Tudo sobre Política

Assis Brasil e Iñapari: Acre e Peru selam acordo para o desenvolvimento das áreas de fronteira

O propósito visa consolidar a integração do Acre e da Região de Madre de Dios, para facilitar os trabalhos que se desenvolverão em benefício das populações.

Publicados

Tudo sobre Política

O propósito visa consolidar a integração do Acre e da Região de Madre de Dios, para facilitar os trabalhos que se desenvolverão em benefício das populações.

 Por Ana Paula Pojo 

Acre e Peru assinaram protocolo de intenções 1

Acre e Peru assinaram protocolo de intenções que visa o desenvolvimento das áreas fronteiriças (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A ponte internacional de integração Brasil-Peru, que divide as cidades de Assis Brasil e Iñapari, foi palco de um momento histórico para os governos do Acre e da região de Madre de Dios (Peru). Nesta terça-feira, 4, o governador Tião Viana, juntamente com o embaixador do Peru no Brasil, Vicente Rojas, a gerente regional de Madre de Dios, Flor Cano, e o prefeito de Iñapari, Alfonso Cardoso, o “Zizinho”, assinaram o protocolo de intenções que visa ao desenvolvimento da área fronteiriça.

“Este é um momento histórico de união e de prosperidade para os povos que residem às margens das nossas fronteiras. São relações como essas que unem os povos do Peru e do Brasil e representam melhores oportunidades econômicas. Aqui compartilhamos benefícios para ambos os países na integração, transporte e exportação”, afirmou Tião Viana.

Leia Também:  Vídeo: Prefeita Socorro Neri determina que postura adotada pela fiscalização de feirantes seja apurada

Acre e Peru assinaram protocolo de intenções

O embaixador Rojas, que cumpriu agenda em Rio Branco na segunda-feira, 3, destacou que a assinatura do acordo possui extrema relevância. “Somos países vizinhos, irmãos, com uma fronteira muito extensa, com 2,8 mil quilômetros. De um lado, temos o Atlântico e do outro o Pacífico. Temos que trabalhar para atender nossas populações, sobretudo as que estão nessa área. Aqui selamos nossos interesses de firmar acordos que consolidam mais integração”, destacou.

O Acre já estabelece diversas relações, especialmente comerciais, com o Peru, como é o caso da exportação de peixe, carne suína e, mais recentemente, o milho. Parcerias na área de gastronomia também se fortalecem cada vez mais. A localização estratégica abre porta para a comercialização na América andina, que reúne mais de 132 mil habitantes, um mercado consumidor superior ao de São Paulo.

Acre e Peru assinaram protocolo de intenções 3

Dinâmica política e de vinculação

“Estamos unidos por uma fronteira e aqui propomos trabalhar em diversos aspectos voltados para o desenvolvimento, segurança, turismo, cultura e educação. O protocolo assinado hoje consolida essa parceria”, afirma a representante do governador regional de Madre de Dios, Flor Cano.

Leia Também:  Franceses veem Brasil refém de lobista, traidores e corrptos

O acordo prevê, ainda, reuniões pelo menos uma vez ao ano, com a finalidade de estruturar programas de ação para avançar na solução de desafios.

Acre e Peru assinaram protocolo de intenções 4

Na Câmara de Assis Brasil

Após o ato na ponte de integração, Tião Viana seguiu para a Câmara Municipal de Assis Brasil, onde se reuniu com vereadores locais e o prefeito Zum. Na ocasião, Tião agradeceu o trabalho dos vereadores em prol do município e reafirmou o compromisso do governo com a infraestrutura de ramais, produção rural e ações que visam o avanço das políticas de desenvolvimento.

“Este é um encontro de união e oportunidades. Aqui há compreensão e solidariedade com as nossas causas de fronteira, avançando com diálogo e união”, destacou.

Acre e Peru assinaram protocolo de intenções 5

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo sobre Política

Na Expoacre, Sergio Petecão se reúne com empresários, concede entrevistas e recebe apoio da população

Publicados

em

O candidato a governador do Acre pela coligação “Com a Força do Povo”, Sérgio Petecão (PSD), esteve na noite desta sexta-feira (5) no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, visitando a edição da Expoacre deste ano. Acompanhado do candidato a vice-governador Tota Filho (PSD), Petecão se encontrou com autoridades, conversou com empresários, e recebeu cumprimentos da população presente ao evento.

O primeiro compromisso do candidato no local foi um encontro com a diretoria da Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio-AC) para apresentar a proposta de plano de governo e discutir com a entidade a atual situação social e econômica do Acre. Uma das principais demandas que o futuro governo do Acre terá que atender é o estímulo ao desenvolvimento econômico e bem estar social, já que pelo menos 43% da população do estado vive em estado de pobreza ou abaixo dessa linha.

“Eu tenho dito que o Acre não pode mais errar, nós temos que encontrar formas de gerar trabalho e renda para a população desse estado. Todos os dias eu me deparo com pessoas me pedindo emprego, outras indo embora do estado, alguns levando a família, porque aqui ninguém encontra oportunidade, nós temos que nos unir para reverter essa situação, e nós temos o compromisso de trabalhar muito para melhorar a vida das pessoas”, enfatiza Petecão.

Leia Também:  Franceses veem Brasil refém de lobista, traidores e corrptos

Durante o encontro com o presidente da Fecomércio, o empresário Leandro Domingues, Petecão e Tota Filho entregaram a ele uma cópia da proposta de plano de governo. “Você pode ter certeza que qualquer um que assumir esse governo e quiser fazer parceria com as nossas instituições, as nossas ações poderão se alargar muito mais, porque o nosso objetivo é sempre o mesmo. Nós trabalhamos sempre para criar melhores condições de vida para o nosso povo”, garantiu Domingues.

A Federação do Comércio do estado do Acre é uma entidade ligada ao Sistema S, e desenvolve inúmeras ações sociais na área de saúde e educação, muitas delas oferecidas pelo Sesc, instituição ligada a Fecomércio e mantida pela contribuição de trabalhadores do comércio e do setor de serviços do Acre.

Após a reunião com a diretoria da Fecomércio, Petecão e Tota Filho concederam entrevistas aos veículos de comunicação que fazem a cobertura da Expoacre. Um dos stands visitados foi o do site de notícias Contilnet, onde os candidatos participaram de uma transmissão ao vivo e puderam falar sobre a candidatura e as propostas de governo.

Leia Também:  Rio Branco quebra jejum, vence Atlético-AC e é líder isolado.

“Penso que este espaço do Parque de Exposições pode ser melhor aproveitado durante o ano inteiro, e nossa proposta é fazer isso em nosso governo, criar eventos aqui e oferecer atividades que possam movimentar mais a nossa economia”, defendeu o candidato Tota Filho ao fazer uma avaliação do evento.

Depois de atender a imprensa, Petecão e Tota Filho caminharam por todo o Parque de Exposições, onde conversaram com empresários, microempreendedores e o povo em geral. Durante a caminhada, por diversas vezes, os candidatos foram abordados por populares, que manifestaram apoio à chapa e fizeram questão de posar para fotos com os dois candidatos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA