RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Tudo sobre Política

Deputado Tanízio Sá destina mais de 1,4 milhão em emendas para o município de Manoel Urbano

Publicados

Tudo sobre Política

O deputado estadual Tanízio Sá (MDB) já destinou mais de 7 milhões de reais em emendas parlamentares para os municípios do Acre. Manoel Urbano, onde foi prefeito por dois mandatos, é o município mais contemplado, com 1,4 milhão aplicados em áreas como infraestrutura, agricultura, cultura, esporte e assistência social.

Entre os repasses feitos ao município estão 50 mil reais para o esporte (40 mil para o futsal e 10 mil para o handebol), 190 mil para a compra de bueiros, 100 mil para aquisição de equipamentos agrícolas por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e 300 mil repassados ao DERACRE, para abertura e manutenção de ramais.

A fanfarra do município recebeu 50 mil reais para compra de materiais de custeio. Outros 50 mil foram investidos na compra de ração para a Associação dos Cães. Também foram destinados 51 mil para a pavimentação da Rua Abdias Melo, enquanto a Casa do Índio recebeu 100 mil para obras de reforma, com foco na melhoria do acolhimento à população indígena.

Leia Também:  Ex-prefeito de Plácido de Castro é condenado por não pagar débitos de luz e água da Prefeitura

Na agricultura familiar, foram aplicados 200 mil reais na compra de mudas de café. A APAE do município foi contemplada com 30 mil para manutenção de suas atividades, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais com outros 30 mil. O Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC) também recebeu 100 mil reais.

Segundo Tanízio Sá, cada repasse atende a demandas reais da população. “Essas emendas foram construídas com base no diálogo com moradores, associações e lideranças locais. É um trabalho direto, voltado para quem precisa de ações práticas e não de promessas vazias”, declarou o parlamentar.

Santa Rosa do Purus aparece como o segundo município mais beneficiado, com 1,2 milhão em emendas. Desse total, 500 mil reais estão sendo aplicados no Estudo de Impacto Ambiental necessário para o início da obra da estrada que ligará o município à BR-364, um sonho antigo de uma população isolada pela falta de acesso terrestre.

Além desses dois municípios, também receberam emendas os municípios de Sena Madureira, Rio Branco, Bujari, Jordão, Tarauacá, Assis Brasil, Brasiléia, Porto Acre, Plácido de Castro, Capixaba e outros municípios. Tanízio destacou que novas indicações estão previstas para este ano, com foco na zona rural, na saúde e no fortalecimento da produção nos municípios do interior.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tudo sobre Política

Vereador André Kamai cobra gestão humanitária e crítica política de exclusão das pessoas em situação de rua

Publicados

em

Vereador de Rio Branco, André Camai – Fotos: Paulo Murilo

O vereador André Kamai (PT) fez um contundente pronunciamento na Câmara Municipal de Rio Branco sobre a crise da política de assistência social no município. Em pauta, a polêmica transferência do Centro Pop — unidade que presta atendimento a pessoas em situação de rua — para a região da Baixada, proposta que tem gerado insegurança nos moradores da área e não resolve, segundo o parlamentar, a raiz do problema.

“Está grave o que está acontecendo no centro da cidade de Rio Branco, mas está muito longe de esse ser um problema das pessoas em situação de rua”, declarou Kamai em tribuna. Para ele, a crise atual é fruto direto do desmonte das políticas públicas de assistência e de um modelo de gestão que prefere esconder a pobreza a enfrentá-la com seriedade.

O vereador também criticou o deslocamento do debate para interesses econômicos ou políticos, sem o devido olhar humanitário. “Nós vamos errar se tentarmos discutir a política para a população de rua a partir dos interesses de qualquer outro setor. Precisamos olhar para essas pessoas como cidadãos, não como obstáculos.”

Leia Também:  Representando o Nordeste, Robinson Faria defende um sistema nacional de segurança

Kamai ainda questionou a ausência de políticas estruturantes para o comércio e a economia local: “Os comerciantes estão falindo porque não há política de desenvolvimento econômico. Enquanto isso, tentam jogar a responsabilidade para cima dos mais vulneráveis.”

Ao reforçar que Rio Branco deveria ter não apenas um, mas vários equipamentos como o Centro Pop, o vereador defendeu a ampliação dos investimentos em moradia, segurança pública e assistência. “Se queremos resolver de fato, precisamos tratar essas questões com verdade, com empatia e com compromisso. Precisamos de mais política pública e menos criminalização.”

O pronunciamento foi registrado em vídeo e está disponível nas redes sociais do parlamentar. Kamai reafirma seu compromisso com a luta por políticas públicas que respeitem a dignidade de todas as pessoas e propõe uma audiência pública para discutir o tema com moradores, especialistas, gestores e a sociedade civil organizada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA