Tudo sobre Política

Em Cruzeiro do Sul, governo articula com pequenos produtores o plantio de 60 hectares de mandioca

Publicados

Tudo sobre Política

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), se reuniu esta semana com representantes de 20 famílias do Projeto de Assentamento Santa Luzia, no Ramal da Preguiça, em Cruzeiro do Sul, para planejar o plantio de 60 hectares de mandioca que vão ajudar a viabilizar uma agroindústria de farinha recém-instalada na região.

O produtor rural José do Nascimento Araujo, o Lira, morador do ramal, foi um dos beneficiados pelo Estado na distribuição dos kits de agroindústria de farinha, fazendo parte do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser). Em 2019, ele recebeu todos os equipamentos que já seguem instalados em sua propriedade.

O kit de agroindústria de farinha é capaz de fazer em apenas oito horas a produção de três dias de uma casa da farinha padrão, elevando a qualidade. Com o Programa, Lira viu sua produção sair de 8 sacas por dia para 13. Aos 45 anos, trabalhando com agricultura desde os 13 e envolvendo hoje cinco dos sete filhos na produção de farinha, ele conta como o kit tem mudado sua vida e espera poder envolver muito mais famílias na produção.

Leia Também:  Após segundo bronze, Rafael Silva avisa: espera enfrentar Teddy Riner em Tóquio-2020

“Tem sido um resultado muito bom. Quando eu recebi esse material, nem eu acreditava que ia fazer uma farinha boa, de qualidade,mas tem sido excelente. É um projeto muito bom do governo que tem que olhar pro pequeno agricultor. Agora estamos buscando soluções para aumentar a plantação, porque vamos precisar de mais. Eu tenho só seis hectares aqui. É pouco”, conta o produtor.

O secretário de Produção e Agronegócio, Edivan Azevedo, reforça que projetos como esse vão em direção ao principal objetivo do governador Gladson Cameli, de desenvolver o Acre junto ao agronegócio.

“Mesmo em tempos de pandemia, o governo do Estado não tem parado. Seguimos com projetos de inclusão, soluções para as dificuldades de nossos produtores e apoiando o escoamento segundo as determinações do governador Gladson Cameli. E apoiar projetos como esses, que valorizam os pequenos produtores, é um dos nossos principais destaques”, destaca o secretário.

O aumento da produção de mandioca na região conta ainda com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Leia Também:  Deputado Gehlen Diniz denuncia falta de internet em Sena Madureira

A coordenadora do escritório da Sepa em Cruzeiro do Sul, Maria Gleiciane, reforça: “Esse é um projeto Público-Privado-Comunitário (PPC). Público porque é o governo que seleciona e doa o kit da agroindústria, mas que possui uma contrapartida do produtor e que envolve ainda toda a redondeza dessa produção, porque a necessidade de insumos é importante para a demanda. Todos saem ganhando”.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo sobre Política

Jesus Sérgio aprova requerimento para ministro de Minas e Energia esclarecer os aumentos dos combustíveis

Publicados

em

A Comissão de Minas e Energia aprovou nesta quarta-feira (18), o requerimento de autoria do deputado Jesus Sérgio (PDT), que solicita uma audiência pública com a presença do novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, para prestar esclarecimentos sobre a política de preço da Petrobras que resulta do aumento da gasolina e no gás de cozinha.

Além disso, o requerimento do parlamentar também insere na discussão a construção de gasoduto e os programas Mais Luz para a Amazônia e Luz para Todos.

“Precisamos saber o que o Ministério de Minas e Energia pode fazer para impedir esses sucessivos aumentos no preço da gasolina e do gás de cozinha. A população anda pagando um preço muito alto nos combustíveis, por isso, precisamos de uma posição mais eficaz do governo”, afirmou Jesus Sérgio.

O presidente da Comissão, deputado Fábio Schiochet, afirmou que em breve o ministro Adolfo Sachsida, estará na Câmara para se reunir com os parlamentares.

Veja o Vídeo:

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo promove novas obras do Ruas do Povo no Jorge Lavocat
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA