RIO BRANCO

Tudo sobre Política

Das 22 prefeitura do Acre, Brasileia (administrada por Nandinha) tem dificuldades para pagar as próprias contas e IFGF considera “gestão crítica”

Publicados

Tudo sobre Política

O IFGF é divulgado desde 2012 e avalia todas as prefeituras do Brasil. O estudo é composto por quatro índices – Foto: Reprodução / Arte Alemão Monteiro

Quase 80% das prefeituras do Acre apresentam situação fiscal difícil ou crítica, ou seja, têm dificuldade – ou sequer conseguem – pagar suas contas com o que arrecadam do contribuinte.

Segundo levantamento do portal G1, a capital Rio Branco apresentou o quinto melhor índice de gestão fiscal entre as capitais brasileiras avaliadas em 2020. O resultado é do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), que analisou dados de mais de 5.200 municípios brasileiros. As cidades de Bujari e Sena Madureira não apresentaram dados para o ano de 2020. 

O estudo analisou 20 dos 22 municípios do estado do Acre que informaram seus dados fiscais à Secretaria de Tesouro Nacional.

Conforme os dados, oito prefeituras acreanas estão com índice abaixo de 0,4 e são consideradas como ‘gestões críticas’. Outras nove estão com índice entre 0,4 e 0,6, sendo consideradas como ‘gestões em dificuldade’ e duas tiveram ‘boa gestão’ com nota entre 0,6 e 0,8.

Somente Rio Branco teve resultado maior que 0,8 e foi considerada com ‘gestão de excelência’. 

Os dados

O IFGF é divulgado desde 2012 e avalia todas as prefeituras do Brasil. O estudo é composto por quatro índices: autonomia (capacidade de financiar a estrutura administrativa), gasto com pessoal (custos com quadro funcional), liquidez (o que sobra depois de pagar as despesas) e investimentos (bem-estar da população). Ele varia de 0 a 1. Quanto mais perto de 1, melhor a gestão fiscal.

Os dados brutos foram retirados da Secretaria do Tesouro Nacional e são fornecidos pelas próprias prefeituras anualmente até abril do ano seguinte. O IFGF deste ano faz referência a 2020 e a análise foi concluída em agosto.

Gestões fiscais por índice

Autonomia

Dezesseis cidades do Acre zeraram o indicador de Autonomia, que verifica se as receitas oriundas da atividade econômica do município suprem os custos da Câmara de Vereadores e da estrutura administrativa da Prefeitura. Esse indicador teve o pior desempenho entre os quatro analisados no IFGF.

Outras duas tiveram nota muito abaixo de 0,4 nesse mesmo indicador, somente uma apresentou índice pouco acima de 0,4. Isso significa que mais de 90% das prefeituras acreanas apresentaram situação crítica ou difícil.

Gasto com pessoal

Quase 70% das cidades acreanas registraram situação fiscal difícil ou crítica com relação ao indicador de Gastos com Pessoal – que representa quanto os municípios gastam com o pagamento de pessoal em relação à Receita Corrente Líquida (RCL). Somente duas cidades tiveram índice considerado como excelente.

Liquidez

Já o indicador de Liquidez verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no exercício seguinte.

Nesse índice, 11 prefeituras acreanas foram consideradas com níveis de dificuldade ou boa gestão. Seis cidades do Acre registraram situação de excelência.

A distribuição de recursos públicos para os municípios por conta da pandemia foi um dos fatores que contribuíram para esse resultado. No entanto, apesar do cenário mais positivo devido ao contexto atípico, três prefeituras estão em situação crítica – terminaram o ano de 2020 sem recursos em caixa para cobrir as despesas postergadas para este ano.

Investimento

Com relação ao indicador de Investimentos, que mede a parcela da receita total destinada aos investimentos, nove municípios foram classificados com gestão boa ou excelente e 11 são considerados críticos ou com dificuldades.

Veja o índice de cada cidade do Acre abaixo:

Resultados do IFGF no Acre em 2020

Municípios Índice

Acrelândia – 0,5701

Assis Brasil – 0,1476

Brasiléia – 0,3477

Bujari – nd

Capixaba – 0,1799

Cruzeiro do Sul – 0,4796

Epitaciolândia – 0,5885

Feijó – 0,4571

Jordão – 0,2858

Mâncio Lima – 0,5053

Manoel Urbano – 0,7517

Marechal Thaumaturgo – 0,6152

Plácido de Castro – 0,1885

Porto Walter – 0,4375

Rio Branco – 0,8336

Rodrigues Alves – 0,4042

Santa Rosa do Purus – 0,3773

Senador Guiomard – 0,2478

Sena Madureira – nd

Tarauacá – 0,5450

Xapuri – 0,4512

Porto Acre – 0,3925

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Vereadora Neiva Badotti – “Não me manda recado, mais! Este tipo de recado é de quem deve, é de quem está com medo, eu vou continuar fiscalizando, denunciando doa a q

Leia Também:  Reclamação: Buraco na travessa do mercado causa trastorno à população Cruzeirense
uem doer. Eu tenho certeza que essas denuncias não vão passar despercebidas, eu confio plenamente no Poder Judiciário na Policia Federal que não vão usar dois pesos e duas medidas para ninguém. Ninguém está acima da Lei, nem a senhora prefeita, nem o Governo do Estado e nem o presidente da República interfere na PF, não me mande mais recado!!”, concluiu a parlamentar.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tudo sobre Política

Vereadora Neiva pede investigação do MP sobre suposta troca de favores entre os Poderes Executivo e Legislativo

Publicados

em

Vereadora Neiva Badotti de Brasileia – Foto: Alemão Monteiro / 3 de Julho Notícias

Na manhã desta quarta-feira (07), parte dos vereadores do município de Brasileia foram surpreendidos por uma informação inesperada por parte da vereadora Neiva Badotti (PSB) a cerca de indícios de corrupção que estaria havendo entre os Poderes Executivo e Legislativo.

A princípio, a parlamentar apresentou um ofício para que fosse enviado para a Polícia Federal pedindo uma investigação para saber se está havendo troca de favores entre a prefeita e parte dos vereadores do município, mas como previsto boa parte foram contra.

Diante do resultado da votação, a vereadora informou que independente da vontade dos demais parlamentares a investigação irá acontecer pois a mesma já fez uma denúncia no Ministério Público mostrando as evidências que existem e agora é só aguardar.

Mas o que chamou a atenção foi o comportamento dos parlamentares diante da informação passada pela vereadora Neiva sobre a investigação onde se sentiram ofendidos por estarem sendo acusados de corrupção e pediram que fosse criado um conselho de ética para analisar a conduta da vereadora.

Não deu para entender tamanho alvoroço entre os vereador Elenilson Cruz (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Leonir (PP), Marquinhos (PMDB) e Marinete (PT), pois o que está sendo tratado é uma investigação por meio de indícios que vai dizer se há ou não corrupção entre os Poderes e quem não deve não teme, deixa as investigações acontecer para saber o que de fato há por trás da relação dos poderes.

Veja o Vídeo:

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Vereador diz que o prefeito Kiefer Cavalcante paga mais de 5 mil para dono de empresa que faz faculdade em Rio Branco – Vereador Ronaldo Reis de Feijó, gravou um vídeo onde fez graves denúncias contra a atual gestão do prefeito Kiefer Cavalcante a quem acusa de perseguição política e possível pagamentos irregulares em sua gestão. De acordo com o vereador, o prefeito demitiu a sua esposa só aconteceu depois que trouxe a tona um pagamento supostas irregularidades o que confirma a perseguição política que vem sofrendo por parte do gestor.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA