Tudo sobre Política
Barreira de fiscalização do Instituto Chico Mendes na APA do Tapajós reduz alertas de desmatamento em 41%
Tudo sobre Política
Estrutura permanente instalada em dezembro do ano passado na rodovia Transgarimpeira permite fiscalização constante
Uma barreira de fiscalização ambiental instalada em Itaituba (PA) junto à rodovia Transgarimpeira pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tem mostrado efetividade na redução do desmatamento na região da Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós, que está inserida no chamado “Arco do Desmatamento”. Desde que foi instalada (dezembro de 2024) até 31 de março deste ano, o número de alertas no entorno da Unidade de Conservação reduziu de 2.133 para 1.272, uma redução de 41%. Em área desmatada, na mesma comparação, o percentual de redução fica maior, 76%: de 67,08 km² para 16,26 km². Os dados são do Programa Brasil Mais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
As ações executadas a partir da barreira de fiscalização também impuseram prejuízos significativos aos ilícitos ambientais. No período de dezembro de 2024 até 31 de março, foram lavrados R$7,9 milhões em autos de infração; apreendidos R$56 milhões em bens; e embargadas 3.800 hectares de área.
A barreira é mantida com a presença permanente de fiscais com apoio de outras forças de segurança, que monitoram as atividades locais, permitindo maior celeridade para coibir os crimes ambientais. De acordo com o coordenador de proteção da Coordenação Territorial do ICMBio em Itaituba (PA), Lincoln Michalski, a presença institucional é fundamental para coibir crimes ambientais. “Estar no território, mantendo uma base local e realizando operações constantemente acarretou a redução significativa de alertas de desmatamento”, explica.
Operação aérea
A fiscalização ambiental do Instituto Chico Mendes com o apoio da Força Nacional no eixo da Transgarimpeira contou nos dias 6 e 7 de abril com o apoio de duas aeronaves para atingir mais rápido os alvos de garimpo ilegal praticados na APA do Tapajós. A ação desmobilizou três pontos específicos, inutilizando três tratores do tipo pá-carregadeira, quatro motores, além dos acampamentos dos infratores.

Tudo sobre Política
Vereador André Kamai cobra gestão humanitária e crítica política de exclusão das pessoas em situação de rua
Vereador de Rio Branco, André Camai – Fotos: Paulo Murilo
O vereador André Kamai (PT) fez um contundente pronunciamento na Câmara Municipal de Rio Branco sobre a crise da política de assistência social no município. Em pauta, a polêmica transferência do Centro Pop — unidade que presta atendimento a pessoas em situação de rua — para a região da Baixada, proposta que tem gerado insegurança nos moradores da área e não resolve, segundo o parlamentar, a raiz do problema.
“Está grave o que está acontecendo no centro da cidade de Rio Branco, mas está muito longe de esse ser um problema das pessoas em situação de rua”, declarou Kamai em tribuna. Para ele, a crise atual é fruto direto do desmonte das políticas públicas de assistência e de um modelo de gestão que prefere esconder a pobreza a enfrentá-la com seriedade.
O vereador também criticou o deslocamento do debate para interesses econômicos ou políticos, sem o devido olhar humanitário. “Nós vamos errar se tentarmos discutir a política para a população de rua a partir dos interesses de qualquer outro setor. Precisamos olhar para essas pessoas como cidadãos, não como obstáculos.”
Kamai ainda questionou a ausência de políticas estruturantes para o comércio e a economia local: “Os comerciantes estão falindo porque não há política de desenvolvimento econômico. Enquanto isso, tentam jogar a responsabilidade para cima dos mais vulneráveis.”
Ao reforçar que Rio Branco deveria ter não apenas um, mas vários equipamentos como o Centro Pop, o vereador defendeu a ampliação dos investimentos em moradia, segurança pública e assistência. “Se queremos resolver de fato, precisamos tratar essas questões com verdade, com empatia e com compromisso. Precisamos de mais política pública e menos criminalização.”
O pronunciamento foi registrado em vídeo e está disponível nas redes sociais do parlamentar. Kamai reafirma seu compromisso com a luta por políticas públicas que respeitem a dignidade de todas as pessoas e propõe uma audiência pública para discutir o tema com moradores, especialistas, gestores e a sociedade civil organizada.
-
Política Destaque3 dias atrás
Governo do presidente Lula assume a obra do anel viário de Brasileia, paralisada após a Operação contra o governo de Gladson Cameli
-
Tudo sobre Política5 dias atrás
Ex-prefeito boliviano preso no Acre passa por audiência de custódia e caso é encaminhado ao STF
-
Política4 dias atrás
Conheça os cinco deputados bolsonarista do Acre que assinaram o pedido de urgência para o projeto de lei de anistia ao 8 de Janeiro
-
Política4 dias atrás
Com a saúde de Mâncio Lima de mal à pior, prefeito Zé Luiz participa de inauguração de um Centro de diagnóstico em Porto Walter