RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Tudo sobre Política

Em Mâncio Lima a esperança para o fortalecimento econômico vem do homem do campo

Publicados

Tudo sobre Política

A esperança vem do campo, em uma época de incertezas econômicas, em face à pandemia enfrentada pelo novo coronavírus, é em Mâncio Lima que a agricultura familiar, em especial o cultivo do café, dá sinais de um futuro promissor e diversificação econômica. Além do cultivo diferenciado e consorciado, a prefeitura está incentivando o cultivo da pimenta do reino, coco e frutas cítricas.

“A pimenta do reino tem saída, exige esforço e cuidado, mas é uma cultura que vale a pena, já colhi mais de 30 quilos e a esperança é dobrar essa produção, o preço é bom e dá sim para tirar uma boa renda para a família, sou muito grato ao apoio que tenho recebido da prefeitura,”, destacou Regiano Barros, produtor rural.

Foi a partir de uma viagem de intercâmbio exitosa que vieram as primeiras mudas, a ideia inicial era apenas conhecer um dos maiores polos produtores de café da região Norte, o Estado Rondônia. A empolgação, a perspectiva de um mercado promissor e a possibilidade de trazer para o homem do campo uma cultura agrícola há tempos adormecida foi fundamental para o início do cultivo deste produto em Mâncio Lima.

“Mâncio Lima já conhecia, já sabíamos como plantar e cultivar o café, nossos pais e os nossos antepassados cultivavam o café no fundo do quintal para suprir as necessidades da família. O que nós fizemos foi criar oportunidade para que o produtor rural pudesse plantar em larga escala e diversificar a economia com a melhora da renda familiar. Foi uma decisão muito acertada porque hoje já vemos os frutos de um sonho ser colhido”, disse Jonas Lima Deputado Estadual (PT).

Não é raro encontrar nos fundo dos quintais de Mâncio Lima plantações de café e pimenta do reino, a quantidade era suficiente para suprir as necessidades da família. Foi a partir desta tradição, aliada ao valor de mercado e a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros que a atual gestão resolveu implantar dentro da produção familiar o cultivo do café, Café Clonal Arábica e o Conilon.

“Primeiramente eu agradeço a Deus por ter nos iluminado a reavivar uma cultura tão importante e que fez parte da história agrícola de nossa cidade. É um privilégio poder estar acompanhando as primeiras colheitas do café em Mâncio Lima. Foi um sonho sonhado junto, junto com o produtor rural, com o Deputado Estadual Jonas Lima e com o Sibá Machado, na época Deputado Federal. Os custos para iniciar o cultivo do café é um pouco alto, mas os resultados e o tempo de vida de cada pé de café compensa todo o dinheiro empreendido. A saca de café é vendida a R$ 300, é uma modalidade econômica que está nas maiores bolsas de valores do mundo, um pé de café produz por 20 anos, o agricultor precisa apenas irrigar, fazer a poda correta e manter limpo, é uma alternativa que está dando certo e tenho certeza que vai melhorar muito a vida do produtor rural e aquecer a economia de nossa cidade”, destacou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

Leia Também:  Filho de Orleir Cameli afirma que vai processar Daniel Zen por “ataques covardes” contra seu pai

Os primeiros frutos começam a ser colhidos em uma propriedade de 41 hectares localizada no Ramal do Nena na Estrada do Batoque. Ali, há quase dois anos e meio, o produtor rural Edno Guedes, que prefere ser chamado de Dim, plantou 2.200 mudas de café. Animado com a ideia, Dim levou toda a família para trabalhar na propriedade que além café tem o coco, laranja, peixe, tangerina, açaí e abacaxi. O contraste do verde das folhas com as cores vermelhas e amarelas do cafezal impressiona e enche de orgulho o produtor.

“Eu comecei com o apoio da prefeitura desde o transporte das mudas de Acrelândia até minha propriedade, apoio com os insumos e acompanhamento técnico. Depois de anos estou começando a colheita e espero lucrar média de 100 sacas. Vale muito a pena cultivar esse tipo de produto, a roça, a mandioca, você não tem ela todo ano, se arrancar para uma farinhada é preciso plantar tudo de novo. 

O café é diferente porque eu vou ter a plantação por mais de 20 anos, só terei que ter os cuidados necessários. Estou muito feliz porque eu vejo um futuro melhor pra mim e minha família, hoje toda a mão de obra é familiar e além de ajudar na minha casa ainda vou poder ajudar na renda dos meus filhos”, falou Edno Guedes (Dim), produto rural.

A Prefeitura tem apoiado com transporte das mudas, distribuição de adubos, preparação do solo por meio da mecanização agrícola e acompanhamento técnico permanente. Hoje são atendidos com a cultura do café pouco mais de 60 produtores rurais. Para a pimenta do reino, 15 produtores aceitaram trabalhar com ela chega a ser vendido por cerca de R$ 60 o quilo.

“O Município implantou o Programa Municipal de Fortalecimento da Cultura do Café Conilon Clonal há pouco mais de dois anos. Estamos dando todo apoio aos produtores que estão inseridos neste programa. É um programa forte e visto com bons olhos por especialistas da área agrícola. O Prefeito Isaac Lima tem cobrado muito o empenho da equipe da Secretaria para fortalecer cada vez mais essa cultura que tem uma boa aceitação tanto no mercado local como em outros mercados”, finalizou Ezio Júnior, Secretário Municipal de Produção.

Leia Também:  Socorro Neri recebe o apoio de moradores do Belo Jardim

O transporte de outros municípios e até mesmo de outros estados é caro e demorado, a falta de orientação técnica pode gerar sérios prejuízos para o pequeno agricultor e, é preciso que o acesso às mudas para o produtor rural seja facilitado. Foi pensado neste mercado e na procura por uma alternativa mais rentável para o homem do campo que o agrônomo e precursor do Programa de Fortalecimento da Cultura do Café, Francisco Romoaldo, criou um viveiro de mudas de café.

“A avaliação deste projeto é positiva, foi necessário importar tecnologias para melhoramento genético e, estamos acertando, as pessoas que acreditaram e aderiram ao projeto já estão na primeira colheita. Para o próximo ano teremos uma colheita significativa porque se trata de um produto que é uma commodity econômica, um produto de exportação em que o seu preço varia conforme o comportamento do mercado financeiro. Meu filho e eu temos a formação em Engenharia Agronômica, partimos para produção de mudas no viveiro que criamos aqui mesmo.

Oferecemos aos nossos clientes e parceiros as primeiras orientações técnicas a partir da compra das mudas. Temos parceiros importantes como a Prefeitura de Mâncio Lima, a Embrapa, a UFAC por meio do Professor Leonardo e, somos referencia, pois temos um viveiro credenciado e dentro de todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura. Já estamos finalizando o segundo projeto de mudas, somando os dois poemetos nossa capacidade de acondicionamento é de 100 mudas, finalizou Francisco Romoaldo, agrônomo e proprietário do Viveiro Vô Raimundo.

Rico em vitamina B, antioxidantes naturais e sais minerais, como ferro, zinco, potássio e magnésio, o café não se restringe à cafeína, embora seja ela o seu principal e mais comentado componente. Quando consumida em quantidade razoável, esta substância proporciona inúmeros benefícios, entre eles: o estímulo do sistema nervoso, a melhora no humor e na concentração e a ação termogênica, que acelera o metabolismo.

Comprovadamente a segunda bebida mais consumida no mundo (só perde para a água), o café pode apresentar um sabor mais suave ou mais intenso, e isso vai depender majoritariamente do tipo de grão. As bebidas feitas com grãos de Arábica (originários da Etiópia) possuem 50% menos cafeína, mas seu sabor é muito especial, e, por isso, costumam ser indicados para a produção do café gourmet.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo sobre Política

Conselho de Combate à Discriminação LGBT+ do Acre, estará realizando visitas na região do Juruá

Publicados

em

A Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+ da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com o Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT+ do Acre (CECDLGBTAC), estão entre os dias 14 e 19 de abril, realizando visitas institucionais na região do Juruá no Acre, nos município de Cruzeiro do Sul (AC), Rodrigues Alves (AC) e Mâncio Lima (AC).

A iniciativa tem como foco articular e sensibilizarem as gestõe municipais para a criação dos conselhos municipais LGBT+, para a realização da 2ª Conferencia Regional LGBT+ do Juruá que ocorrerá no mês de Junho de 2024, sediada no município de Cruzeiro do Sul (AC), bem como tratarem dos serviços de implementação do Centro de Referência LGBT+ do Acre.

Na ocasião estiveram em reunião com o Prefeito de Cruzeiro do Sul (AC), Zequinha Lima, com as secretarias de Assistência social, Cultura, Equipe do CREAS do município, com a Fundação de Cultura Elias Mansour, promovendo ações necessárias para a implementação das políticas afirmativas aos direitos humanos da população LGBT+ do Acre.

A comitiva promovida pela SEASDH, realizou visitas de articulação e mobilização na gestão do executivo municipal de Mâncio Lima (AC) e Rodrigues Alves (AC), para que gestores e profissionais desses municípios entendam a importância de estarem construindo ações afirmativas para o segmento LGBT+ dos seus territórios e da região do Juruá, bem como a participação deles na Conferência Regional LGBT+ do Juruá.

Leia Também:  Filho de Orleir Cameli afirma que vai processar Daniel Zen por “ataques covardes” contra seu pai

“O que depender do município de Cruzeiro do Sul, vamos auxiliar para que possamos estar ajudando a realização da Conferência LGBT+ do Juruá e dar encaminhamento as politicas afirmativas de enfrentamento a qualquer discriminação, voltada a população LGBT+ de nosso município,” declarou o prefeito de Cruzeiro do Sul Zequinha Lima.

A prefeita em exercício do município de Mâncio Lima, Ângela Valente, também reafirmou a importância dos encontros.

“Muito importante a vinda da comitiva em nosso município, todos precisamos aprender sobre como podemos auxiliar para criarmos uma cultura de paz, respeito e dignidade para todas as pessoas, sem haver qualquer discriminação,” declarou Ângela Valente.

O Presidente do Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+ do Acre, falou sobre a importância das parcerias.

“É muito importante a parceria que a SEASDH, através da Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+, da Diretoria de Direitos Humanos, está oportunizando para que o Conselho possa estar indo aos municípios do Acre, articulando ações e se colocando a disposição para que possamos construir juntos as politicas afirmativas de direitos humanos em favor da população LGBT+ do Acre”.

Leia Também:  Perpétua defende que Revalida aconteça duas vezes por ano e se posiciona contra cortes na UFAC

Germano Marino, chefe da Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+, da SEASDH, falou sobre o trabalho desenvolvido.

“ Desde que assumi a chefia dessa divisão, recebi a missão da Diretoria de Direitos Humanos da SEASDH, para que tivéssemos uma parceria com todos os movimentos LGBT+, do controle social, para que pudéssemos atuar em conjunto e buscar as melhores oportunidades para as politicas afirmativas de valorização dos direitos humanos da população LGBT+ do Acre. Estamos nos mobilizando e atuando em conjunto com outros movimentos e principalmente com o Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+, para que possamos chegar com as ações, as capacitações, os letramentos, o incentivo ao esporte, a cultura, a empregabilidade, renda, saúde, dignidade, para todos os LGBT+ dos 22 municípios acreanos. E isso só e possível, porque temos um governador preocupado não apenas com obras, mas com o desenvolvimento humano das pessoas do nosso Estado”.

A comitiva segue nesse mês de maio até junho em visitas a outras regiões do Estado, na articulação e promoção dos direitos humanos da população LGBT+ do Acre, buscando garantir a participação das gestões municipais, militância LGBT+, dentre outros movimentos e agentes públicos, na realização das Conferências Regionais e articulação de serviços de atendimento aos LGBT+ acreanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA