apenas de Amapá e Roraima, com 38,73% e 38,64%, respectivamente.

Com este cenário, Jenilson pede que o Governo ajude os municípios a traçar e desenvolver estratégias. “Em tese a responsabilidade direta da vacinação é dos municípios, mas em um momento como esse não podemos deixar isso só na mão das prefeituras. Precisamos criar estratégias para ampliar essa capacidade”, destacou.

O avanço da vacinação é a estratégia fundamental para evitar um colapso na rede pública de saúde e mortes, pois garante que o paciente não desenvolva um quadro grave da doença em que precise de oxigênio e ser internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI).

“Quando estão com duas doses, essas pessoas evoluem de forma tranquila, mas temos aquelas que não tomaram nenhuma ou só tomaram uma dose e estamos vendo elas adoecerem e precisar de internação hospitalar”, alerta.

Leia Também:  Vereador Jakson Ramos lamenta perda de profissionais da saúde e reforça importância do isolamento social

O deputado acredita que estas medidas demonstraram o comprometimento do Governo no enfrentamento de mais uma onda de covid-19 no Acre.

Veja o Vídeo:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA